segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

PROSPECT - VITIS VINIFERA - AUSTRALIS

- Um grupo de executivos, empresários e advogados decidiu se unir em torno de um hobby comum: o vinho.
- Roberto Nishikawa, presidente da Itaú Corretora, Ricardo Lacerda, presidente do banco de investimentos do Citi, Flavio Jansen, ex-presidente do Submarino, Luis Souza, sócio do escritório de advocacia Souza, Cescon e Hitoshi Castro, um dos donos da gestora de recursos Gap, se juntaram a outros 20 empresários e criaram um fundo de investimentos para importar vinho barato em grandes quantidades e apostar na distribuição em larga escala.
- O nome da empresa é Vitis-Vinifera e nasce com aporte de R$ 6 milhões e com o desafio de popularizar ainda mais o consumo da bebida no Brasil.
- Traz para o Brasil a Constellation Brands - maior fabricante e distribuidora de vinhos do mundo, com 250 marcas e vendas superiores a US$ 5 bilhões.
- A multinacional americana de bebidas, que também vende cerveja e alguns destilados, firmou um acordo com os sócios do Vitis-Vinifera, por meio do qual se compromete a fornecer com exclusividade de dois anos um robusto cardápio de vinhos. Marcas como Barrossa Valey Estate, Leasingham e Banrock fazem parte da lista.
- A nova empresa do Vitis-Vinifera, com o nome de Australis, será comandada pelo sócio Ken Marshall, dono da importadora KMM, especializada em vinhos australianos.
- A Australis vai apostar naquilo que parece ser uma combinação tão perfeita quanto sonhadora : vender vinhos de qualidade a um preço efetivamente baixo.
- A estratégia é abrir uma rede de lojas próprias e, numa segunda etapa, franquia, a exemplo do que a Expand já faz. Aquisições de lojas, redes ou distribuidores locais também não estão descartadas.

Nenhum comentário: