quarta-feira, 4 de julho de 2012

Publicis compra Neogama

O Publicis Groupe vai confirmar nos próximos dias a compra da Neogama/BBH. A holding francesa, que tem ações em bolsa, já informou a operação ao Cade e agora se prepara para comunicar oficialmente o mercado sobre a aquisição da agência, que é a maior do ranking brasileiro controlada pelo capital nacional. A Neogama/BBH cresceu em 5% sua compra de mídia em 2011. Publicis Groupe e Neogama/BBH já têm uma relação societária indireta, pois o Publicis detém participação de 49% na rede inglesa BBH, que, por sua vez, é dona de 34,16% das ações da Neogama, controlada até então pelo sócio majoritário Alexandre Gama, que detinha 51,24% das ações antes do início das tratativas com a multinacional. Desde 2006, Gama tem outros dois sócios: Roberto Mesquita (que mantinha 9% das ações), e Geraldo Rocha Azevedo (5%). No final de 2011, a sociedade admitiu ainda outros dois executivos da Neogama/BBH, ambos com 0,3% de participação: o head de planejamento Eduardo Lorenzi e a diretora financeira Monica Mattos. As conversas da Neogama com o Publicis Groupe envolveram também a BBH. Nos bastidores da negociação ficou claro o desejo da holding francesa de assumir não só o controle acionário da agência brasileira, mas também o da rede inglesa, já incluindo um plano de saída para John Hegarty e Nigel Bogle — os dois fundadores da BBH que ainda continuam na ativa (o terceiro, John Bartle, deixou a empresa no ano 2000). Durante o processo, a Neogama teria sido assessorada pela Estáter, mesma consultoria de fusões e aquisições que atuou na venda da Talent para a holding francesa. Curiosamente, o Publicis já foi sócio da Neogama por alguns meses no passado, via Leo Burnett, quando não houve sinergia entre o majoritário Alexandre Gama e o conglomerado dirigido por Maurice Lévy. A Neogama foi inaugurada em junho de 1999 tendo como sócia minoritária a Leo Burnett, então integrante do grupo Bcom3. No início de 2002, o Publicis Groupe comprou a Bcom3 no mesmo momento em que Gama recuperou os 40% de sua agência que estavam com a Leo Burnett e os repassou para a rede inglesa BBH – onde a Leo também era minoritária (49%). Com a entrada dos novos sócios nacionais em 2006, Gama e a BBH repassaram a eles algumas de suas cotas.

Nenhum comentário: