sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

PROSPECT - NEOENERGIA

- A Neoenergia planeja dar um salto em seu faturamento, seguindo em sua estratégia de comprar concessionárias estaduais, mas faz questão de só entrar em negócios nos quais seja a controladora.
- Hoje a Neoenergia tem 991 megawatts instalados.
- A empresa é a 11º maior empresa de serviços do Brasil.
- A empresa comprou, nos últimos anos, três antigas estatais do setor: Coelba, da Bahia, Celpe, de Pernambuco, e Cosern, do Rio Grande do Norte.
- O foco de investimentos é para a concessão de serviços públicos.
- Em 2007 o grupo teve ganhos R$ 1,34 bilhão.
- Hoje a holding mantém negócios nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização.
- Em 2007, a Neoenergia também adquiriu duas linhas de transmissão na Região Sul do País.
- A Empresa tem 11 anos.
- Erik Breyer: diretor financeiro.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PROSPECT - REAL TOKIO MARINE

- A Real Tokio Marine Vida e Previdência encerrou o ano de 2007 com lucro líquido de R$ 79,8 milhões, alta de 63,4%.
- O total de prêmios e contribuições no período chegou a R$ 1,38 bilhão, aumento de 28,8%.
- O retorno sobre o patrimônio líquido atingiu 49,1%.
- O destaque foi o crescimento das vendas de seguros de vida, especialmente a apólices ligadas ao financiamento bancário.
- Os prêmios de seguros de vida subiram 43,5%, para R$ 181 milhões.
- Em previdência, as reservas avançaram 29,3%, com o aumento da migração para planos de renda variável.
- Edson Franco: diretor-presidente.

NEGÓCIOS - SHELL

- A Shell está fora do processo de venda dos postos da Esso na América do Sul mas não descarta a possibilidade de buscar outras oportunidades de aquisições para continuar a crescer no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis.
- A expansão da empresa no país deve ser garantida menos por aquisições e mais pela migração de postos chamados bandeira branca, como são identificados os estabelecimentos que não usam uma marca conhecida.
- A companhia tem boas perspectivas de crescer organicamente e muito rápido no Brasil.
- A companhia continua buscando boas oportunidades de crescimento.
- Uma área de grande interesse da multinacional no país é a de biocombustíveis.
- Vê oportunidade de aumentar as compras para ampliar as vendas de álcool para outros mercados, aproveitando sua estrutura de logística e comercialização de combustíveis.
- Tem grande interesse em novos processos de produção de biocombustíveis e estuda produzir a álcool a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
- No Brasil, a companhia fechou 2007 com uma participação de 12,6% no mercado total de combustíveis.
- Vasco Dias: presidente da Shell Brasil.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

PROSPECT - SANTA HELENA - SUXXAR

- O grupo Santa Helena, proprietário das lojas Cleusa Presentes e Suxxar, cria uma terceira marca no segmento de varejo de utilidades domésticas e decoração.
- A nova empreitada, batizada de Espaço Santa Helena, está abrindo duas novas lojas em março.
- É voltado para o público de alto luxo e contará com um amplo mix de produtos, como aparelhos de áudio e vídeo.
- A expectativa é que a chegada das duas novas lojas aumente em 50% o faturamento do grupo Santa Helena neste ano.
- No ano passado, a receita da holding registrou alta de 15% em relação a 2006.
- As demais lojas da Cleusa e Suxxar não serão fundidas e também passarão por um processo de expansão.
- A Suxxar tem três lojas e representa 40% do faturamento da holding.
- Todas as unidades do grupo estão localizadas em São Paulo e não descarta a possibilidade de expandir o negócio a outras capitais.
- José Roberto Sanches: diretor do grupo Santa Helena.

PROSPECT - GDF SUEZ

- A fusão entre a Gaz de France (GDF) e a Suez, que será concluída no primeiro semestre deste ano, trará para o Brasil os negócios de gás da gigante, que é a maior importadora e compradora de gás natural liquefeito (GNL) da Europa, e o segundo maior operador de terminais de regaseificação e liquefação do mundo.
- No Brasil, a Gaz de France ainda não tem nenhum negócio.
- Entre os ativos da GDF Suez na região está um terminal de regaseificação de GNL em Mejillones, norte do Chile, para atender a indústria de mineração.
- Apesar do interesse em gás, o maior foco da empresa é no setor elétrico, onde a Suez Energy controla a Tractebel Energia com 68,71% do capital.
- A maioria dos recursos da nova empresa pode vir para o Brasil.
- No Brasil, a Suez negocia com a Seival um novo projeto para construção de uma térmica a carvão com capacidade de 340 MW a serem vendidos no Brasil ou Uruguai.
- A fusão da GDF com a Suez ocorre no mesmo ano em que a Tractebel Energia completa 10 anos de operação no Brasil.
- Mauricio Bähr: presidente do conselho da Suez Energy e da Tractebel Energia.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

PROSPECT - SPOLETO - UMBRIA - KONI STORE

- Em busca da consolidação no mercado de alimentação rápida, o ex-grupo Spoleto, agora batizado de Umbria, comprou 80% da rede carioca Koni Store, especializada em temakis.
- Em nove anos, o grupo dono das marcas Spoleto, de comida italiana, e Domino's Pizza conquistou uma rede de 207 lojas no Brasil e 12 no exterior.
- Com a compra das 16 lojas do Koni Store e a previsão de abertura de 68 unidades das três marcas ao longo deste ano, o grupo carioca deve chegar ao fim de 2008 com 291 unidades de venda no Brasil.
- O rápido crescimento da Umbria, ao ritmo de 25% a 30% nos últimos dois anos, deve se repetir em 2008 e continuará apoiado no sistema de franquias.
- Hoje, das 195 lojas da Spoleto espalhadas pelo país, 170 são franquias.
- O grupo também abrirá lojas próprias da Koni nos Estados de São Paulo e do Rio. O principal alvo da Koni é o mercado paulista, onde pretende inaugurar lojas já no primeiro semestre.
- A expansão da Umbria foi reforçada no ano passado pela entrada da Estáter no grupo, com uma participação de 5,5%. A Estáter tem forte atuação no assessoramento de fusões e aquisições no país.
- Tania Nahuys: sócia e diretora de franquias da holding.
- Mario Chady: sócio do grupo.
- Pércio de Souza: Estáter.

PROSPECT - MARILAN

- A Marilan produz 1 milhão de pacotes de biscoitos que chegam às gôndolas todos os dias.
- O objetivo é ultrapassar a Nestlé e se tornar a segunda colocada no ranking nacional de biscoitos, só perdendo para a gigante do Nordeste, a M. Dias Branco.
- Possui 2.3oo funcionários.
- Tem faturamento de R$ 420 milhões em 2007, 15% acima do ano anterior, a Marilan tem 7,4% do mercado de biscoitos.
- Vai diversificar a produção, partindo para outras categorias até 2009. Como: chocolates, barrinhas de cereais, pães e bolos industrializados.
- A meta é crescer mais 15% em faturamento e 5,2% em volume.
- Serão injetados mais de R$ 8 milhões em marketing.
- Tem exportações para 35 países, que consomem hoje 5% da produção.
- Ao todo, são 14 linhas de produção, que abastecem 24 mil clientes diretos.
- O próximo passo é trabalhar o canal tradicional ou varejinho - os pequenos comerciantes com apenas um check-out.
- O canal tradicional e os pequenos supermercados, de até quatro check-outs, representam 30% das vendas.
- Jailton de Abreu: presidente.
- Nicanor Guerreiro Filho: gerente de marketing.

PROSPECT - DAL PONTE

- Fabricante de tênis, bolas, luvas e acessórios para prática de futsal.
- Quer ir além dos ginásios cobertos e disputar mercado também nos gramados com marcas como Adidas, Nike e Reebok.
- A ampliação do portfólio com produtos para futebol de campo será oficializada em março, com uma campanha publicitária que inclui "out-doors", revistas especializadas, anúncios no metrô, transmissões de jogos pelo rádio e mobiliário urbano.
- A nova estratégia comercial, que também engloba o início da produção e comercialização de tênis para corridas, coincide com a reestruturação operacional, a profissionalização da gestão e a preparação para abertura de capital da empresa.
- A idéia é realizar a oferta pública de ações ou a venda de participação para um fundo de "private equity" em dois anos, depois de consolidado o novo modelo de governança corporativa.
- O objetivo é ampliar o alcance da marca paraoutros esportes mas sem abandonar o futebol de salão.
- As linhas para futebol de campo e corrida já devem responder por 20% da produção de 2008, estimada em 3 milhões de pares de tênis e chuteiras e 650 mil bolas, o que representa uma alta de 20% sobre o desempenho de 2006.
- Tem 1.200 funcionários.
- Rogério Vargas: presidente executivo.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

PROSPECT - DULCINI

- A Dulcini, líder brasileira na produção de açúcar líquido, prepara-se para expandir seus negócios no país.
- Controlada pelo fundo europeu Circlet Investment, a companhia negocia parceiras com usinas da região centro-sul para ampliar a produção no mercado brasileiro.
- Com participação de cerca de 40% nesse nicho no país e faturamento anual de R$ 100 milhões, a Dulcini está em negociação com duas usinas para elevar seu recebimento de matéria-prima, e assim, elevar a oferta de açúcar líquido.
- Controlada pelo fundo Circlet desde 2000, a Dulcini foi criada em 1998 pela Dedini Agro, adquirida em 2007 pelo grupo espanhol de energia Abengoa.
- A Dulcini também terceiriza a industrialização do açúcar líquido nas unidades da Abengoa.
- O Brasil produz por ano cerca de 400 mil toneladas de açúcar líquido, dos quais a Dulcini responde por cerca de 170 mil toneladas.
- A produção da empresa está concentrada em três segmentos: açúcar líquido, líquido invertido e xarope de caramelo.
- Concorrentes de peso: Da Barra (grupo Cosan), Nova América e Açúcar Guarani (Tereos).
- Júlio César Mascioli: diretor-superintendente.

PROSPECT - EISENBAHN

- Eisenbahn parte para modelo com loja própria e franquia.
- Vendeu 50% do negócio, em agosto, para investidores de fora do setor: a família que comanda a têxtil Malwee.
- A empresa começa a ampliar a distribuição e a produção e prepara-se para abrir lojas próprias e franquias.
- A Eisenbahn seria um dos ativos interessantes no segmento de cervejaria no momento.
- A produção média da cervejaria está na casa de 150 mil litros por mês ou 1,8 milhão por ano.
- . No ano passado, o faturamento foi de R$ 11 milhões e a expectativa é chegar a R$ 18 milhões este ano.
- A empresa dispensou os distribuidores terceirizados e montou estrutura própria em São Paulo.
- Pretende elevar em 50% o número de pontos-de-venda para mais de 1,3 mil.
- A maior tacada será a montagem de dois bares próprios e abrir franquias.
- Juliano Mendes: diretor de marketing.
- Eduardo Leonardis: diretor comercial.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

PROSPECT - CARLYLE

- No mercado imobiliário brasileiro, o grupo de private equity Carlyle, com ativos globais de mais de US$ 75 bilhões, se prepara para desengavetar seus projetos de investimentos no país, que devem consumir quase R$ 500 milhões nos próximos 18 meses.
- Acabou de fechar uma parceria com o grupo Fibra para construir um novo edifício de escritórios no centro do Rio.
- Será o primeiro empreendimento imobiliário em que o Carlyle investe no Brasil.
- A companhia comprou participação relevante na Scopel, uma empresa especializada em condomínios residenciais.
- O foco da Carlyle será, mesmo, em empreendimentos como este que acaba de fechar.
- Os prédios de escritórios não serão uma prioridade para o grupo.
- Os investimentos estarão mais concentrados no segmento residencial, principalmente àquele voltado para a classe média de grandes cidades brasileiras.
- O grupo pretende se tornar o acionista majoritário nos projetos em que entrar e ter um sócio para executá-lo.
- Shopping centers e imóveis comerciais também devem absorver uma boa parcela dos investimentos no país.
- O Carlyle também quer atuar no segmento de imóveis industriais e condomínios logísticos.
- Essa é a primeira investida consistente do Grupo Carlyle no segmento imobiliário da América Latina e, principalmente, no Brasil.
- Eduardo Machado: presidente da divisão de "real estate" do grupo para a América Latina.

PROSPECT - RENNER

- Nos próximos dois a Renner, varejista especializada em vestuário e acessórios femininos e masculinos, quer abrir de 14 a 15 novas lojas por ano em cidades com mais de 400 mil habitantes.
- E já estuda crescer por meio de aquisições, além de iniciar uma ofensiva mais estruturada sobre praças um pouco menores, na faixa de 300 mil moradores.
- A empresa está atenta a oportunidades de negócios com redes estaduais, desde que elas apresentem perfis compatíveis com a Renner, que tem foco em produtos de moda para as classes média e média-alta e opera com lojas de pelo menos 1,4 mil a 1,5 mil m² de área de vendas.
- Para 2008, a previsão é abrir 15 lojas, uma a mais do que em 2007, ampliando a rede para 110 unidades no fim do ano.
- No segundo semestre, a Renner pretende chegar a capitais de Estados ainda não cobertos pela rede, como Rio Grande do Norte, Alagoas, Pará e Maranhão.
- Em 2007, a receita líquida avançou 22%, para R$ 1,7 bilhão.
- O resultado obtido com os produtos financeiros oferecidos pela rede (vendas parceladas em oito vezes com encargos, empréstimos pessoais, títulos de capitalização e mais recentemente seguros) deve alcançar 20%.
- José Carlos Hruby: diretor administrativo e de relações com investidores.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

PROSPECT - RANDON

- O grupo Randon está investindo mais até o final deste ano para expandir e modernizar sua produção.
- O principal objetivo é acabar com a fila de entrega das máquinas que a companhia produz, que estão com demanda aquecida principalmente pela construção civil.
- A intenção da empresa é ter um crescimento médio anual dos investimentos de 36,6%.
- Os produtos: basculantes, retroescavadeiras, caminhões fora-de-estrada e toda a gama de semi-reboques produzida pela Randon.
- As exportações da companhia no ano passado mostraram desempenho positivo e atingiram US$ 235 milhões de janeiro a dezembro.
- Astor Milton Schmitt: diretor de Relações com Investidores da Randon Implementos e Participações.
- David Abramo Randon: vice-presidente.

PROSPECT - BANCO SOFISA

- O Banco Sofisa resolveu ampliar o leque de produtos para alavancar ainda mais os resultados, que já tiveram bom desempenho em 2007.
- O Sofisa teve um lucro líquido de R$ 34,4 milhões no quarto trimestre, acumulando R$ 99,7 milhões no ano.
- O crescimento foi de 121,3% em relação aos R$ 45,1 milhões de 2006.
- Entre os projetos para este ano estão o ingresso no financiamento de veículos usados, lançamento do cartão de consignado, operações de crédito direto ao consumidor, além da expansão do carro-chefe, o middle market.
- O banco pretende dobrar o crédito de varejo e aumentar em 50% o middle market.
- Quer dobrar o lucro para R$ 200 milhões.
- O Sofisa é tradicional na área de middle market, isto é, crédito para pequenas e médias empresas, que representam 70% da carteira do banco.
- A expansão deste ano tem o aumento da rede de agências. Em 2007, foram inauguradas três, totalizando 14 em dez Estados. Neste ano serão abertas mais duas.
- O foco foi inicialmente dirigido para o financiamento de veículos novos e seminovos e crédito consignado.
- O Sofisa adquiriu, em novembro, a Rede Matriz, que reúne 109 correspondentes bancários em Pernambuco.
- A idéia de ter uma rede própria de correspondentes, em regime de franquia, é garantir a fidelidade e o compromisso dos vendedores de crédito.
- Andre Jafferian: presidente.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PROSPECT - NATAN

- A joalheria Natan fez uma restruturação por meio de gestores profissionais externos a partir de abril, conseguiu fechar 2007 com lucro e obteve crescimento de 64% nas vendas, que chegaram a R$ 37 milhões.
- Tem 350 funcionários.
- A joalheria carioca investiu na diversificação dos produtos com preços mais baixos para conquistar mais vendas.
- A expectativa para 2008 é do faturamento crescer no mesmo ritmo do ano passado, em torno de 60%.
- Possui 11 lojas próprias espalhadas entre as maiores capitais brasileiras.
- A rede de vendas inclui ainda um quiosque em um shopping e 22 pontos em lojas multimarcas no país.
- A joalheria continua trabalhando com poucas peças da mesma série para manter a idéia da exclusividade com design próprio.
- Na linha de relógios, na qual a empresa tem tradição na produção própria e detém exclusividade no país na venda de marcas como Chanel e Boucheron, a opção foi criar peças com pulseiras de couro.
- Foi lançada uma linha de jóias em prata seguindo uma tendência de consumo de sua clientela, formada por brasileiros de classe alta.
- Natan Kimelblat: presidente.
- Sérgio Kimelblat: diretor.
- Carlos Vaisman: gestor profissional.

PROSPECT - VOLVO TRUCKS

- A divisão de caminhões da Volvo Truck, que responde por 70% dos negócios, aprovou o aporte para a ampliação da capacidade de produção em suas unidades na Suécia e Bélgica, e a construção de uma nova fábrica de montagem de caminhões na Rússia.
- Aumentando a capacidade de produção da Europa desafogará a filial brasileira.
- A Volvo Brasil produz um quinto dos caminhões pesados comercializados no país.
- A Volvo Trucks espera recuperar a posição de mercado perdida em 2007 devido ao descompasso entre oferta e demanda.
- A Volvo caiu para a quarta posição de mercado no Brasil, sendo ultrapassada pela Ford. Mercedes-Benz e Volkswagen ficaram na primeira e segunda posição, respectivamente.
- A empresa quer fazer com que a participação brasileira nas suas vendas totais de caminhões passe de 13,3% para 16% até 2010.
- Fazem parte hoje do grupo mundial a americana Mack e as divisões de caminhões da Renault e Nissan.
- Bjorn Ingemanson: presidente da divisão internacional da Volvo Trucks.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PROSPECT - NUK

- As mamadeiras e chupetas da marca alemã Nuk têm características que facilitam o desenvolvimento ortodôntico das crianças.
- Acaba de lançar a linha Oral Care, que conta com mordedores, escovas massageadoras para ajudar na fase da dentição e escovas de dentes para cultivar o hábito da higiene bucal dos bebês.
- A empresa terá campanha publicitária nas revistas especializadas em março apresentando sua nova área de atuação.
- Para mostrar que a Nuk vai além de chupetas e mamadeiras, a empresa também apresentou ao mercado os produtos Easy Lerning: pratos, copos e talheres para as refeições dos pequenos.
- A Nuk faz parte do grupo francês Mapa Spontex, que há oito anos está no Brasil.
- A primeira fábrica da companhia fora da Alemanha foi instalada na Bahia em 2003, onde hoje são produzidas 5 milhões de mamadeiras por mês. É esta unidade que atende a América Latina.
- A empresa mantém uma equipe em contato permanente com fonoaudiólogos, pediatras, dentistas.
- Fornece a Baby Bag, que é uma mala com diversos produtos de uso da mãe e do bebê entregue para 5 mil pessoas por mês nas principais maternidades do país.
- Benoit Descamps: presidente da Nuk no Brasil.

PROSPECT - CASA FORTALEZA - VILLA NOVA

- O dono da Casa Fortaleza abre um novo negócio na área de tecidos e decoração de luxo voltado para a calsse A: Villa Nova.
- A primeira loja será em São Paulo e o objetivo é ter de 10 a 12 unidades em cinco anos.
- A loja será aberta em sociedade com três sobrinhos que também pertencem ao ramo de tecelagem. Eles são donos da Aladim Decoração.
- Além dos tecidos de luxo, um total de 1.560 itens exclusivos nacionais e importados, a Villa Nova venderá uma linha de móveis e artigos de decoração.
- Vai ter móveis sob encomenda que atendam as necessidades de cada cliente.
- A Casa Fortaleza iniciou no mês passado a venda de móveis com estilo rústico e artigos de decoração importados da Índia. Em apenas um mês, foram vendidas 700 unidades.
- A Casa Fortaleza possui oito lojas, sendo cinco em São Paulo e três no Rio de Janeiro.
- Em breve, a Casa Fortaleza abre uma loja-conceito.
- Após crescer 8% em média nos últimos anos, a Casa Fortaleza está otimista com o boom imobiliário e prevê um aumento de 20% no faturamento deste ano.
- O empresário vendeu 25% da sociedade na Casa Fortaleza.
- Antonio Al Makul: sócio proprietário da Villa Nova.
- Daniel Al Makul: diretor Comercial e de Marketing da Casa Fortaleza.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

MERCADO - MÍDIA - ANUNCIANTES

- O Ibope Monitor com o ranking dos anunciantes que mais compraram mídia em 2007 mostra que Casas Bahia continua em primeiro lugar, somando R$ 2,765 bilhões, alta de 32% em relação ao ano anterior.
- A segunda colocada ficou com a Unilever que foi a empresa que apresentou a maior alta entre as líderes, avançando 70% e atingindo R$ 1,423 bilhão.
- Ranking - Investimento em R$ mil
1 - Casas Bahia - 2.765.5902
2 - Unilever - 1.423.1103
3 - Caixa Econômica Federal - 581.7034
4 - Ambev - 537.0305
5 - Ford - 512.2036
6- Fiat - 493.0917
7 - General Motors - 441.2088
8 - Vivo - 435.6239
9 - Claro - 405.95710
10 - Colgate/Palmolive - 401.016

PESSOAS - NATURA - J&J

- O presidente da Johnson & Johnson (J&J), José Vicente Marino, deixou a multinacional apenas um ano depois de assumir o cargo. Seu novo destino é a brasileira Natura, que vive uma de suas piores fases desde a abertura de capital da empresa.
- A Natura confirmou a ida do executivo, que assumirá em março a vice-presidência de marketing e vendas Brasil. O cargo tem peso estratégico e foi criado no terceiro trimestre do ano passado como parte das medidas para recuperar os resultados da empresa.
- Até agora, o presidente da companhia, Alessandro Carlucci, vinha acumulando a função.
- Marino assumiu o comando da Johnson & Johnson justamente quando a multinacional promoveu a maior reviravolta na sua gestão em seus 75 anos no Brasil. Após seis anos na empresa- cinco como diretor comercial e o último como vice-presidente comercial para a América Latina - Marino sucedeu José Antônio Justino à frente da filial.
- Na Natura, Marino também terá um grande desafio. Sai da subsidiária de uma multinacional com faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2006 para uma companhia nacional que faturou R$ 3,8 bilhões no mesmo ano. O ponto crucial é que a Natura não entrega resultados considerados satisfatórios pelo mercado desde o final de 2006.

PROSPECT - NOVO NORDISK

- A farmacêutica Novo Nordisk está decidida a fazer uma proposta ao governo federal para poder vender mais insulina.
- A proposta é uma das tentativas da fabricante dinamarquesa de reconquistar a liderança de vendas de insulina no mercado público, o maior do país.
- A Novo Nordisk aplicou US$ 200 milhões para erguer uma nova fábrica no norte de Minas Gerais, e aplica outros US$ 50 milhões em obras de expansão.
- Emprega 730 pessoas no Brasil. É a maior fábrica da empresa fora da Dinamarca.
- No Brasil fabrica as chamadas insulinas análogas, cujo uso tem crescido, cada vez mais, no país.
- No mercado privado de insulina, a Novo Nordisk lidera.
- Em 2007, a empresa dinamarquesa teve 52,8% das vendas. A Lilly, 38,6% e a francesa Sanofi-Aventis, 10,5%.
- A previsão da empresa é crescer pelo menos 10%, com o avanço de insulinas mais modernas.
- Cláudio Coracini: gerente-geral da Novo Nordisk no Brasil.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

PROSPECT - JCPM - PAES MENDONÇA

- Tem um banco de terrenos que hoje serve de base para os diversos empreendimentos residenciais e de escritórios que o grupo JCPM, planeja lançar no Recife e em Salvador.
- Na capital pernambucana, só em duas áreas serão lançados projetos habitacionais com potencial de vendas de R$ 1 bilhão. Serão dois megacomplexos residenciais.
- Em Salvador, serão erguidas duas torres de escritórios com 800 salas ao todo próximo ao Salvador Shopping, centro de compras recém-inaugurado pelo Grupo na capital baiana.
- As áreas estão dando origem a um novo negócio de um grupo que já tem participação em oito shoppings - como o Recife e o Salvador Shopping - e veículos de comunicação (Jornal do Commércio, CBN Recife e TV Jornal) e lojas do Bompreço alugadas ao Wal-Mart, atual dono da rede varejista.
- Em breve, o braço imobiliário do grupo deve ganhar novos negócios.
- João Carlos Paes Mendonça: presidente.

PROSPECT - YARA BRASIL

- A Yara Brasil, que disputa com empresas como Mosaic e Heringer o segundo lugar no ranking das maiores empresas em vendas de adubos acabados no país pretende investir neste ano na expansão de sua capacidade operacional e em ações ligadas à segurança e meio ambiente.
- Desde 2000, quando adquiriu o controle da Adubos Trevo, os investimentos do braço brasileiro do grupo norueguês beiram US$ 1 bilhão.
- A expansão planejada tem como foco reforçar a nacionalização da empresa.
- O último projeto de peso da Yara a entrar em operação no país foi uma nova unidade de mistura inaugurada em Paranaguá.
- A aceleração brasileira está em linha com a estratégia global do grupo, que aproveita a aquecida demanda por produtos agrícolas, seja para a alimentação ou para a fabricação de combustíveis, para elevar aportes em diversos países.
- A Yara Brasil é responsável por cerca de 12% das entregas das misturadoras de adubos às revendas do país.
- Representa mais de 10% do faturamento global do grupo, que cresceu 19,1% no ano passado e superou US$ 10 bilhões.
- Com produção própria de matérias-primas, a Yara é a maior companhia global do segmento de fertilizantes.
- Lair Hanzen: presidente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PROSPECT - BNB

- O Banco do Nordeste (BNB) decidiu baixar suas taxas de financiamento e de empréstimos e concedeu uma redução mais acentuada para as grandes empresas.
- A decisão visa tornar os empréstimos do BNB mais atrativos.
- No ano passado, o BNB realizou empréstimos e financiamentos no valor de R$ 7,5 bilhões, um incremento de 2,7% em relação a 2006.
- Para 2008 espera que o montante de crédito destinado à região Nordeste chegue a R$ 8 bilhões, o que indicaria uma alta de 6,7% sobre o valor desembolsado no ano passado.
- O BNB contará com mais cinco agências que poderão aproximar mais o setor produtivo do banco.
- Atualmente, os empreendimentos rurais são os que mais procuram o BNB: 55% do volume de crédito e financiamento vão para esse setor de atividade.
- O lucro da entidade também deve seguir em alta. Em 2007, houve um incremento nominal da ordem de 8,4% do lucro líquido do BNB.
- Hoje a carteira de crédito administrada pelo banco é de R$ 23 bilhões.
- Nilo Meira Filho: superintendente.

PROSPECT - PICADILLY

- A Picadilly passou a apostar em design para atrair também a clientela jovem.
- As principais consumidores eram as senhoras que normalmente prezam o conforto dos pés.
- A Picadilly passou a focar em calçados tecnológicos como faz a indústria de tênis esportivos.
- No ano passado seu faturamento foi de R$ 250 milhões.
- São usados tecidos e materiais sintéticos tecnológicos importados da Itália e da Coréia do Sul.
- A companhia exporta 30% de sua produção de 9 milhões de pares por ano.
- Nos últimos dois anos, o faturamento da Picadilly cresceu 25% e neste ano deve aumentar mais 20%.
- Tibúrcio Grings: diretor de Desenvolvimento e sócio.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

PROSPECT - THIERRY MUGLER

- O grupo volta ao Brasil com um novo parceiro, a Neutrolab.
- A marca Thierry Mugler regressou às prateleiras mais sofisticadas do país.
- A Neutrolab reduziu de 260 para 160 o número de pontos-de-venda e limitar a duas lojas a oferta da nova aposta mundial da marca, a linha de maquiagem The Art of Metamorphosis.
- Querem criar uma atmosfera altamente sofisticada, exclusiva, única para os produtos.
- A Thierry Mugler teve até agora uma participação modesta no Brasil: apenas R$ 6 milhões em 2007.
- Entre os produtos inovadores, a Thierry Mugler aposta boa parte das fichas na linha Miroir, de maquiagem.
- Dona do perfume Angel, um dos mais vendidos do mundo desde o seu lançamento, há 15 anos, a Thierry Mugler quer se firmar definitivamente como uma das marcas mais cobiçadas do planeta.
- Paul Petit: vice-presidente internacional de Thierry Mugler.
- José Tarcízio Ribeiro: diretor geral da Neutrolab.

PROSPECT - MODAL - MDL REALTY

- O grupo carioca Modal, liderado pelo banco Modal, decidiu criar sua incorporadora, a MDL Realty, dando independência jurídica ao seu braço imobiliário que até o final de 2007 era vinculado à administradora de recursos do grupo.
- A MDL Realty deverá crescer mais de 100% em relação ao que atingiu em 2007, ainda como um braço da Modal Administradora de Recursos.
- A empresa pretende lançar este ano aproximadamente 5.000 unidades residenciais, no valor total de R$ 400 milhões.
- O foco da nova empresa é o mercado de classe média e classe média baixa, com imóveis entre 50 e 70 metros quadrados, ofertados a preços entre R$ 90 mil e R$ 200 mil.
- O Rio corresponde hoje a 80% do mercado da empresa que já está presente também em território paulista e prepara-se para entrar no Nordeste.
- A empresa está buscando explorar novas áreas e bairros, fugindo de áreas mais saturadas e caras.
- Fabio Lopes: diretor.

PROSPECT - SOCICAM

- Responsável pela administração de 49 terminais rodoviários e três unidades móveis do Poupa Tempo, a Socicam pretende diversificar sua atuação e se diz pronta para a possível privatização dos aeroportos brasileiros.
- A companhia já administra os aeroportos estaduais.
- Os planos fazem parte da meta da Socicam de incrementar em 20% o faturamento deste ano, totalizando R$ 150 milhões.
- Em 2007, o avanço foi de 12% e a administradora faturou R$ 125 milhões.
- A idéia de atuar em aeroportos ganhou força com o declínio no número de passageiros de ônibus nos últimos dois anos e na ausência de novos terminais rodoviários a serem privatizados.
- A Socicam quer se expandir na América Latina. Atualmente, a companhia administra um terminal no Chile e prospecta outros no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e México.
- Altair Moreira: presidente.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

PROSPECT - TYSON FOODS - PENA PRANCA - PREDILETO

- A empresa americana Tyson Foods está próxima de fazer sua primeira aquisição no país.
- A multinacional deverá concluir nos próximos dias a compra do frigorífico de aves Pena Branca, controlado pelo grupo Predileto.
- Tyson Foods será 100% controladora da Pena Branca.
- A múlti fica com dois frigoríficos paulistas, instalados em São Paulo.
- Com forte participação no mercado paulista, a Pena Branca exporta frango, sobretudo, para países do Oriente Médio, além do Japão.
- Com faturamento em torno de US$ 25 bilhões, a Tyson Foods tentou algumas vezes entrar no Brasil, mas não chegou a concluir os negócios.
- Com faturamento em torno de R$ 800 milhões em 2007, o grupo Predileto deverá concentrar seus negócios em trigo - que responde atualmente por 60% da receita da companhia.
- Predileto é o segundo maior processador de trigo do Brasil.
- Antenor de Barros Leal: presidente da Predileto.

PROSPECT - VITOPEL

- Vitopel - transforma resinas em produtos plásticos.
- Maior fabricante da América Latina de BOPP (polipropileno biorientado), um filme plástico usado para embalar uma infinidade de produtos - de caixas de bombons e maços de cigarro a salgadinhos e biscoitos.
- Planeja investir numa nova linha de produção e numa laminadora e ingressar em nichos inexplorados ou mal atendidos pelos fabricantes de embalagens no país, como o de carnes bovinas e os de grãos.
- A Vitopel, controlada pelos fundos de investimentos JP Morgan e Crédit Suisse desde 2000, é a terceira maior fabricante de BOPP do mundo.
- Foi criada em 1988 na Argentina pelos mesmos donos da Arcor, a fabricante de biscoitos e confeitos.
- O faturamento foi de R$ 570 milhões (US$ 317 milhões) em 2007. A previsão é que, sem os investimentos previstos para este ano, a receita alcance R$ 630 milhões (US$ 350 milhões) em 2008.
- A fatia da empresa na América Latina alcança 52% de um mercado que cresceu 6,5% no ano passado.
- José Ricardo Roriz Coelho: presidente.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

OPORTUNIDADE - X IDÉIAS - PATROCÍNIO INSTITUCIONAL

- Para empresas que precisam aliar sua marca a um evento que fale diretamente ao mundo corporativo.
- X Ideias é uma plataforma de geração de conteúdo originário de debates entre especialistas que reforçam os vários ângulos que se pode ter de questões relevantes para a vida pessoal e profissional, levando o espectador a se posicionar, possibilitando revisão dessa posição.
- A geração passa por um debate, as saídas são múltiplas e incluem além do próprio debate presencial, um programa de televisão, um programa de rádio, um dvd, um site, podcast e eventos in company.
- Empresas interessadas em associar a sua marca a criação de conteúdo, inovação, conhecimento devem se aproximar do X Idéias: http://www.xideias.com.br/
- Informações: luizgm@gmail.com

PROSPECT - OKEAN

- A Okean é fabricante de calçados esportivos e conquistou o mercado internacional.
- A marca recebeu compradores da Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Turquia, Emirados Árabes, Israel, Estados Unidos, Panamá, República Dominicana, Equador, Venezuela, Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai.
- A marca está no mercado há seis meses.
- 90% das vendas na Couromoda foram para o mercado internacional.
- As linhas esportivas de tênis, sandálias e chinelos ganharam foco.
- Todos os lançamentos da Okean já estarão no mercado a partir do mês de março tanto nas lojas do Brasil, como em outros países.
- Éde Laredo: diretor.

PROSPECT - MARSH

- O Marsh & McLennan Companies (MMC), um dos maiores grupos do mundo de consultoria e corretagem de seguros e resseguros, está mudando suas operações na América Latina.
- Com o forte crescimento dos negócios na região, o grupo resolveu criar uma nova empresa para a área de benefícios e promete investir US$ 100 milhões em dois anos na região.
- A nova unidade de negócios será uma "joint venture" entre a Marsh, a corretora de seguros do grupo, e a Mercer, focada em consultoria para recursos humanos.
- No Brasil, terá 130 funcionários e mil clientes - que vão desde grandes companhias até escritórios e pequenas empresas - com um total de 500 mil vidas seguradas.
- A "joint venture" recebeu o nome de Marsh Mercer Health & Benefits e vai oferecer assessoria nos programas de benefícios das empresas.
- No Brasil, em 2006, movimentou R$ 2,14 bilhões.
- A MMC atua em quatro áreas: grandes riscos, afinidade (seguros massificados), benefícios e médias empresas.
- Thomaz Menezes: presidente da Marsh para a América Latina.
- Sheila Clezar: presidente no Brasil.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

PROSPECT - COMPASS

- O grupo francês Accor vendeu para a Compass sua fatia remanescente de 50% na atividade brasileira de serviços de alimentação.
- Em 1998, a Compass já tinha comprado da própria Accor a outra metade desse negócio.
- Após essa venda, a Accor continuará com seu ambicioso plano desenvolvimento no Brasil e na América Latina em duas áreas estratégicas, serviços e hotéis.
- Vale recordar que a Accor no Brasil conta com as marcas Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, Formule 1, entre outras.
- Gilles Pélisson: executivo-chefe.

PROSPECT - VOTORANTIM CIMENTOS - INTERNACIONAL

- A Votorantim Cimentos aumentou sua expansão internacional por meio da aquisição da Prairie, uma das maiores companhias de concreto e agregados (principalmente pedras) dos Estados Unidos.
- Com a compra, a Prairie passou a ser a oitava unidade da VC na América do Norte e a nona no exterior.
- O mercado brasileiro de concreto responde por uma produção de 22 milhões de m³ do insumo.
- A empresa produziu e comercializou 6,5 milhões de toneladas no ano passado.
- A América do Norte passa a ter peso maior nos negócios de concreto e de agregado da Votoratim.
- A produção da empresa no Brasil é de 3,5 milhões de m³.
- A Votorantim Cimentos também anunciou ontem a construção de nova unidade de cimentos na Geórgia, que deverá entrar em operação em 2009.
- O processo de internacionalização da companhia começou em 2001 e hoje os negócios fora do país já representam 30% do faturamento da Votorantim Cimentos.
- Walter Schalka: presidente da Votorantim Cimentos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

PROSPECT - MUNICH RE

- A Munich Re, uma das maiores companhias de resseguros do mundo informou que vai abrir uma subsidiária em São Paulo.
- Optou por operar no Brasil como um ressegurador local, que constitui empresa aqui.
- A Munich vai operar em todos os segmentos no país.
- Criada em 1880, a resseguradora lucrou 3,9 bilhões de euros no ano passado, alta de 11,4% sobre 2006.
- Ao todo, tem 37 mil funcionários em mais de 50 países.
- Espera crescimento expressivo do resseguro, graças à abertura do mercado e à expansão da economia.
- Os prêmios com resseguro somaram R$ 2,7 bilhões até novembro de 2007, alta de 4%.
- Georg Daschner: responsável no conselho da empresa pela América Latina.

PROSPECT - GLOBAL 4 - SUMMER BRASIL TURISMO

- O setor imobiliário, com o nicho de exploração turística deve trazer mais duas empresas à bolsa.
- Em janeiro, duas empresas do ramo turístico-imobiliário pediram à CVM registro para ofertar de ações no Novo Mercado: Global 4 e Summer Brasil Turismo.
- O negócio consiste em adquirir terrenos, preferencialmente, no Nordeste do país, para construção de condomínios de veraneio e hotéis de luxo.
- Em sua maior parte, a gestão dos empreendimentos será feita em parceira com administradoras hoteleiras.
- A Global 4 como a Summer foram criadas há poucos meses e ainda não possuem ativos, só projetos.
- A Global 4 diz já ter 26 localidades identificadas e a Summer, outras 34, como potenciais candidatas a construção de condomínios e hotéis.
- Para construção imediata, logo após a capitalização em bolsa, a Global 4 tem 10 projetos selecionados e a Summer, mais outros 10.
- A idéia de fazer hotéis e casas de luxo para férias no Nordeste tem entusiastas, que vêem nos números pequenos de hoje um grande potencial para o futuro.
- Global 4: Mário Correia de Carvalho (ex-Sauípe pela Odebrecht), Cléber Soares (implantou empreendimentos em Itacaré), e João Carlos Cavalcanti (especializado na criação de novas companhias).
- Summer: aposta da família Pontes, que construiu o Summerville Resort, em Porto de Galinhas (PE).
- O público-alvo é o turista estrangeiro.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

PROSPECT - CIA IGUAÇU

- A Cia. Iguaçu de Café Solúvel, terceira maior exportadora de café solúvel do país.
- A empresa programa uma expansão para os próximos meses.
- Controlada pelo grupo japonês Marubeni e com faturamento anual de cerca de R$ 500 milhões, a Cia. Iguaçu tem no Brasil uma única fábrica no Paraná com capacidade para produzir até 20 mil toneladas de café por ano.
- A outra unidade da empresa está na Espanha, tocada em sociedade com a Seda Solubles, uma companhia local.
- A Cia. Iguaçu ainda não definiu exatamente onde e quando deverá construir sua nova fábrica. Mas está inclinada a fortalecer sua presença na União Européia, que lidera o consumo global de café solúvel, ou partir para a Rússia.
- Com mais de 70% de sua produção exportada, a Cia. Iguaçu é a principal vendedora de solúvel do Brasil para o Japão.
- O grupo também está aumentando participação em outros países da Ásia e América do Sul.
- A companhia tem a marca Iguaçu como carro-chefe.
- Seigo Takahashi: vice-presidente.

PROSPECT - SPEEDO

- A Speedo Brasil está investindo para se tornar uma marca unissex.
- A meta da empresa australiana de artigos de natação, que está há 30 anos no mercado brasileiro, é que os produtos voltados para as mulheres respondam por 50% do faturamento.
- Em apenas dois anos, a participação do público feminino nas vendas da Speedo saltou de 20% para 45%.
- A Speedo abriu três unidades próprias em locais estratégicos na cidade de São Paulo para o público feminino.
- As lojas-conceito têm linhas exclusivas, com apelo 'fashion', e maior variedade de modelos femininos.
- Outra ação para atrair os olhares femininos é fechar parcerias com estilistas brasileiros como Amir Slama e Lorenzo Merlino.
- As vendas da filial brasileira aumentaram 63% no ano passado, na comparação com o ano anterior.
- A expectativa para 2008 é que a receita salte mais 50% por conta da continuidade dos licenciamentos com a Grendene e dos Jogos Olímpicos de Pequim.
- Em 2008, a verba de marketing esportivo terá um acréscimo de 20%.
- Renato Racker: diretor de marketing.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

OPORTUNIDADE - X IDÉIAS - PATROCÍNIO INSTITUCIONAL

- Para empresas que precisam aliar sua marca a um evento que fale diretamente ao mundo corporativo.
- X Ideias é uma plataforma de geração de conteúdo originário de debates entre especialistas que reforçam os vários ângulos que se pode ter de questões relevantes para a vida pessoal e profissional, levando o espectador a se posicionar, possibilitando revisão dessa posição.
- A geração passa por um debate, as saídas são múltiplas e incluem além do próprio debate presencial, um programa de televisão, um programa de rádio, um dvd, um site, podcast e eventos in company.
- Empresas interessadas em associar a sua marca a criação de conteúdo, inovação, conhecimento devem se aproximar do X Idéias: http://www.xideias.com.br/
- Informações: luizgm@gmail.com

PROSPECT - J. MALUCELLI

- O Paraná Banco, que controla a seguradora J. Malucelli, anunciou que vai criar uma resseguradora local com capital de R$ 70 milhões, pondo fim ao monopólio de 69 anos do IRB.
- A J. Malucelli Re será a primeira resseguradora privada e de capital nacional do país.
- Concorrente: dois grupos estrangeiros devem anunciar a criação de empresas resseguradoras no país. O Lloyds of London, maior mercado de seguros e resseguros do mundo, também vai anunciar sua entrada no Brasil nos próximos dias.
- O mercado brasileiro foi aberto para competidores no ano passado.
- A J. Malucelli é a maior seguradora do país no seguro garantia. Tem sozinha 50% do mercado, que dobrou de tamanho em 2007.
- Até novembro, registrou prêmios de R$ 157 milhões.
- Nos últimos dez anos, a J. Malucelli já pagou em prêmios para as resseguradoras com quem trabalha mais de R$ 470 milhões, gerando R$ 300 milhões de lucros para estas companhias.
- A nova resseguradora vai se dedicar apenas ao seguro garantia, atendendo as operações do grupo.
- Quem vai tocar a nova empresa é Luis Alberto Pestana, que havia sido contratado no final de 2006 pela UBF (concorrente da J. Malucelli).
- Alexandre Malucelli: vice-presidente.

ATENÇÃO - TEXACO - ESSO

Ficar atento as seguintes possíveis mudanças:
- Os interessados na Esso aguardam a resposta da ExxonMobil sobre o resultado das ofertas para compra dos ativos de distribuição na América do Sul.
- Aumentam as especulações de que outra gigante, a Texaco, pode ser colocada à venda pela Chevron.
- A Texaco tem 7,7% do mercado total de distribuição do Brasil, fatia maior que a da Esso, de 5,7%.
- A Chevron nega que esteja vendendo sua rede de postos no Brasil. Mas fontes do mercado e até alguns envolvidos no processo de venda da Esso admitem grande expectativa de que a companhia inicie um processo semelhante ao da compatriota neste ano.
- Na Exxon, as propostas dos seis interessados pelos ativos no Brasil. já estão em fase de análise. A lista de interessados nos ativos da Esso no Brasil inclui a Petrobras, Ultrapar, AleSat (apoiada pelo Bradesco), os fundos de investimento GP e Ashmore, além da maior processadora de cana-de-açúcar do país, a Cosan.