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quinta-feira, 12 de julho de 2012
Venda de livros cresce em 2011
A Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato dos Editores dos Livros, juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, divulgaram os dados da produção e das vendas do setor editorial brasileiro relativo ao ano de 2011. Segundo a pesquisa, o crescimento nominal do setor em 2011 foi de 7,36%, com um crescimento real de 0,81%.
O número de exemplares vendidos no mercado foi de 283.984 milhões, um crescimento de 9,8% em relação ao ano anterior. Considerando as vendas ao Governo, esse número chega a 13,7%. O setor faturou R$ 3,45 bilhões de reais no ano passado, registrando um aumento de 3% em relação à 2010, quando o faturamento foi de R$ 3,35 bilhões.
Em 2010 o número de títulos produzidos, entre reimpressões e lançamentos, foi de 54.754, enquanto em 2011 chegou a 58.192, registrando um aumento de 6,28%. O subsetor que mais produziu títulos em comparação ao ano anterior foi a categoria “obras gerais” com 8,84%, seguido dos livros religiosos com 7,58% e científicos, técnicos e religiosos com 7,35%.
O destaque da pesquisa foi a queda do preço médio em 6,11% de 2010 para 2011. A queda acumulada desde 2004 é de 21,8%.
A pesquisa aponta ainda que as livrarias – incluindo as versões virtuais – ainda são o canal mais importante de vendas com 44,9% da participação, seguido dos distribuidores com 23,5%. Houve uma queda significativa nas vendas porta-a-porta de 21,66% em 2010 para 9,07% em 2011.
Os e-books ainda representam um número pouco expressivo no faturamento do setor. Em 2011 foram vendidos 5.235 com um faturamento de cerca de R$ 869 milhões. “A oferta ainda é pequena, mas as editoras estão correndo atrás para melhorar esse nicho”, afirma Karine Pansa, presidente da CBL.
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