quarta-feira, 31 de outubro de 2007

PROSPECT - KROTON EDUCACIONAL

- Como a autorização para abertura de novas unidades de ensino superior está levando mais tempo do que o previsto, a empresa quer acelerar a compra de instituições que já têm as licenças para funcionar.
- A Kroton pretende abrir 16 novos campi até o fim de 2008. Antes, a meta seria alcançada apenas com a expansão orgânica, mas agora inclui aquisições.
- O foco são pequenas e médias instituições de ensino que contabilizam entre 500 e 3,5 mil alunos. Há cerca de 136 mercados potenciais, dentre os quais 40 são prioritários.
- A Kroton anunciou a compra da Fadom, em Divinópolis (MG), por um total de R$ 13,1 milhões.
- A companhia só trabalha com um sistema totalmente padronizado, em que as aulas já estão prontas para os professores.
- A proposta é pulverizar o ensino, e não ter grandes centros em poucas cidades.
- Na comparação com o mesmo período de 2006, a receita líquida do terceiro trimestre subiu 53,3%, para R$ 35,4 milhões.
- O lucro líquido foi de R$ 8,9 milhões, contra R$ 1,1 milhão no ano passado.
- Walter Luiz Diniz Braga: presidente da Kroton.

PROSPECT - HAL - FÁBRICA DE ÓCULOS - FOTOPTICA

- O grupo holandês Hal Investments comprou a Fotoptica, varejista de 29 lojas próprias e 39 franqueadas da região Sudeste, e a Fábrica de Óculos, rede óticas que possui 29 unidades próprias na Bahia e em Sergipe.
- A varejista baiana custou mais caro do que a tradicional rede paulista de óticas, o que mostra que os ativos no Nordeste estão sendo valorizados pelos estrangeiros, que vêem a oportunidade de um rápido de crescimento na região.
- O grupo Hal é uma das maiores varejista de óculos do mundo, ao lado da italiana Luxottica.
- Uma das prioridades na Fotoptica será a expansão da rede, que será acelerada com a entrada da Hal.
- Fernando Janikian: Presidente da Fotoptica.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

PROSPECT - NATURAL DRINKS - ONE

- Há dois anos nasceu Natural Drinks, onde se desenvolveu e acabado de lançar a caipirinha pronta One.
- O produto, sem similar no mercado, não tem adição de conservantes, é vendido congelado e embalado em sachês.
- De um lado do envelope fica o destilado - cachaça ou vodca. Do outro, as frutas em pedaços: limão, maracujá, frutas vermelhas ou morango.
- A fábrica tem capacidade para produzir 8 milhões de doses.
- Em um ano quer estar em 500 pontos de venda em São Paulo por onde vai iniciar a distribuição.
- Num primeiro momento, a caipirinha estará em padarias chiques, empórios, e lojas de conveniência, mantidas em geladeiras desenvolvidas para a empresa. A segunda fase é entrar nos supermercados.
- O objetivo é que o consumidor beba a caipirinha e ache que ela foi feita na hora.
- A unidade deve custar de R$ 5 a R$ 8 dependendo do tipo de destilado e da fruta.
- A exportação já está sendo delineada.
- Ricardo Ermírio de Moraes: Diretor-Presidente.

PROSPECT - CATUAÍ

- Três meses após anunciar investimentos de R$ 80 milhões na expansão do Catuaí Shopping, em Londrina, segunda maior cidade do Paraná, o grupo Catuaí lança hoje em Maringá, a terceira cidade em população do Estado, um novo empreendimento, orçado em R$ 180 milhões.
- O novo shopping de Maringá terá área construída de 51 mil metros quadrados e será totalmente horizontal.
- Deverão ser instaladas 231 lojas, sendo seis âncoras, e o local terá 1,5 mil vagas de estacionamento.
- O grupo deverá ficar com cerca de 50% do empreendimento e o restante terá participação de fundos de investimento, cujos nomes não são revelados.
- O grupo Catuaí começou como um grupo de construção civil e em 1990 inaugurou seu primeiro shopping em Londrina. Neste caso o grupo paranaense é dono de 87% das ações.
- Alfredo Khouri: diretor-presidente.

PROSPECT - BEMATECH - RENTECH

- A fabricante de equipamentos de automação comercial Bematech anunciou a aquisição da Rentech, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para impressão fiscais, entre outras operações contábeis.
- Há 12 anos no mercado, a Rentech desenvolve sistemas e atua como integradora de software no mercado de automação comercial. Segundo a Bematech, a companhia atende mais de 3 mil estabelecimentos comerciais no país, entre eles estão Avon, Bauducco e O Boticário.
- O volume de negócios registrados pela Rentech no primeiro semestre do ano somou receita líquida de R$ 5,2 milhões.
- Com a aquisição, a paranaense Bematech dá mais um passo na tentativa de se consolidar como um fornecedor único de produtos de automação comercial.
- O objetivo é justamente ampliar a divisão de sistemas, para levar equipamentos até clientes de pequeno porte.
- No segundo trimestre deste ano, a divisão de hardware respondeu por 69% dos negócios. Nesse intervalo, a receita líquida da empresa atingiu R$ 59 milhões.
- Luciano Sfoggia: vice-presidente de finanças.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PROSPECT - SANTELISA VALE - BIAGI

- A família Biagi, controladora da Santelisa Vale, resultado da fusão entre as usinas Santa Elisa e Vale do Rosário está reestruturando seus negócios de bens de capital, hoje divididos entre as empresas Sermatec e Renk Zanini, ambas especializadas em equipamentos para usinas de açúcar e álcool.
- Os Biagi vão reativar a Zaci (Zanini Comércio Internacional), uma trading voltada para exportações de equipamentos sucroalcooleiros.
- A estratégia da família também prevê a fusão das duas empresas - Sermatec e Renk Zanini - ou a criação de uma holding, que teria sob seu guarda-chuva as indústrias de bens de capital da companhia.
- O objetivo do grupo é abrir o capital da nova empresa ou da holding, uma vez definido o modelo de união.
- Com a estratégia de união, a família Biagi tentará fortalecer Sermatec e Renk Zanini, que têm posições consolidadas no mercado.
- Marcelo Taparelli: diretor superintendente.

PROSPECT - LOCAR

- Depois de conquistar um lugar de destaque entre as maiores locadoras de guindastes e transporte pesado para a indústria, a Locar aposta agora no segmento de construção civil para diversificar suas atividades.
- A empresa está investindo R$ 30 milhões na aquisição de 26 gruas, o que marca sua entrada no setor.
- A locadora possui mais de 650 equipamentos entre guindastes, reboques, caminhões e carros.
- Atuar no transporte pesado representa um foco que nasceu junto com a Locar, mas que representa hoje algo em torno de 30% de seu faturamento.
- O objetivo da empresa é que o segmento de gruas represente 5% do faturamento já em 2008.
- A previsão da Locar para este ano é de faturar aproximadamente R$ 180 milhões, o que significa crescimento de 20% sobre o resultado de 2006.
- Dos R$ 180 milhões que a Locar deve faturar em 2007, cerca de 60% é referente ao negócio de guindastes e o transporte pesado fica com 30%.
- Para o ano que vem, as estimativas são mais otimistas, com possível alta de 45%.
- Julio Eduardo Simões: presidente.

PROSPECT - AREVA

- A multinacional estuda dobrar a produção da operação de Canoas, onde faria saltar dos atuais 12 mil megaVolt Ampères (MVA) para 24 mil MVA em curto espaço de tempo.
- Além de Canoas, a estatal tem no Brasil uma unidade em Itajubá (MG), que fabrica equipamentos de alta voltagem; e em São Paulo (SP), que além de maquinário de média voltagem, ainda reúne a força de vendas e a automação.
- No Brasil mostram a filial deverá alcançar algo como 250 milhões de euros no ano, sendo que 170 milhões de euros virão das atividades de transmissão e distribuição.
- Sérgio Gomes: diretor-presidente para a América do Sul.
- Philippe Guillemot: presidente mundial da divisão de transmissão e distribuição da estatal francesa Areva, (está no Brasil disposto a reforçar a imagem do grupo).

PROSPECT - DROGARIA IGUATEMI

- Com mais de 40 anos de administração familiar, a Drogaria Iguatemi está dando os primeiros passos para a profissionalização de sua gestão.
- Iniciou conversas com fundos de private equity em busca de um parceiro para o seu projeto de expansão.
- A rede, que começou com a loja instalada no Shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo, tem outras duas unidades. O plano até 2009 é abrir mais quatro lojas, duas em São Paulo e outras duas fora do Estado.
- Tem foco na classe A e busca ser referência em produtos importados. Só neste ano fez cerca de 400 lançamentos.
- Está negociando com duas famosas marcas de dermocosméticos internacionais que não são vendidas em farmácias no Brasil e segundo fontes do setor, se tratam da francesa Lancôme e da americana Perricone.
- Iniciou um projeto de reestilização das lojas, que deve ficar pronto em 2008.
- Para 2008 planeja a estréia de mais dois canais de venda: um site na internet e uma revista-catálogo de 25 mil exemplares. Para atender aos pedidos, será montado um pequeno call-center.
- Leonardo Jorge: presidente.
- Leonardo Diniz Jorge: diretor.
- Gilson Baldassari: consultor da empresa.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

PROSPECT - SONDA SUPERMERCADOS

- Rede elege a Grande São Paulo como área de atuação e cresce acima da média nacional.
- Quinta maior rede no ranking paulista e 14 no nacional, a Sonda Supermercados está disposta a escalar mais alguns pontos na classificação com uma estratégia de expansão baseada em custo operacional eficiente e administração enxuta para manter preços competitivos frente à concorrência.
- Essa combinação vai permitir à Sonda crescer 16% este ano.
- Com isso o faturamento vai de R$ 771 milhões, registrados em 2006, para R$ 900 milhões em 2007.
- A empresa inaugurou sua 13 loja e a primeira na cidade Guarulhos, na Grande São Paulo. Outras duas devem ser abertas no estado nos próximos 15 dias, e mais três até o segundo trimestre de 2008.
- A empresa planeja a construção de um shopping center de conveniência e um conjunto residencial.
- Os donos do grupo Sonda, Delcir e Idi Sonda, tem investimentos diversificados e estão entre os maiores investidores do Shopping Center Anália Franco.
- Além de Guarulhos e da capital paulista, o Sonda está presente na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC.
- As cidades de Piedade, no interior paulista, e Carapicuíba, na região metropolitana, são as próximas a receber lojas da rede.
- Até abril de 2008 devem ser inauguradas as unidades que estão em construção na capital de São Paulo, nos bairros Carrão, Vila Maria e Pompéia.
- Além das lojas, a rede realiza, desde o final de 2004, vendas através da internet.
- O cartão próprio, lançado há oito anos, com a parceria da Fininvest, possui uma base de 85 mil clientes ativos.
- Há um mês, a rede lançou nova versão com a bandeira Mastercard, cuja meta é chegar a 50 mil unidades até o final deste ano.
- Roberto Longo Pinho Moreno: diretor financeiro.

PROSPECT - PROSECCO DOC NO BRASIL

- O Conde Giordano Emo Capodilista, da La Montecchia e Silvia Franco, espécie de embaixatriz dos Prosecco DOC desembarcaram no Brasil para mostrar o que que o Veneto tem.
- Silvia atua na Nino Franco, produtora do espumante de Valdobiaddene, região que tem o direito por lei de fazer o legítimo Prosecco.
- Eles estão no Brasil para mostrar ao mercado brasileiro que há Prosecco de boa qualidade.
- Para conquistar o reposicionamento, ela aposta no discurso da simplicidade.
- O objetivo é mostrar que o espumante é uma bebida de qualidade que se toma em qualquer ocasião. Diferente do champanhe, que é mais caro e só é bebido em situações especiais.
- O Conde Giordano quer aumentar suas vendas para o Brasil.
- Spumanti da Valdobuaddene a partir de R$ 65 e os vinhos do feudo de Giordano começam em R$ 55.

PROSPECT - QUEENSBERRY

- Em uma pesquisa da AC Nielsen-Scantrack, feita entre junho e agosto, a marca nacional de geléias Queensberry aparece como líder no setor com 34% do mercado e 48% do segmento premium.
- Kiviks Marknad é a fabricante do produto.
- Os números são resultado de três anos de investimento em marketing, distribuição e adequação da produção.
- A Kiviks cresceu 105% desde 2003 e 50% só no primeiro semestre desse ano.
- O investimento em marketing dobrou em relação a 2006 e a empresa anunciou pela primeira vez em mídia eletrônica.
- Quer aumentar ainda mais o share e a distância para o segundo colocado.
- O principal lançamento foi a linha Delight, focada no conceito do bem-estar.
- A empresa investe também na linha tropical, com sabores como abacaxi com especiarias, manga com gengibre, jabuticaba & amora.
- A distribuição, no entanto, é mais concentrada no Norte e Nordeste e no setor de hotelaria e restaurantes por causa dos turistas estrangeiros.
- Cristiano de Moraes: diretor comercial.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

PROSPECT - INTERMEDIUM - CREDFLEX

- A financeira mineira Intermedium quer ganhar mercado com o home equity, um tipo de crédito imobiliário muito comum em países como Estados Unidos, México e Espanha.
- A financeira acaba de lançar seu Credflex, uma oferta de crédito lastreada pela alienação fiduciária de um imóvel.
- Com prazo de até 80 meses, o dono de um imóvel quitado poderá pegar um empréstimo correspondente a até 70% do valor do bem com taxa de juros inferior a 2% ao mês.
- No último mês, trabalhando ainda de forma experimental, a Intermedium fechou 15 contratos deste tipo.
- Além do Credflex, a Intermedium vai entrar também no crédito imobiliário tradicional, financiando a compra de imóveis usados e novos.
- A financeira acaba de fechar parceria com a rede Morar, uma associação de imobiliárias mineiras.
- A empresa estuda também a possibilidade de parcerias com construtoras, como a MRV controlada pelo presidente do conselho de administração da Intermedium, Rubens Menin.
- Desde o ano passado, a financeira vem atuando de forma mais agressiva no mercado, com expansão do portfólio de operações.
- João Vítor Teixeira de Souza: João Vítor Teixeira de Souza.

PROSPECT - D1 BP FUEL CROPS

- A D1-BP Fuel Crops Limited, joint venture criada em junho deste ano pelas empresas britânicas BP e D1 Oils deu o primeiro passo para a produção de pinhão-manso no Brasil.
- As sementes serão esmagadas localmente e o óleo bruto será exportado ao Reino Unido para a produção de biodiesel para atender ao mercado europeu.
- A meta é tornar o Brasil um dos principais fornecedores da matéria-prima para a produção de biodiesel.
- A D1-BP foi criada para ser o braço produtor de biodiesel das empresas e tem como plano investir globalmente 160 milhões de libras.
- Nessa primeira fase do projeto, os investimentos no campo pela D1-BP no Brasil deverão ficar entre US$ 15 milhões e US$ 18 milhões.
- A estimativa é que os 10 mil hectares produzem até 20 mil toneladas de óleo para a produção de biodiesel.
- Steve Douty: diretor executivo da D1-BP.

PROSPECT - VALTRA

- Depois de quase três anos de estudos e desenvolvimento de projetos, a Valtra, fabricante de tratores controlada pela americana AGCO Corporation, atendeu às pressões da rede de concessionários e ingressou em colheitadeiras.
- A empresa pretende "reforçar" as operações da rede, formada por 78 revendedores no país e 13 em outras regiões da América Latina.
- A Valtra pretende conquistar 5% do mercado no primeiro ano de operação, sem canibalizar os 19,7% de participação da Massey (do mesmo grupo AGCO).
- A Valtra pretende focar-se, principalmente, sobre os 36,3% de participação da vice-líder do mercado, a John Deere, considerando-se as vendas totais de 1.360 colheitadeiras no mercado interno de janeiro a setembro (a Case/New Holland está em primeiro lugar, com 44%).
- Os produtos da Valtra, que já detém 30% do mercado doméstico de tratores, chegam aos concessionários com preços "competitivos" em relação às concorrentes.
- Werner Santos: vice-presidente de operações comerciais da AGCO para a América do Sul.
- Henrique Dalacorte: vice-presidente de manufatura da AGCO para a América do Sul.

