sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PROSPECT - FALABELLA - C&C - TUMELERO

- Conglomerado chileno que possui vários negócios de varejo, como as lojas de material de construção Sodimac e as redes de supermercados Tottus e San Francisco.
- O grupo já está presente na Argentina, Peru e Colômbia e agora vem pro Brasil.
- No Chile, a Falabella detém 22% do varejo de material de construção e é líder neste mercado.
- Entre os empresários brasileiros, são grandes as chances de que Cencosud e Sodimac entrem no mercado de material de construção, o que aceleraria o processo de concentração no país.
- A Falabella é um competidor bastante agressivo - "expulsou" a gigante americana Home Depot, que havia entrado no Chile em 1998.
- A C&C é a rede que foi formada pelo banqueiro Aloysio Faria no fim dos anos 90 a partir da aquisição de três redes, Madeirense, Castorama e Uemura.
- Hoje, a C&C possui 39 lojas e assumiu a liderança do setor, desbancando os grupos franceses Leroy Merlin e Telhanorte (Saint-Gobain).
- O maior desafio para os homecenters, contudo, é o mercado de baixa renda, que é praticamente atendido por lojas pequenas, de bairro. Grandes varejistas estão de olho neste segmento e começam a testar novos modelos de loja.
- Jorge Gonçalvez, diretor geral da C&C.
- A rede gaúcha Tumelero, acredita que o processo de concentração é inevitável. Mas a varejista, que possui 39 lojas, está acelerando a expansão e prevê inaugurar 10 unidades em 2008.
- A Tumelero traçou como estratégia se consolidar com uma forte rede regional e quer ocupar o mercado antes dos grandes grupos.
- Sergio Bandeira de Mello: diretor operacional da Tumelero.

Nenhum comentário: