quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PROSPECT - HERMES - SUL AMERICA CAPITALIZAÇÃO

- Um título de capitalização para comprar produtos como geladeira, fogão e televisão. Esta é a fórmula do grupo Hermes, um dos mais antigos do país no ramo de vendas por catálogo ou reembolso, para atrair consumidores sem cartão de crédito e que não têm comprovação de renda e conta bancária.
- Em parceria com a Sul América Capitalização o grupo, tradicionalmente focado nas classes C e D, lançou no mês passado a "compra programada" de eletrodomésticos, eletrônicos e outros bens de uso doméstico.
- O esquema via capitalização só funciona para quem deseja comprar um bem de valor relativamente alto e que, por falta de opção, aceite receber o produto somente após o pagamento das 12 parcelas correspondentes ao seu valor. A única chance de antecipação é o cliente ganhar o bem adquirido em um dos 96 sorteios pela Loteria Federal.
- A Hermes diz que seu foco é "o consumidor que precisa de prazo para pagamento" e que sua disputa com o varejo tradicional acontece no parcelamento e não no produto à vista.
- O novo canal de venda foi batizado de Hermes Eletro.
- Além da venda por capitalização, outra iniciativa do grupo para, ao mesmo tempo, ampliar suas vendas a crédito e obter um ganho adicional resultante da capilaridade da sua rede de revendedores -são 2.500 franqueados que trabalhavam no final de 2006 com 400 mil revendedores no sistema porta-a-porta- é a venda de cartões de crédito Mastercard
- Em 2006 o Hermes faturou R$ 412 milhões e a meta para este ano é atingir a faixa de R$ 600 milhões. A empresa é familiar, de capital fechado, e não há plano de mudança nessa estrutura.
- Em 2003 o grupo passou a vender também pela internet, fundando a empresa Comprafacil.com que tem como objetivo assumir o segundo lugar no varejo virtual, atrás das três empresas do grupo GP (Americanas.com, Submarino e Shoptime). No ano passado o Comprafacil faturou R$ 112 milhões e para este ano a meta é atingir R$ 290 milhões (R$ 102 milhões no primeiro semestre). O site de vendas já representa cerca de 50% das vendas totais do grupo.
- Gustavo Bach: diretor de marketing da Hermes.

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