quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Silvercar: a startup com um serviço de aluguel de carros sem fila e burocracia

Com a popularização das viagens de avião, as empresas de aluguel de carros se espalharam por todos os cantos. Desde então, as pessoas que viajam a trabalho ou a lazer e alugam um carro na cidade de destino passaram a ser o grande filão do setor. A locação em aeroportos corresponde a mais da metade dos 24 bilhões de dólares que o setor movimenta nos Estados Unidos — no mundo todo, são 60 bilhões. O curioso é que, desde seus primórdios, esse modelo de negócios quase não se modificou — mesmo com a introdução das reservas feitas pela internet, hoje metade do total. De um jeito ou de outro, o cliente acaba diante do balcão da locadora para preencher a papelada, e tem de passar por vistorias na retirada e na devolução. É burocracia do começo ao fim. A Silvercar, startup americana criada em janeiro de 2013, tentou resolver exatamente esse problema. Para alugar um carro, basta fazer o cadastro por um aplicativo para smartphone, reservar o veículo, chegar ao estacionamento da empresa no aeroporto em questão e retirá-lo. O contato com alguém da empresa acontece só na primeira locação, quando os documentos são checados e as instruções básicas sobre o serviço são passadas. Depois disso, o cliente fica por conta própria. Existe apenas um modelo de veículo disponível: o Audi A4 prata, que dá nome à empresa. Tem um único modelo para facilitar a operação, mas nada impede que no futuro outros veículos sejam incluídos. Os carros contam com internet móvel, GPS e sensor de combustível que cobra somente a quantidade consumida. A fatura é creditada no cartão de crédito e o extrato segue via e-mail. A Silvercar opera em oito aeroportos americanos, entre eles o de Los Angeles e o de Miami, mas planeja até o fim de 2015 chegar a 20 filiais. Em setembro, a empresa recebeu um aporte de 14 milhões de dólares de fundos de investimento, incluindo dinheiro de Eduardo Saverin, o brasileiro que ajudou a fundar o Facebook. Uma das medidas do sucesso do serviço é a receptividade que teve junto a executivos. Pelos planos da empresa, a expansão internacional deve ficar para 2017, depois de terminada a primeira fase de crescimento nos Estados Unidos. No Brasil, as empresas líderes ainda cobram somente diárias, mas há cinco anos a Zazcar, presente apenas na cidade de São Paulo, aluga por hora. A Silvercar trabalha para fazer uma revolução no setor nos momentos críticos da locação e da devolução. Seu objetivo declarado é acabar com a burocracia no balcão.

Nenhum comentário: