segunda-feira, 30 de julho de 2007

PROSPECT - LOPES NORDESTE

- A Lopes, maior empresa de intermediação e consultoria imobiliária do Brasil, inaugurou ontem sua nova unidade de negócios na Bahia, denominada Lopes-Nordeste.
- A nova operação já conta com 120 corretores, e cerca de R$ 1 bilhão em lançamentos previstos até setembro de 2008.

PROSPECT - CAMARGO CÔRREA

- A Camargo Corrêa adquiriu uma propriedade em Bertioga, onde pretende criar um empreendimento imobiliário.
- A área totaliza aproximadamente 3 milhões de m² e o Volume Geral de Vendas (VGV) potencial do empreendimento a ser desenvolvido no local é de aproximadamente R$ 1 bilhão. Consequentemente as verbas para o marketing são altas.
- O lançamento será efetivado em fases, a partir de 2009 e deve estar completo em um prazo de 7 a 10 anos. Do preço total de aquisição do terreno, cuja participação da empresa é de 100%.
- Cerca de 3,5% será pago em dinheiro e o restante foi adquirido em permuta física, reforçando a estratégia de privilegiar a modalidade de aquisição.
- O landbank da empresa alcança R$ 6,3 bilhões de VGV potencial.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

PROSPECT - LEÃO ENGENHARIA

- Leão Engenharia lançou um empreendimento no Alphaville Salvador.
- Alphaville recebeu mais um importante lançamento imobiliário - o Residencial Lion.
- A Leão Engenharia foi vencedora do Prêmio Empresa Revelação do ano de 2006, concedido pela Ademi- - Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia.
- As vendas do Residencial Lion estão sendo realizadas pela vencedora do prêmio Top Of Mind 2007, a Brito e Amoedo Imóveis Consultoria e Planejamento.
- Ivan Leão: diretor da Leão Engenharia.

PROSPECT - BANCO AZTECA

- Uma instituição mexicana vai se instalar no Brasil: o Banco Azteca.
- O Azteca, que atua no segmento de baixa renda, é considerado um exemplo de sucesso por especialistas internacionais, depois de arrebanhar mais de 5 milhões de depositantes em pouco mais de cinco anos de atividade.
- O Banco tem uma tecnologia própria para a concessão e cobrança de crédito nas faixas de renda C e D.
- Azteca vai instalar sua matriz em Recife (PE) e, num primeiro momento, vai abrir agências em Fortaleza (CE) e Belém (PA).
- A operação do banco dependia, porém, da entrada da rede varejista de móveis e eletrônicos vinculada ao grupo, a Elektra. Nos últimos anos, a varejista, que é líder no México, tentou adquirir redes de lojas no Brasil.
- O Azteca vai criar uma rede de lojas comerciais de varejo no Brasil.
- O Azteca vai constituir um banco múltiplo, com carteiras comercial e de financiamento.
- A intenção do banco é operar na concessão de crédito e na prestação de outros serviços financeiros para a população de baixa renda.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

PROSPECT - SIOL ALIMENTOS

- Os esforços da Siol Alimentos também estão concentrados no segmento de molhos.
- A empresa foi fundada em Barueri há 35 anos, especializada em óleos, maioneses e gorduras.
- A estréia em atomatados com a marca Saúde aconteceu este ano, depois da compra de uma fábrica da Unilever em Goiás, com capacidade para processar 100 mil toneladas de tomate ao ano.
- Ao todo, a empresa investiu R$ 50 milhões para entrar no segmento, que deve englobar 70 itens de produtos; hoje o portfólio já soma 50 itens.
- A meta é conquistar 12% das vendas de atomatados até o final de 2008.
- O objetivo é faturar R$ 120 milhões só neste segmento.
- No ano passado, a fabricante atingiu receita de R$ 200 milhões com óleos, maionese e gorduras.
- A segunda etapa da investida acontece este mês, quando a Siol coloca nas gôndolas novas versões dos produtos em caixinha.
- Eduardo Nunes: gerente de marketing.

PROSPECT - PREDILECTA ALIMENTOS

- O mercado de atomatados cresceu apenas 3% no ano passado movimentando R$ 1,24 bilhão.
- O consumo de molhos vem crescendo e recebendo maior atenção da indústria, que investe em novas embalagens, trocando a lata, que vêm sofrendo o impacto do aumento do preço do aço e do alumínio nos últimos quatro anos, por caixinhas longa vida e embalagens em material flexível que ficam em pé na prateleira ("stand-up pouch"), mais conhecidas como "sachês".
- Os molhos, a única categoria deste segmento que vem apresentando crescimento contínuo, de 46% em quatro anos, chega em caixinha para aproveitar a infra-estrutura criada para envasar a polpa, o produto menos expressivo dos atomatados.
- Já a embalagem "stand-up pouch" é a que tem maior apelo de preço em relação à lata: custa 30% menos para a indústria e, em média, 10% menos para o consumidor final.
- Predilecta com sede em Matão. Faturou R$ 180 milhões no ano passado e pretende crescer 22% este ano, ancorada principalmente nas novas versões de atomatados. R$ 1 milhão de investimentos este ano em novos molhos em "stand-up pouch", que não são à base de tomate.
- No final de 2006, a fabricante paulista investiu R$ 10 milhões na aquisição da goiana Produtos Dez para ter a própria produção da polpa de tomate, além de milho e ervilha, linhas antes feitas por terceiros.
- A empresa afirma ter 18,5% deste mercado, liderado pela Unilever, dona das marcas Knorr Cica e Arisco, que juntas têm mais de 50%.
- Antônio Carlos Tadiotti: sócio-diretor da Predilecta.

PROSPECT - UNIP - OBJETIVO - ESTÁCIO

- Um dos maiores grupos de educação do país tem a rede universitária Unip e a de ensino fundamental e médio Objetivo.
- Pioneiro na massificação de cursos universitários.
- O faturamento total do ensino privado é estimado em R$ 36 bilhões, sendo que mais de R$ 15 bilhões são arrecadados por faculdades e universidades.
- As redes Unip e Estácio são as maiores no ensino superior nacional.
- A Unip tem faturamento anual da ordem de R$ 1 bilhão, cerca de 15% superior à receita de 2006 da Estácio.
- São 208 mil alunos sob a tutela do Grupo Unip e 177 mil no Grupo Estácio.
- João Carlos Di Genio: presidente.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

PROSPECT - M. DIAS BRANCO

- Empresa de massas e biscoitos que só trabalha com marcas regionais.
- A companhia é fortíssima no Nordeste com as marcas Fortaleza e Richester (com quase 30% do mercado de biscoitos).
- No Sul trabalha com a marca Isabela.
- No Sudeste trabalha com a marca Adria.
- A empresa fechou 2006 com uma receita de R$ 1,3 bilhão.
- Vendeu 891,3 mil toneladas de massas e biscoitos.

PROSPECT - VILMA ALIMENTOS

- Local: Minas Gerais
- Forte atuação em Minas Gerais e Espírito Santo.
- Possui nove marcas de massas e farinhas em seu portfólio.
- Faturamento de R$ 318 milhões no ano passado.
- Faz parte da estratégia ter uma oferta de produtos mais ampla.
- A marca é líder no mercado mineiro com mais de 40% de participação.
- O marketing institucional com órgãos locais é muito usado e a empresa também faz mídia externa, degustação em supermercados locais, e programas de rádio e TV regionais.
- Cezar Tavares: vice-presidente de marketing e vendas.

PROSPECT - RAYMUNDO DA FONTE

- Local: Pernambuco.
- Faturamento de R$ 174 milhões.
- Tem diversas de suas marcas entre as três primeiras colocações de uma pesquisa feita pela Nielsen no Norte/Nordeste.
- Produtos: água sanitária Brilux, o amaciante Sonho, o sabonete Even e o vinagre Minhoto.
- O grupo consegue uma posição de destaque justamente por ser uma empresa regional.
- A sua próxima tacada é no mercado de creme dental, onde concorrerá com Unilever e a líder absoluta Colgate.
- Romero da Fonte: sócio-diretor.

PROSPECT - SUPERMERCADOS CONDOR - PARANÁ

- Rede de supermercados com 24 lojas no Paraná.
- Faturamento previsto de R$ 1 bilhão este ano.
- O diferencial em relação às grandes redes é a agilidade que as marcas e os produtos regionais permitem.
- As marcas regionais têm conseguido aliar custos menores a uma boa qualidade. Com preços mais baixos, ela têm proporcionado aos consumidores das classes D e E um maior acesso aos produtos.
- Jefferson de Oliveira: diretor comercial.

terça-feira, 24 de julho de 2007

PROSPECT - BANCO BMG

- O lucro do BMG dobrou. Cresceu 103% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 253,29 milhões.
- Os resultados do semestre são a comprovação de uma estratégia que levou o banco a apostar em dois outros nichos de mercado, sem perder o foco no consignado.
- Uma das apostas foi o financiamento de veículos, negócio que deu origem ao banco, mas que vinha sendo pouco explorado.
- Outra aposta do banco mineiro foi no convênio com a prefeitura do Rio de Janeiro para pagamento de todos os seus fornecedores. Na base desse convênio, o BMG conseguiu vender vários produtos, inclusive credito consignado para os funcionários das empresas.
- No segmento consignado, o banco reestruturou sua rede de correspondentes, abrindo por conta própria 1.000 pontos de venda. O BMG bancou a locação e a estrutura física dos pontos e fechou contratos com parceiros que ficaram responsáveis pela operação, colocando pelo menos dois funcionários em cada ponto.
- O BMG é líder no crédito consignado.
- Márcio Araújo: Vice-Presidente.