PROSPECT - DOCILE

- Docile avança no mercado interno e vai exportar para os EUA.
- A Docile preparou o maior pacote de lançamentos de sua história nas feiras do setor supermercadista nesse ano.
- Fabrica pastilhas, balas de goma, sucos em pó Tandy e, recentemente, chiclete com sabores e texturas inusitadas.
- Empresa familiar que fica no Rio Grande do Sul.
- A empresa que vai fechar este ano com 415 funcionários e um faturamento de R$ 55 milhões, 11% a mais que 2006.
- O ritmo de produção da empresa é de 50 mil quilos por dia. Exportam 15% da produção.
- Em 2008, terão seis lançamentos e faturamento previsto de R$ 65 milhões.
- Ricardo Heineck: diretor de marketing.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

PROSPECT - NEW HOLLAND

- A expansão da construção civil levou a New Holland a ampliar sua linha de produtos.
- As vendas da New Holland Construction - divisão da CNH, do Grupo Italiano FIAT - devem superar em 15% a meta inicial da empresa para 2008.
- Lançou nove novas máquinas, sendo duas linhas inéditas.
- O segmento de construção da New Holland é responsável por 40% da receita da empresa no Brasil, que totalizou US$ 1,2 bilhão em 2006.
- A empresa possui atualmente 18% de participação do mercado de máquinas brasileiro, a expectativa é que os novos modelos ajudem a empresa a conquistar dois pontos.
- A empresa irá inaugurar uma nova categoria no setor no Brasil com o manipulador telescópico.
- Todas as 13 concessionárias, assim como as 22 filiais no Brasil irão revender e dar assistência técnica aos novos produtos.
- A CNH registrou lucro líquido de US$ 121 milhões no terceiro trimestre do ano, alta de 82% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Gino Cucchiari: diretor comercial da empresa.
- Carlo Sighicelli: diretor de marketing.

PROSPECT - RGE - CPFL

- A RGE, controlada pela CPFL, quer expandir linhas de transmissão para fazer frente ao avanço da demanda.
- A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora com atuação no norte gaúcho, planeja investir entre R$ 850 milhões e R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para atender o crescimento esperado de demanda.
- O principal foco será a transmissão para planejar o sistema com uma certa folga.
- Nos dois trimestres iniciais deste ano o crescimento do consumo foi na ordem de 4,5% e os percentuais de julho, agosto e setembro foram semelhantes.
- Luis Henrique Ferreira Pinto: diretor de operações da empresa.
- José Carlos Tadiello: gerente de relações com o cliente.

PROSPECT - BANCO CARREFOUR

- Banco Carrefour lança cartão híbrido.
- Processado pela CSU CardSystem, o cartão chega ao mercado em novembro.
- Depois de dezoito anos do lançamento do cartão private label no Brasil, a rede de supermercados Carrefour começa a operar no próximo mês um cartão híbrido (private label com a bandeira Visa).
- Esse é o primeiro grande lançamento da rede após o começo da operação do Banco Carrefour no Brasil.
- O Cartão Carrefour, processado pela Cetelem, responde atualmente por 40% das vendas da varejistas e, embora ainda não exista uma meta, o objetivo é incrementar essa participação.
- O novo plástico, atualmente em fase de testes, será oferecido a partir de novembro, a uma base de 100 mil clientes que já utilizavam o Cartão Carrefour, mas que em algum momento deixaram de utilizá-lo.
- A partir de 2008, passa a ser oferecido nas lojas.
- Da base de 7 milhões de cartões Carrefour, cerca de 55% estão ativos.
- A expectativa do Banco Carrefour é de que parte deles migrem para o cartão híbrido, mas a idéia é conquistar também o consumidor que tem interesse nas vantagens do Cartão Carrefour e gostam de utilizar o plástico em outros estabelecimentos.
- Caíque Mello: presidente do Banco Carrefour.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

PROSPECT - DUDALINA

- Dudalina planeja abrir lojas em 15 aeroportos De olho nos executivos que transitam pelos aeroportos e que normalmente ficam durante horas aguardando seu vôo.
- A empresa catarinense já possui uma loja no aeroporto de Navegantes (SC) há um ano e meio, que serviu como piloto. Em setembro, abriu uma franquia em Congonhas (SP) e está em fase final de negociação com o aeroporto de Curitiba (PR).
- A meta é ter uma loja Dudalina Concept em 15 aeroportos brasileiros.
- Prevê encerrar o ano com um faturamento de R$ 112 milhões, 20% mais do que o obtido em 2006.
- Além da loja Dudalina Concept, os franqueados podem abrir também uma loja da marca Base, voltada para o público jovem.
- Em 2007, a Dudalina prevê vender 2,7 milhões de peças, sendo que 2,3 milhões são produzidas em fábricas próprias. Do volume total, 60% é das marcas Dudalina, Base e Individual, 15% é exportado e os outros 25% abastecem grifes como Harry´s, Daslu e Zara.
- Sede em Blumenau.
- Sonia Hess: presidente da empresa.

PROSPECT - PRUDENTIAL - RACIONAL

- A Prudential, um dos maiores grupos financeiros do mundo, com atuação em seguros de vida e gestão de ativos, está de volta ao mercado imobiliário brasileiro.
- O retorno ocorre no mesmo modelo que marcou sua entrada no México com investimentos em ativos voltados para clientes dos segmentos industrial e de logística, áreas consideradas de menor risco.
- A expectativa é aplicar até US$ 1 bilhão em uma década no país.
- A divisão imobiliária do grupo, a Prudential Real State Investors (PREI), acaba de firmar uma joint venture com a Racional Engenharia, que tem expertise nesse ramo de negócio no Brasil e atuação em engenharia e construção.
- A associação abrange edificações para indústrias leves, centros de distribuição de produtos e logística.
- A estratégia da PREI baseia-se em parcerias com grupos locais nos países onde está presente, que ficam com a operação e gestão.
- Atualmente, a PREI conta com 30 pessoas em seu escritório no Rio de Janeiro, que garantem suporte nas operações na região.
- A Prudential quer apostar também em parques industriais, reunindo várias empresas em um mesmo condomínio, oferecendo toda infra-estrutura e segurança.
- A Racional não muda em nada a linha da empresa no seu principal negócio - engenharia e construção -, que responde por 80% da sua receita. Neste ano, prevê fechar com faturamento equivalente (volume de negócios) de R$ 570 milhões.
- Paulo André Gomes: vice-presidente da PREI na América Latina.
- Newton Simões: presidente da Racional.

PROSPECT - ALUSA

- A brasileira Alusa venceu a licitação da estatal Petrobras para a construção da unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba, localizada em Ubu (ES).
- O contrato é no valor de R$ 422 milhões e pela primeira vez a companhia nacional será responsável por um projeto completo da estatal.
- De acordo com as especificações técnicas, a Unidade de Tratamento de Gás Sul terá capacidade para tratar 2,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
- Dona de um faturamento próximo dos R$ 700 milhões, segundo previsões para 2007, a Alusa vai receber os R$ 422 milhões pelos próximos 30 meses.
- A empresa tem também um pé no setor de geração de energia e outro no segmento de linhas de transmissão de energia.
- Controlada pela família Godoy Pereira, a companhia nacional entrou pela primeira vez no setor de geração em dezembro de 2005.
- Atualmente, a Alusa tem 11 empresas transmissoras de energia no Brasil e uma no Chile.
- José Lázaro Rodrigues: diretor da Alusa.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PROSPECT - SHOPPING D

- Excelentes resultados e a chegada de novas marcas fortes do varejo possibilitam a expansão do Shopping D.
- Conta atualmente com um mix de 230 lojas de produtos e serviços.
- Recebe a média de 1,1 milhão de visitantes/mês.
- No empreendimento trabalham cerca de 2.500 pessoas, sendo 90% delas nas 230 lojas.
- Os bons resultados do Shopping ao longo de 2.007, com crescimento de vendas de 18% no primeiros 9 meses do ano, em comparação com 2.006, vêm atraindo investimentos de varejistas em novas lojas e ampliação e em reformas de outras.
- Além de outras importantes marcas, chegaram ao Shopping D neste ano as âncoras C&A e Ponto Frio e o empreendimento já anuncia outra, a Centauro Esportes.

