quinta-feira, 21 de junho de 2012

Petrobras é a marca mais valiosa da América Latina

A marca mais valiosa da América Latina é brasileira, pública e do ramo de energia. Avaliada em US$ 10,560 milhões, a Petrobras, hoje presidida por Graça Foster, lidera o ranking BrandZ Top 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina, realizado pela primeira vez pela Millward Brown, empresa de pesquisas do grupo WPP que há sete anos já divulga o ranking das marcas mais valiosas do mundo, encabeçada atualmente pela americana Apple, que vale US$ 183 bilhões. A segunda colocada vem do México e pertence ao homem mais rico do mundo, o bilionário Carlos Slim. O nome da empresa é Telcel, operadora de telefonia celular que faz parte do grupo América Móvil e que, segundo a pesquisa, vale US$ 8,449 milhões. As posições seguintes recolocam o Brasil na lista, com dois bancos. No terceiro lugar está o Bradesco, avaliado em US$ 6,690 milhões, seguido do Itaú, com US$ 6,606 milhões. A operadora de telefonia móvel colombiana Comcel aparece em quinto, com valor de US$ 5,513, à frente da varejista chilena Falabella (US$ 5,263 milhões) e da cerveja mexicana Corona (US$ 5,114 milhões). Outra cerveja, só que brasileira, ocupa o oitavo lugar. É a Skol, com valor de US$ 4,698 milhões. O Brasil garantiu também a nova colocação, com o banco estatal Banco do Brasil, cujo valor atingiu a cifra de US$ 4,574 milhões. A décima marca do ranking é outra mexicana, também do grupo de Slim, a operadora de telefonia móvel Claro, que alcançou um valor de US$ 4,336 milhões. O Brasil representa 33% do total de US$ 136 bilhões em valor de marca apurados pelo estudo, o equivalente a um montante de US$ 46 bilhões. O México vem na sequência, com 14% do total, gerado especialmente pelos setores de finanças, telecomunicações e varejo, cenário que se repete também globalmente. Além de Petrobras, Bradesco, Itaú, Skol e Banco do Brasil, as marcas Natura, Brahma, Vale, Sadia e Antarctica complementam a lista das dez principais participantes nacionais, de um total de 38 representantes brasileiras. Rankig das 10 marcas mais valiosas da América Latina: 1. Petrobras / Brasil 2. Telcel / México 3. Bradesco / Brasil 4. Itaú / Brasil 5. Comcel / Colômbia 6. Falabella / Chile 7. Corona / México 8. Skol / Brasil 9. Banco do Brasil 10. Claro / México

Nenhum comentário: