segunda-feira, 18 de junho de 2012

GP de PR de Cannes Lions foi para a JWT San Juan por campanha criada para o Banco Popular de Puerto Rico

O Grand Prix da categoria PR do Festival Internacional de Criatividade de Cannes foi para a JWT San Juan por campanha criada para o Banco Popular de Puerto Rico. É a primeira vez desde o surgimento de Cannes Lions que o país caribenho conquista um Leão. O Brasil ficou de fora da lista de premiados, apesar de ter inscrito 85 peças na categoria, número 46% maior que o registrado em 2011. Na avaliação da Flavio Castro, sócio da FSB e jurado brasileiro de PR Lions, as campanhas do Brasil destacaram os resultados alcançados, enquanto o júri valorizou mais a criatividade e a grande ideia. Os Estados Unidos faturaram três Leões de Ouro, três de Prata e cinco de Bronze, números que garantiram a liderança na categoria. A Austrália também se destacou com três Ouros, uma Prata e seis Bronzes. Apareceram ainda na relação de premiadas Alemanha, Argentina, França, Inglaterra, África do Sul e Líbano. Assim como ocorreu nas edições anteriores, as agências de publicidade figuraram em maior número entre as finalistas, ofuscando as empresas especializadas em relações públicas. “Acredito que agências de RP precisam pensar diferente e planejar de forma mais ampla e criativa as ações de seus clientes”, avaliou Gail Heimann, vice-presidente da Weber Shandwick, empresa especializada em engajamento e ações digitais. Pela primeira vez desde o surgimento de Cannes Lions, Porto Rico conquistou um Leão. A campanha vencedora levou em conta que, no país, 60% da população recebe ajuda financeira do governo. Por isso, viver fora é tão comum que inspirou um grande sucesso musical na região: "No Hago Más Ná" (Não faço mais nada), do grupo El Gran Combo. Como maior instituição financeira de Porto Rico, o desempenho do Banco Popular depende da economia da ilha. Desta forma, para ajudar a impulsioná-lo na direção certa, a JWT San Juan escolheu a mesma banda para reescrever e interpretar a música enaltecendo os benefícios de se permanecer em Porto Rico. A criação do filme garantiu um retorno equivalente a US$ 2,3 milhões em mídia espontânea. O Grand Prix foi para um case de Porto Rico – o primeiro do país na história do festival –, criado pela JWT de San Juan para o Banco Popular. A campanha “A canção mais popular” (The most popular song) se baseou numa música de muito sucesso da mais famosa banda de salsa do mundo, El Gran Combo, que exalta o ócio e o “dolce far niente”. A banda foi convencida a reescrever os versos da canção, de forma que ela passasse a mensagem oposta, de que vale a pena trabalhar e ajudar o país a crescer. Com a música pronta, foi lançada uma grande campanha para fazer dela a mais popular de Porto Rico. A canção não só chegou ao topo das paradas de sucesso locais como atraiu 60 mil pessoas a um show gratuito e fez o índice de reputação da marca do Banco Popular alcançar o nível recorde de 80%. CASE: http://www.jwt.com/themostpopularsong

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