PROSPECT - BB MODERNO

- BB Moderno é uma marca de roupas infantis e de artigos para cama, banho e decoração
- Está consolidada e ávida para ter um sócio investidor. Precisa de capital para dar um salto e sustentar a oportunidade de expansão que bate à porta.
- Há quatro anos exporta para Alemanha, Espanha, Suíça e Holanda, operação que representa 7% do seu faturamento.
- A partir de janeiro, ela passa a vender no El Corte Inglês, loja de departamento espanhola. O corner ficará entre Ralph Lauren Kids e Baby Dior. Com essa comercialização, a exportação deve passar a representar 15% do faturamento.
- Produz 6 mil peças por mês, em média. E prevê um crescimento para 7 mil no próximo ano.
- Vai ter a abertura de uma franquia no Rio e nos Jardins, em São Paulo.
- Vende para 45 multimarcas no Brasil, tem franquias em São Paulo, Brasília e Curitiba e loja própria na Vila Olímpia.
- Um dos diferencias dos produtos são os bordados, feitos, em parte, por ex-pacientes psiquiátricos de Marília, onde fica a fábrica da família.
- Mara Bassan: proprietária.

PROSPECT - TCS

- Mudanças no comando da Tata Consultancy Services (TCS) Brasil, braço de tecnologia da informação (TI) do gigante indiano Tata, um dos maiores conglomerados industriais do mundo.
- Planeja chegar a 2010 com 5 mil profissionais e acaba de criar um novo centro de serviços em Alphaville.
- A operação no Brasil cresceu 40% entre 2006 e este ano, com grandes clientes como Vale do Rio Doce, Itaú, CTBC, ABN Amro Real, Motorola, Ministério da Previdência e Serpro.
- O Brasil é o quarto maior centro de desenvolvimento da companhia fora da Índia.
- Mundialmente, a TCS registrou vendas de US$ 1,42 bilhão no segundo trimestre fiscal, encerrado em 30 de setembro. A receita do ano fiscal 2006-2007 foi de US$ 4,3 bilhões.
- Cesar Castelli: presidente TCS Brasil.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

PROSPECT - SCOPEL

- Especializada em loteamentos populares, a Scopel planeja entrar em novas capitais.
- Fechou parceria com o maior fundo privado do mundo, o Carlyle Group e planeja acelerar a velocidade de crescimento da empresa especializada em loteamentos.
- A meta é aumentar a venda de unidades, hoje de cinco mil por ano, e acelerar a expansão dos loteamentos. Tem 25 mil terrenos a serem lançados.
- A empresa, que atua em 48 municípios no Estado de São Paulo, já olha oportunidades em outras cidades, como Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
- Neste ano, deve lançar 3,5 mil lotes, com expectativa de venda entre 4,5 mil e 5 mil unidades por mês, 50% voltados para classe baixa.
- Os próximos lançamentos são condomínios em Louveira, com 250 lotes, e Itaquaquecetuba, com 400 lotes.
- O valor geral de vendas estimado para os próximos dois anos é de R$ 2,2 bilhões.
- O segmento popular é a vocação da empresa, que também tem empreendimentos para as classes média e alta.
- Eduardo Scopel: presidente.

PROSPECT - ANCAR - SÃO MARCOS EMPREENDIMENTOS

- A carioca Ancar Gestão Integrada de Shopping Centers, uma das cinco maiores empresas de shopping centers do País e braço do grupo canadense Ivanhoe Cambridge, prepara-se para fortalecer sua posição em São Paulo.
- A companhia está em vias de concluir a compra da São Marcos Empreendimentos Imobiliários, o braço para shopping centers da Organizações Globo.
- A São Marcos tem atualmente participações em shopping centers consolidados do País como o Shopping Interlagos (50%) na capital paulista, Center Vale Shopping (50%) em São José dos Campos (SP), Downtown (100%) e Botafogo Shopping (14%) - ambos da capital fluminense.
- Após a associação com a Ivanhoe Cambridge, a Ancar anunciou a construção de dois shoppings, um em Porto Velho, na capital rondoniense, e outro em Mogi Mirim (SP), em associação com a Viação Santa Cruz, empresa de transporte público na região.
- A Ancar tem em seu portfólio centros de compras consolidados como Shopping Nova América, Rio Desing Barra, Rio Design Leblon e Conjunto Nacional Brasília, que está entre os primeiros shoppings inaugurados no País.
- Marcelo Carvalho: presidente da Ancar.

PROSPECT - ÁGUA SÃO LOURENÇO

- A Nestlé Waters procura também negociar no Brasil uma solução com governo e organizações não governamentais (ONGs) para aumentar a capacidade de produção de sua água São Lourenço, em Minas Gerais, que está limitada a 30% (13 milhões de litros por ano) por causa de acusações de que a empresa explora de maneira excessiva a fonte local e prejudica o meio ambiente.
- Água São Lourenço é uma grande marca, mas não um grande negócio, pois não deixam explorar.
- O grupo continua em busca de aquisição no setor de água mineral.
- Carlo Donati: presidente da Nestlé Waters.

PROSPECT - PORTONAVE

- A Portonave iniciou a operação do terminal privativo de uso misto, projetado a partir de investimentos de R$ 423 milhões e recebeu o alfandegamento pela Receita Federal.
- O terminal de contêineres da Portonave fica em Navegantes (SC).
- Carlo Bottarelli, presidente da Triunfo Participações e Investimentos S.A. (TPI), empresa que tem 50% da Portonave.
- Os outros 50% são da Backmoon Invest, ligada a investidores institucionais europeus.

PROSPECT - CAMARGO CORRÊA

- Com um portfólio diversificado de negócios - de engenharia e construção a bens de consumo, passando por concessões de energia e rodovias e fabricação de cimento e aço -, o grupo acaba de aprovar um pacote de investimentos de R$ 10,3 bilhões para o período 2008-2012, e desse montante a área de cimentos ficará com 40%.
- Meta: estar entre os cinco maiores grupos de capital nacional não financeiros.
- O grupo quer triplicar de tamanho dentro de cinco anos.
- Deve fechar 2007 com R$ 12,7 bilhões de faturamento.
- A meta do grupo, que enxerga na área de infra-estrutura muitas oportunidades de negócios, principalmente na operação de concessões - energia, rodovias, portos e aeroportos -, é chegar ao fim de 2012 com receita bruta de R$ 38,6 bilhões, o que significa crescimento anual médio de 23%.
- Está presente em 20 países.
- A área têxtil ganhou o mundo com a aquisição da espanhola Távex, a Alpargatas chegou aos EUA e tem planos mais ousados para o futuro e cimento montou uma plataforma forte na Argentina.
- Vitor Hallack: presidente do conselho de administração da holding Camargo Corrêa S.A
- José Edison de Barros Franco: diretor-superintende da holding.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

PROSPECT - MULTIPLAN - SHOPPINGS

- A Multiplan fortalece seu atual portfólio por meio de projetos greenfield com a construção de empreendimentos a partir do zero e planos geográficos estratégicos, comprando terrenos ao redor de seus shoppings já consolidados com o objetivo de transformá-los em empreendimentos multiúso.
- A Multiplan tem 12 shoppings próprios em seu portfólio, todos incorporados por ela, com exceção do Shopping Pátio Savassi (MG).
- Anunciou a expansão de dois de seus empreendimentos - os Shoppings Anália Franco (SP) e o Ribeirão (SP) - e, em relação a participações, adquiriu apenas a do Savassi, empreendimento do qual passou a deter 84%. A companhia também acaba de fechar a compra de três terrenos em Curitiba, localizados ao lado do Park Shopping Barigui.
- Esta aquisição, em linha com a estratégia da empresa de adquirir terrenos ao redor em seus shoppings visando ao desenvolvimento de projetos imobiliários, tem por objetivo dar prosseguimento à expansão e consolidação do Park Shopping Barigui.
- A empresa também assinou recentemente uma parceria com a WTorre para a construção de um empreendimento em São Paulo.
- Mário Augusto de Paula: diretor vice-presidente.

PROSPECT - BANQUET

- A Banquet, administradora de vales-refeição, alimentação, transporte e crédito consignado com sede em Porto Alegre, aderiu à rede Smart.Net para reforçar suas operações e resistir à concentração do setor no país.
- Com a nova parceria, os cartões emitidos pela empresa gaúcha passam a ser aceitos em mais de 100 mil estabelecimentos comerciais conveniados no Brasil.
- A Banquet tem 2,8 mil clientes, 130 mil usuários e cerca de 6 mil pontos-de-venda conveniados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e Belo Horizonte, mas a maior parte das operações está concentrada nos dois Estados do Sul, onde a empresa detém uma fatia de mercado de 18%.
- A administradora quer elevar a participação na região para 30% em dois anos.
- Tem a estimativa de expansão da base para perto de 220 mil usuários finais no mesmo período no sul, a empresa pretende adotar uma estratégia mais agressiva de captação de clientes em outros Estados.
- Para este ano, a Banquet prevê um faturamento de R$ 216 milhões, com alta de 29% sobre 2006.
- Eduardo Guerreiro: diretor presidente.
- César Gimenez: gerente comercial.

PROSPECT - ROS ROCA - USIMECA

- A Usimeca que é fabricante de equipamentos para limpeza urbana anunciou a criação de uma joint venture com 25% de participação da Ros Roca.
- Além da previsão de aumentar a presença nos mercados latino-americanos, a Usimeca pretende utilizar tecnologias e equipamentos da empresa espanhola para ingressar nos segmentos de transporte e armazenamento de Gás Natural Liquefeito (GNL) e no fornecimento de soluções para tratamento de resíduos com objetivo de geração de energia.
- A Usimeca quer atingir faturamento de R$ 150 milhões até o final de 2010, o que representa crescimento de 67% em relação ao que será obtido neste ano.
- A Ros Roca, que alcançou resultado próximo de 1 bilhão em 2006, aposta na aliança para acessar os mercados da América Latina e África do Sul.
- A Usimeca fabrica cerca de 800 unidades ao ano (70% do mercado nacional) e todos os produtos são montados sobre chassis de caminhões. Entre eles estão coletores, compactadores e varredeiras mecânicas.
- Cesar Moreira Filho: principal executivo (CEO) da Usimeca.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

PROSPECT - PROMOBARNA

- O grupo espanhol Promobarna planeja construir 30 mini usinas de biodiesel no norte de Minas Gerais, com um investimento total estimado em R$ 200 milhões.
- Será a estréia do grupo - um dos maiores da Espanha no segmento imobiliário - no crescente mercado de energias alternativas.
- A estratégia do grupo espanhol é instalar usinas próximas à produção da matéria-prima, que será diversificada.
- Grupo familiar com 30 anos de atuação, o Promobarna começou a fazer pequenos investimentos imobiliários no Brasil há aproximadamente seis anos.
- Em novembro de 2006, comprou 100% do capital da construtora mineira Arco Engenharia.
- Bernando Díaz Porgueres: diretor do grupo.

PROSPECT - CAMISARIA COLOMBO

- Com 90 anos de atividades completados neste mês de outubro, a Camisaria Colombo planeja abrir o capital.
- É a primeira de moda masculina a anunciar uma oferta inicial de ações.
- A idéia é abrir o capital dentro de aproximadamente três anos para promover o processo de expansão da rede.
- Possui 109 lojas próprias.
- Os recursos serão usados para abertura de aproximadamente 100 lojas de um total de 300 unidades que a rede pretende ter até 2017.
- Outros 100 pontos de venda da Colombo serão inaugurados dentro de três anos antes da abertura de capital, com recursos próprios e de financiamentos de bancos e do BNDES.
- O faturamento da Colombo cresce entre 10% e 15% por ano e deve manter essa média até 2010.
- Segundo estimativas a rede fatura pelo menos R$ 100 milhões por ano.
- A Colombo acredita que é possível abrir uma loja para cada 150 mil habitantes.
- A rede possui 1,4 mil funcionários diretos.
- A produção das roupas e sapatos da Colombo é totalmente terceirizada, sendo 80% produzidas em fábricas nacionais e outros 20% importados.
- Álvaro Jabur Maluf Jr.: presidente da Colombo.

PROSPECT - VISCONTI - PANDURATA

- A marca de salgadinhos Fritex deixa de existir.
- A Pandurata Alimentos, dona da empresa, está substituindo o nome Fritex por Visconti, marca que adquiriu em 2001 e que estava concentrada em produtos de Páscoa e de Natal.
- Agora, a Visconti engloba não só os salgadinhos Fritex, como também uma nova linha de biscoitos, nas versões recheado, wafer, cracker e amanteigado, marcando presença nas gôndolas o ano inteiro.
- Além dos produtos de Páscoa e natalinos, a Visconti já tinha as linhas de torradas e de bolos prontos.
- A Pandurata é dona da Bauducco também.
- Neste fim de ano, R$ 1 milhão serão investidos em ações de merchandising em programas femininos para anunciar a extensão da linha Visconti.
- Neste segundo semestre, a mudança de nome dos salgadinhos Fritex e o lançamento da linha de biscoitos já incrementaram as vendas da Visconti, que passaram a representar 20% do faturamento da Pandurata.
- A meta da companhia é fortalecer a marca Visconti para que ela continue respondendo por um quinto da receita da Pandurata.
- Paulo Cardamone: diretor de marketing da Pandurata.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

PROSPECT - TININDO - 3M

- A 3M, multinacional americana vai estrear mundialmente no mercado de vassouras e rodos.
- A divisão de consumo da 3M, dona de marcas como Scotch-Brite, Post-it e Durex, está lançando uma linha de limpeza popular, batizada de Tinindo.
- Será a primeira subsidiária da companhia em todo o mundo a testar um portfólio de produtos para as classes C, D e E. A linha terá esponjas, panos multiuso, vassouras e rodos.
- Divisão de consumo, hoje representa cerca de 15% do negócio da 3M no Brasil ou R$ 240 milhões.
- As esponjas Tinindo custarão entre 30% e 40% menos que as da marca Scotch-Brite.
- A 3M, que já não tem tradição de fazer investimentos em propaganda, não pretende investir na divulgação da nova marca. O trabalho ficará restrito ao ponto-de-venda.
- A 3M brasileira faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado. Em 2005, a companhia traçou a meta de dobrar de tamanho até 2009 e a área de consumo já alcançou esse objetivo.
- A empresa também atua em comunicação visual, cuidados com a saúde, transporte, segurança no trabalho, design e gráfica.
- Odair Faria: diretor da divisão de consumo da 3M.

PROSPECT - ADIDAS

- O Brasil tornou-se um dos mercados prioritários para a Adidas, empresa alemã de artigos esportivos com presença em 116 países.
- A meta é dobrar o faturamento da subsidiária brasileira até 2014.
- A participação da filial brasileira no faturamento mundial é de 2,8%. Levando-se em consideração esse percentual, o faturamento da Adidas Brasil foi de cerca de R$ 354,4 milhões, no período.
- A unidade nacional está hoje entre as 10 maiores em termos de faturamento, ficando à frente de países como a Itália.
- O objetivo agora é desbancar a liderança da Nike no Brasil.
- A Adidas investirá até 2010 pelo menos US$ 25 milhões na abertura de 25 lojas próprias, que vendem produtos fashion da marca, e uma loja específica de artigos esportivos da Adidas no Rio de de Janeiro.
- Atualmente, a empresa possui quatro lojas próprias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte e uma unidade de produtos esportivos também na capital paulista.
- Marcelo Ferreira: diretor-presidente da Adidas no Brasil.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

PROSPECT - BICBANCO

- Vai começar a negociar suas ações na Bolsa.
- No seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa tem como os princípios fundamentais: Transparência e Sustentabilidade.
- Faz 70 anos em 2008.
- Banco médio líder de mercado em termos de ativos totais.
- Tem foco no segmento de middle market com agilidade na concessão de crédito.
- Primeiro banco médio brasileiro a participar do programa global de financiamento do comércio exterior.
- Possui 24 agências ativas nas principais capitais e cidades do Brasil.
- Tem destaque nas operações de capital de giro com garantias de recebíveis.
- Pretende expandir sua carteira de crédito para 2008.
- Jose Bezerraz de Menezes: principal acionista.

PROSPECT - SHOPPINGS EM SP

- Em menos de seis meses, a capital ganhará cinco novos shoppings - de propostas populares a investimentos de luxo.
- Isso significa 350 mil metros quadrados construídos, 900 novas lojas e 6 mil vagas de estacionamento.
- Os transformaram-se no ponto de encontro preferencial dos paulistanos - um local em que se vai para andar, almoçar com a família, tomar um café ou folhear uma revista ou livro.
- O novo Shopping Metrô Itaquera terá as primeiras nove salas de cinema do bairro da zona leste. (Pertence ao mesmo grupo do Shopping Metrô Tatuapé) Deverá ser um dos maiores, com 220 lojas - 7 delas de departamentos - e 10 megastores, além de acesso direto pelo metrô.
- Já o Bourbon Shopping, na zona oeste, aposta num cinema com tela de quase seis andares de altura para atrair quem está nas imediações.

PROSPECT - SLC AGRÍCOLA

- É um dos destaques das empresas novatas na Bolsa de Valores. Essa empresa é um destaque num segmento em franca expansão.
- Com plantações de algodão, soja, milho e café espalhadas por oito fazendas em cinco estados, a SLC Agrícola investe pesado em tecnologia e gestão.
- Como as apostas são de crescimento da demanda mundial pelos principais produtos agrícolas no curto prazo, o espaço para a valorização das ações da empresa, na avaliação dos especialistas financeiros, é grande.
- Precisa de excelente imagem corporativa.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PROSPECT - EDB - ENERGIAS DO BRASIL

- Além de PCH, parques eólicos e térmicas, produção de energia também usará biomassa, a produção de etanol está nos planos de negócios da Energias do Brasil (EDB).
- É controlada pela Energias de Portugal (EDP), que detém ativos nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica.
- Quer atuar na cogeração energética, já que enfrenta dificuldades para encontrar parceiros nessa área.
- Quanto a outros projetos da Energias para a área de geração, estão incluídas a implantação de 20 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), totalizando 540 megawatts (MW).
- Custódio Miguens: vice-presidente de geração e meio ambiente da EDB.

PROSPECT - CIPLAN

- A Cimento Planalto (Ciplan) está investindo US$ 60 milhões para ampliar em 25% a capacidade anual de produção de cimento: de 1,6 milhão de tonelada este ano para 2 milhões de toneladas em 2009.
- A Ciplan registrou no acumulado deste ano até setembro aumento de 20% no volume de vendas ante igual período de 2006 e detém atualmente 3,6% do mercado brasileiro de cimento.
- Com atuação mais concentrada em cimento na região Centro-Oeste do País, a Ciplan tem negócios também nas áreas de concreto, argamassa, entre outros produtos utilizados pelas indústria da construção.
- Em concreto, tem unidades produtivas em vários estados brasileiros. Conforme dados do SNIC, entre janeiro e junho deste ano, a empresa foi a segunda maior em produção e vendas nos estados centrais brasileiros.
- No ano passado, faturou R$ 320 milhões e tem expectativa de obter um faturamento 25% em 2007, de aproximadamente R$ 400 milhões.
- Alexandre Chueri: superintendente.

PROSPECT - SISAN

- É o braço de incorporação do Grupo Silvio Santos lança R$ 135 milhões em seu primeiro exercício independente e anunciou shopping.
- O Grupo Silvio Santos quer dar força à sua subsidiária de incorporação imobiliária.
- Tem foco na administração dos imóveis e obras do grupo, a Sisan Empreendimentos Imobiliários quer crescer e aparecer.
- A empresa de incorporação tem uma previsão de receita operacional bruta de R$ 36 milhões para este ano, mas tem uma carteira de imóveis para incomodar concorrentes.
- São 110 imóveis não-operacionais, sendo que o aproveitamento atual desta carteira é de apenas 40%.
- Entre quatro empreendimentos, a empresa estima um valor geral de vendas (VGV) de R$ 135 milhões.
- A Sisan prepara também o lançamento de um shopping center no bairro paulistano Bexiga com espaço para 160 lojas e negociações já em curso com âncoras, incluindo seis salas de cinema e duas lojas de departamento.
- O portfólio da Sisan conta ainda com empreendimentos para locação, como o edifício Panamericano, em São Paulo, hoje 90% locado, e o Auto Moto Shopping Vimave, com as 60 lojas ocupadas.
- Eduardo Velucci: diretor da Sisan.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

PROSPECT - TIVIT - VNN

- O grupo Votorantim está prestes a levear a Tivit para a Bols de Valores.
- A Tivit é a empresa de tecnologia de informação do Grupo Votontim.
- Trata-se do primeiro negócio da Votorantim Novos Negócios (VNN) a ganhar porte suficiente para ir à bolsa.
- Em abril, se juntou à Telefutura e no começo de agosto selou a compra da Softway.
- A previsão de faturamento para este ano está na casa dos R$ 700 milhões, o dobro do valor arrecadado no ano passado.
- As últimas transações fortaleceram o segmento de "contact center" da Tivit, atividade que até pouco tempo era praticamente estranha ao portfólio de serviços da empresa. Com os acordos, assumiu a terceira posição no ranking desse serviço, perdendo apenas para Atento e Contax.
- Nascida em 2005, da fusão entre a Proceda e a Optiglobe, a companhia sempre esteve mais inclinada às atividades de desenvolvimento de software e prestação de serviços, como armazenamento de dados e gestão de operações críticas de informática.

PROSPECT - MEDABIL

- A empresa gaúcha Medabil Sistemas Construtivos anunciou a retomada dos planos de investimentos, começando pela construção de duas fábricas no município mineiro de Extrema, divisa com São Paulo, com investimento total de R$ 66 milhões.
- As duas fábricas mineiras, uma de estruturas metálicas e outra de painéis, telhas e placas de poliuretano, representam apenas o começo do programa de expansão que inclui a internacionalização já a partir de 2008, com a construção de uma fábrica em Angola, em parceria com um grupo local.
- Em 2006 teve um faturamento total de R$ 266 milhões, sendo 11% originários de exportações para países da América do Sul, África e Europa.
- Para este ano os negócios já contratados permitem prever um crescimento de 33% nas vendas brutas que deverão alcançar R$ 354 milhões.
- As estruturas metálicas e painéis fabricados pela empresa gaúcha destinam-se, na sua maior parte, à construção de prédios industriais e comerciais.
- Luiz Henning: diretor de expansão.

PROSPECT - OHL BRASIL

- A concessionária de rodovias OHL Brasil foi a grande vencedora do leilão de privatização de sete rodovias federais e se consolidou como a segunda maior administradora de estradas privadas no país, encostando na líder CCR.
- A companhia, subsidiária do grupo espanhol OHL, conquistou o direito de explorar por 25 anos mais de 2 mil quilômetros de rodovias federais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais se comprometendo a cobrar pedágios até 65% mais baratos.
- A empresa terá que fazer investimentos da ordem de R$ 16,7 bilhões ao longo das próximas duas décadas e meia nos cinco lotes que arrematou.
- José Carlos Ferreira de Oliveira: presidente da OHL Brasil.
- Felipe Ezequerra: vice-presidente.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

PROSPECT - FIT RESIDENCIAL - BAIRRO NOVO

- FIT Residencial é uma subsidiária da Gafisa voltada para o segmento residencial econômico.
- A empresa, que ainda não completou um ano de existência quer ser um dos principais players nacionais da baixa renda, seguindo os rastros da Gafisa para acelerar parcerias e negociações regionais.
- Visa dar independência à empresa com novas tecnologias construtivas e força de venda própria.
- Foi firmada no ano passado, através de uma joint-venture com a OAS, uma empresa para todo o mercado baiano.
- A Bairro Novo é uma terceira empresa da Gafisa, em parceria com a Odebrecht, para criação de "comunidades" com mais de mil unidades habitacionais.
- Com atividade prevista para 2008, a Bairro Novo pode inclusive criar novos mercados para a FIT, já que traz infra-estrutura e desenvolvimento de novas áreas, que terão expansão futura.
- Enquanto a FIT foca lançamentos entre R$ 60 mil e R$ 130 mil, aproveitando não só a classe C como certa fatia da classe B, a média de lançamentos da Bairro Novo deve ser de R$ 50 mil, conforme já divulgado pelo grupo.
- Newman Brito: diretor superintendente da FIT Residencial.

PROSPECT - SUMITOMO METALS - V&M

- O investimento de US$ 1,6 bilhão da Sumitomo Metals , maior produtora de tubos sem costura do Japão, e a Vallourec & Mannesmann , líder mundial no segmento, na instalação de uma nova usina de tubos sem costura, na cidade de Jeceaba, na região metropolitana de Belo Horizonte, corre o risco de ficar parado.
- Por causa da falta da licença ambiental para a instalação do Distrito Industrial da cidade, as duas empresas, que criaram uma joint venture para construir e operar a usina, não conseguiram ainda iniciar as obras no município.
- A usina é para construir em um local que foi projetado para ocupar uma área total de 6 milhões de metros quadrados e pretende, entre outras iniciativas, oferecer condições para que indústrias, principalmente minero-siderúrgicas se instalem na região.
- Argumento: precisa de uma agência para cuidar da sua imagem corporativa e de ações de responsabilidade sócio-ambiental.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

PROSPECT - RICARDO ELETRO

- Após adquirir as 86 novas lojas da rede Mig, em julho deste ano, a mineira Ricardo Eletro, quarta maior rede varejista do País, inaugurou, ontem, as suas primeiras lojas em Goiás e no Distrito Federal.
- Foram reabertas, no total, 20 unidades, que pertenciam anteriormente à rede Mig, agora com a bandeira da Ricardo Eletro, sendo dez em Goiânia e dez em Brasília.
- Até o final de outubro, novas lojas serão inauguradas no interior de Goiás e também em Brasília.
- A previsão é de que, até o final do ano, todas as lojas da rede Mig sejam reestruturadas com a bandeira da Ricardo Eletro.
- A Ricardo Eletro deve fechar o ano com um total de 240 lojas. A empresa projeta para 2007 um faturamento de mais de R$ 1,5 bilhão.
- A última fase da inauguração, prevista para outubro, abrange os pontos das Lojas Mig no interior de São Paulo.
- Ricardo Nunes: presidente da rede.

PROSPECT - VICTOR HUGO

- A Victor Hugo contratou uma consultoria para ficar responsável pela gestão e expansão internacional da Victor Hugo.
- O foco inicial é Portugal e Espanha.
- A consolidação da Victor Hugo no Brasil foi o maior estímulo para a expansão internacional.
- A primeira loja já esta em fase de implantação e será inaugurada este mês, no Shopping Vasco da Gama em Lisboa, Portugal.
- O plano de expansão da marca é abrir seis unidades exclusivas da marca e 20 corners em lojas multimarcas no período de três anos.

PROSPECT - MULTIPLAN

- O grupo já investiu R$ 219 milhões para ampliar a presença no mercado e continua na busca de novas oportunidades.
- Atualmente são 16 shoppings, sendo 12 próprios.
- A compra mais recente foi finalizada em junho, onde ficou com 83,8% do Pátio Savassi, voltado para o cliente de alto poder aquisitivo em Belo Horizonte.
- A Multiplan é a maior empresa de shopping centers do Brasil em faturamento e em valor de mercado.
- Sem contar expansões, 20 novos shoppings com 4 mil lojas serão abertos no país a partir de 2009.
- A Multiplan registrou um aumento de vendas de 18% nos shoppings de janeiro a agosto deste ano.
- Para incrementar as opções de entretenimento em seus shoppings, a Multiplan criou a rede Mega Zone, com jogos eletrônicos.
- No primeiro semestre, a receita bruta da Multiplan foi de R$ 163,4 milhões, sendo R$ 153 milhões provenientes do negócio de shopping centers e o restante da área de incorporação imobiliária.
- José Isaac Peres: controlador da Multiplan.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

PROSPECT - HERBALIFE

- A Herbalife, empresa de venda direta, lançou no mercado uma linha com sabonete líquido e creme hidratante que leva chá verde em sua composição.
- Batizada de Soft Green, os produtos complementam o segmento de Nutrição Externa da Herbalife.
- O conceito da nova linha já foi desenvolvido pela empresa.
- O formato das embalagens atende as necessidades dos consumidores e dos distribuidores, além de reforçar o conceito da companhia "oferecer bem-estar e estilo de vida saudável a seus clientes".

PROSPECT - FRAS LE

- Fabricante de lonas e pastilhas de freio do grupo Randon, prevê que irá exportar cerca de US$ 2 milhões para a China este ano, cerca de 2,7% do total das suas vendas externas.
- Está trabalhando e buscando diferenciais competitivos para ingressar com mais força no mercado internacional.
- Procuram nichos de mercado e empresas que valorizam o custo-benefício, o ponto forte dos produtos da Fras-Le.
- Considera fundamental participar do mercado chinês e querem crescer lá e nos outros paíse.
- Luis Antonio Oselame, diretor executivo da Fras-Le.

PROSPECT - CBCDE

- Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE).
- Os chineses estão procurando empresas brasileiros para participar do segmento de autopeças no mercado chinês que deve girar US$ 104 bilhões em 2010.
- Quer mostrar que os empresários brasileiros deveriam aproveitar melhor o potencial do mercado automotivo chinês, que hoje já se tornou o segundo maior do mundo.
- A falta de presença de empresas brasileiras no mercado chinês torna a balança comercial de autopeças desfavorável ao Brasil.
- Paul Liu: presidente.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

PESSOAS - GM/ SHIRE/ SHOPPINGS/ PHARMAPELE/ ROLAND DG/ METLIFE

- O executivo Márcio Souza acaba de assumir a gerência de Marketing e Vendas da biofarmacêutica Shire HGT. Será responsável pelas relações comerciais na região de São Paulo, além de comandar as ações nacionais na área de Marketing.
- Carlos Roberto Santos é o novo gerente de marketing do Shopping Taboão.
- Neliana Pucci está agora comandando os preparativos para a inauguração do Santana Parque Shopping.
- Carlos Eduardo Blauth assume como gerente de Franquias da CIG, gestora de franquias do Grupo Pharmapele.
- Tadeu Falsoni assume o cargo de gerente de Marketing da Roland DG, empresa japonesa fabricante de impressoras, modeladoras, gravadoras, plotters de recorte, scanners 3D, modeladora de protótipos para joalherias e impressoras de fotos por impacto.
- Robert J. Craddock é o novo diretor comercial de Bancassurance e Previdência Privada Aberta da MetLife. O executivo será responsável por bancos e canais de distribuição de terceiros e comandará uma equipe de 30 profissionais. O principal objetivo dele será consolidar as áreas de vida e previdência, otimizando assim o atendimento a clientes e maximizando a sinergia entre as duas áreas.
- Jaime Ardila, atual vice-presidente e chief financial officer da GM LAAM vai assumir a presidência da GM Brasil e Mercosul.
- Bruna Carincotte é a nova gerente de comunicação da rede de hotéis Novotel. Será responsável, a partir do Brasil, pelo fortalecimento da cultura Novotel entre as unidades da América do Sul, região na qual a marca opera, hoje, com 14 unidades.

PROSPECT - WISEWOOD

- Produz "madeira plástica", um substituto ao bem natural, fabricado com material reciclado como garrafas plásticas, fibra de vidro, pó de pneu e óleo lubrificante.
- É a primeira empresa de madeira plástica em larga escala do país, que dá início à sua produção neste mês em Itatiba.
- São dormentes, cruzetas para postes de linhas de transmissão, pallets e tapumes, itens onde a madeira agrega pouco valor.
- Por mês, a fábrica produzirá 900 toneladas de produtos acabados, podendo quadruplicar caso haja necessidade.
- Rogério Igel: diretor, acionista do Grupo Ultra e controlador da Ecosorb.
- Vladimir Kudrjawzew: presidente.

PROSPECT - LE BISCUIT

- Loja de presentes e itens de armarinho cresceu e tornou-se uma rede.
- Após inaugurar uma loja no shopping Iguatemi de Feira de Santana, vai abrir a primeira unidade fora da Bahia. Será uma loja em Aracaju (SE).
- O que move esse crescimento é a expansão do mercado consumidor do Nordeste.
- Possui cartão próprio.
- O faturamento da rede acumula um crescimento de 35% até o momento esse ano. Já possui 7 lojas.
- Possui 40 mil itens de produtos nas suas lojas.
- Hoje a loja é conhecida pela variedade de brinquedos, utensílios domésticos e de decoração, material de papelaria e até mesmo itens de informática e foto. E também pelos itens de armarinho e os pequenos presentes.
- Álvaro Sant'Anna: diretor-presidente da rede de varejo Le Biscuit.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

PROSPECT - LOJAS MARISA

- A rede de lojas Marisa, especializada no varejo de roupas femininas, pretende estrear na Bolsa de Valores de São Paulo.
- A Marisa pretende investir os recursos na expansão de sua rede e modernização de lojas, além de se desenvolver na área de crédito.
- A empresa pretende usar 41 % para expansão da rede de lojas e ampliação, e 32 % para suporte financeiro aos usuários do cartão Marisa.
- A companhia varejista conta com 178 lojas em todas as regiões do Brasil.
- No primeiro semestre de 2007 a empresa teve lucro líquido de 37,3 milhões de reais.

PROSPECT - BLADEX

- Prospect B2B.
- O Banco Latino-Americano de Exportações (Bladex) tem planos de ampliar sua atuação no Brasil ainda este ano.
- A previsão é de que até o final de 2007 o banco passe a ofertar leasing operacional e financeiro para companhias brasileiras exportadoras.
- A estratégia é ter maior penetração entre as pequenas e médias empresas e aumentar, até 2010, seus ativos totais de US$ 4,3 bilhões para US$ 6 bilhões na América Latina.
- O Brasil será o principal propulsor do banco nos próximos anos, na frente de Chile e México.
- A instituição pretende lançar, além do leasing , operações de factoring para exportação e importação no Brasil, o que ainda não existe.
- Por ser um dos principais focos do banco de fomento à exportação, o Brasil representa 35% dos ativos globais do Bladex.
- 50% dos clientes do banco no Brasil são instituições financeiras (incluindo bancos de pequeno, médio e grande porte), enquanto outros 50% são clientes corporativos, segmento no qual o banco começou a atuar há seis anos.
- Luiz Yamasaki: presidente do Banco no Brasil.

PROSPECT - PEPSICO - LUCKY - TORCIDA

- A empresa americana de bebidas e alimentos industrializados PepsiCo anunciou a aquisição da empresa brasileira Comércio de Doces Lucky Ltda, especializada em snacks (salgadinhos).
- A Lucky é a proprietária principalmente das marcas Torcida e Fofura, muito populares no Brasil, onde "constituem o essencial do volume de negócios da empresa".
- A transação inclui ainda duas fábricas da Lucky próximas da cidade de São Paulo.
- Esta aquisição reflete o compromisso a longo prazo da Pepsico de investir no Brasil.
- A empresa entrará no universo das classes C e D, os maiores consumidores dos produtos da Lycky.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

PROSPECT - SAMCIL

- Com a estratégia de crescimento mais agressiva de sua história, a Samcil acaba de adquirir seu terceiro plano de saúde do ano, a AMA Assistência Médica, totalizando R$ 52 milhões em investimentos.
- Operadora com 37 anos de mercado, a AMA é líder na região conhecida como Alto Tietê em São Paulo, tem um faturamento anual de R$ 30 milhões e vai agregar ao grupo uma carteira de 52 mil clientes.
- Nos últimos dois meses, a Samcil, plano de saúde especializado na classe C/D, também comprou a Sim (Serviço Ibirapuera de Medicina), com 60 mil beneficiários e forte atuação na zona Sul de São Paulo, e a Lumina Saúde, uma empresa pequena, com apenas 25 mil beneficiários, mas que abriu as portas para a entrada da empresa no segmento de planos para a classe B.
- A empresa tem dois objetivos: buscar a marca de 1 milhão de clientes e se prepara para a abertura de capital.
- Mauro Bernacchio: diretor-geral.

PROSPECT - SICOOB CREDICOM

- Aconteceu a fusão entre a Credicom e a Unicred BH.
- Com essa fusão fez surgir a maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil: Sicoob Credicom.
- As duas empresas atuavam na área médica em BH há mais de 10 anos e se juntaram para se tornarem mais competitivas frente ao setor bancário.
- A nova empresa nasce com R$ 300 milhões em ativos.
- Possui 23.500 cooperados.

PROSPECT - HTC - QTEK

- A HTC (High Technology Corp) anuncia a abertura de uma operação própria na América Latina, depois de se estabelecer na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos. O escritório ficará em São Paulo.
- Esse desembarque marca também o início da produção dos equipamentos da HTC no país.
- HTC é de Taiwan e dona da marca QTek.
- Dos nove modelos com que a HTC pretende marcar sua estréia na América Latina, sete já são feitos no Brasil. Até agora, toda a produção está direcionada ao país, mas o projeto é de iniciar as exportações em 2008.
- Trata-se da primeira operação de fabricação fora do eixo Taiwan-China.
- O foco da HTC está dirigido aos chamados telefones inteligentes - aparelhos que usam sistemas operacionais complexos e oferecem recursos de comunicação que vão muito além das ligações tradicionais de voz, como e-mail, mensagem instantânea e navegação na internet.
- A empresa já estabeleceu parcerias com todas as operadoras móveis do país.
- César Keller: gerente geral na América Latina.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

PROSPECT - ELEKTRA

- Depois de anunciar a chegada da rede varejista Elektra e do Banco Azteca ao Brasil, o grupo avalia novas oportunidades de investimento no país.
- Etanol, montadora de carros e fábricas de motocicletas e móveis são áreas que estão sendo estudadas pelo presidente do grupo Salinas, um conglomerado que reúne empresas de varejo, instituições financeira, emissoras de televisão e em empresas de telefonia.
- Olinda é onde ficará a sede do banco e da varejista, junto com um centro cultural a ser inaugurado.
- Pode se tornar mais interessante fabricar alguns bens localmente (como motos) do que importá-los.
- Na área de etanol estão interessados em levar a tecnologia brasileira ao México.
- A prioridade do grupo no Brasil é a implantação do banco Azteca e da Elektra.
- Para 2008, a meta é inaugurar 8 lojas no Recife e em Fortaleza. Outras 16 unidades serão do banco. Em 2009, a expectativa é chegar a Belém, com cinco pontos-de-venda. Depois, a todos os Estados do Norte e do Nordeste. Cada loja terá uma área média de mil metros quadrados, e os bancos, de 100 a 150 metros quadrados.
- Não descarta a aquisição de cadeias de varejo brasileiras para acelerar a expansão.

PROSPECT - EQUIPAV

- O grupo Equipav optou por deixar o negócio de concreto e concentrar sua atuação mais em etanol e concessões de rodovias e de saneamento básico.
- A meta é se tornar um dos cinco maiores grupos de bioenergia do país até o início da próxima década.
- Já possui usinas para cana de açúcar no interior de São Paulo.
- Outra vertente de investimento do grupo são as concessões públicas, que inclui rodovias federais e empresas de água e esgoto, em parceria com o grupo Bertin.
- José Carlos Toledo: diretor.

PROSPECT - MAGNESITA

- Magnesita: fabricante de materiais refratário.
- Estratégia: internacionalizar a empresa no rastro das siderúrgicas e cimenteiras, suas principais clientes.
- Quer dobrar o faturamento, de R$ 1,5 bilhão, nos próximos dois anos.
- Ronaldo Iabrudi : presidente.