segunda-feira, 9 de julho de 2012

BNDES libera R$ 342 milhões para Volkswagen fazer o UP - o Fusca do século 21

O BNDES aprovou R$ 342 milhões de financiamento para a Volkswagen do Brasil desenvolver novos modelos de automóveis no país e ampliar dois projetos sociais de sua fundação. A Volkswagen usará o financiamento para fabricar localmente o Up, modelo subcompacto já lançado no exterior e tido como o "Fusca do século 21" pelo tamanho, volume esperado de vendas e papel na estratégia global da Volks (que quer chegar a 2018 como maior fabricante de carros do mundo), além um sedã de médio porte. O Up ficará situado abaixo do Gol no portfólio da Volks, mas com inovações como um motor três-cilindros (como acaba de ganhar o Renault Clio na Europa) e plataforma versátil capaz de gerar variações de duas e quatro portas, uma minivan, um esportivo (a ser batizada de GT) e, claro, uma versão elétrica -- que pode vir ao Brasil também. O pequenino foi eleito o Carro do Ano no Salão de Nova York, realizado em abril. A verba emprestada à Volks pelo BNDES vai promover ainda a modernização de modelos que já são fabricados no Brasil. O comunicado do BNDES usa o termo facelift, típico da indústria automotiva e que designa alterações cosméticas de meio de vida de um modelo O valor anunciado pelo BNDES parece insuficiente para erguer uma nova fábrica da Volks, como era esperado e chegou a ser especulado ao longo do primeiro semestre deste ano. Caso isso se confirme, a Volks pode apenas ampliar suas atuais instalações no ABC Paulista e no Paraná. O "sedã médio" citado no comunicado pode ser um que surfe a onda do "upsizing" dos compactos, ou seja, carros maiores e mais espaçosos, mas sem preço muito mais alto. São exemplos disso o Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa. Assim, o novo sedã ocuparia um espaço entre o Polo três-volumes e o Jetta -- onde antes havia o Bora, extinto em 2011. No entanto, o novo sedã seria mais moderno, certamente com uma plataforma global. Pode até mesmo matar o Polo (produto inexistente na Europa), cuja família está atrasada em alguns anos. Dois projetos da Fundação Volkswagen também se beneficiarão da linha de crédito. O Costurando o Futuro, que já atende a vizinhos da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), passará a oferecer oficinas de corte e costura a pessoas que moram perto da unidade de São José dos Pinhais (PR). O projeto Aceleração da Aprendizagem, que luta contra a evasão escolar em Resende (RJ) e outras cidades, vai se estender para o Espírito Santo.

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