PROSPECT - MARCYN - DEMILLUS

- Essas 2 empresas do mercado de roupa íntima para mulheres estão com planos de expansão agressivos neste ano, mas em sentidos opostos.
- A DeMillus, líder na venda por catálogos, pretende ampliar a presença de seus produtos em lojas.
- Com uma equipe de 87 mil revendedoras espalhadas em todo o País, a DeMillus está apostando suas fichas no varejo tradicional. As vendas porta-a-porta, que hoje representam 70% do faturamento da fabricante de lingeries carioca, devem cair para 33% nos próximos três anos.
- Em 2006, a DeMillus teve um faturamento de R$ 254 milhões.
- Eva Goldman: diretora de marketing da DeMillus.
- A Marcyn, que tem 85% de seu negócio proveniente do varejo tradicional, planeja aumentar sua produção em cerca de 70% graças a vendas via catálogo.
- Atualmente, 15% da receita da Marcyn é resultante de vendas por catálogo. A meta é que essa participação salte para 50% até o final de 2008, o que elevaria a produção mensal de 600 mil para 1 milhão de peças.
- O faturamento da empresa, que hoje é de R$ 60 milhões, deve ter um incremento de 35% com as vendas diretas em 2008.
- Lançados a cada quatro meses, os catálogos da Marcyn recebem investimentos de cerca de R$ 1 milhão a cada vez.
- Mauro Zaborowsky: diretor da Marcyn.
- Em 2006, o setor de moda íntima faturou R$ 4,5 bilhões, o que representa um aumento de 11% em relação a 2005.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

PROSPECT - COMPASS

- A inglesa Compass deve anunciar no máximo em dois meses sua mais importante aquisição no Brasil.
- Primeira no ranking mundial do setor de catering, já é dona de 50% da GR, líder nacional de restaurantes para empresas. O resto é da francesa Accor, que está vendendo sua parte.
- A GR fatura 1 bilhão de reais por ano.

PROSPECT - HOLCIM

- A Holcim que é uma das maiores fabricantes de cimentos do país está reformulando sua estratégia para reforçar suas vendas no varejo de materiais de construção.
- Destina apenas 50% de sua produção anual de cerca de 3,2 milhões de toneladas ao varejo.
- Quer estar mais presentes no ponto de venda.
- A primeira ação nessa estratégia de ganhar espaço no mercado varejista é uma ampla modificação na comunicação visual dos sacos de cimento. A partir desse mês, o cimento ensacado da companhia deixará de ter como principal informação a descrição técnica para dar lugar a um nome de simples compreensão.
- A Holcim contratou o ex-jogador Dadá Maravilha para estrear uma campanha de marketing em rádio, TV e jornais dos seus cimentos. Ao todo a companhia pretende investir cerca de R$ 5 milhões em sua campanha de marketing para divulgar o produto.
- A companhia também pretende reforçar a presença da marca nos principais pontos de venda de materiais de construção do país.
- Carlos Eduardo Garrocho: diretor comercial.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

PROSPECT - LEO MADEIRAS

- A Leo Madeiras tem 38 lojas no País.
- Maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis, dispondo do maior estoque e variedade (são mais de 15.000 itens).
- A empresa criará uma divisão de factoring para financiar a compra de produtos e equipamentos. Mas, pelo menos por enquanto, a rede quer explorar o negócio sozinha e para isso já tem capital inicial de R$ 30 milhões.
- A Leo Madeiras pertence ao Grupo Ligna, da família Seibel, que além de ser sócio minoritário da Leroy Merlin no Brasil, é proprietário da Satipel, maior fabricante de painéis de madeira aglomerada do Brasil, da Brasimet, especializada em tratamento térmico e revestimentos de metais, e da Espaço Imobiliário, que faz construções sob medida.
- O público-alvo da Leo Madeiras são profissionais que atuam, principalmente, no setor de marcenaria e na indústria de móveis. A rede trabalha com mais de 15 mil itens que vão de compensados a painéis de madeira industrializada, passando por linhas de laminados, vernizes, colas, além de ferramentas e máquinas para o setor.
- A rede espera faturar em 2007 R$ 350 milhões, ante R$ 302 milhões em 2006. O tíquete médio das lojas, que no ano passado ficou em R$ 391, deve subir para R$ 412 esse ano.
- Helio Seibel: presidente.

PROSPECT - MAKRO - GOPIC - CARTÃO DE CRÉDITO

- Daqui a 30 dias o Makro deve colocar em operação a Gopic Participações, empresa criada pelo maior atacadista do País para cuidar das operações do cartão de crédito que a rede lançará em breve.
- As grandes redes do comércio estão ganhando dinheiro com a exploração de produtos financeiros e o Makro também resolveu entrar neste mercado e quer ganhar 50% do que a empresa arrecadar com as operações de cartão de crédito.
- Até 2005, o private label da empresa tinha participação de menos de 1% no total das vendas. Atualmente o plástico corresponde a 14% do que é vendido.
- André Maurino: diretor financeiro do Makro.

PROSPECT - TECHNOGYM

- A italiana Technogym, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para academias de ginástica e fornecedora oficial dos jogos, vai lançar no Brasil aparelhos para pessoa física.
- Serão vendidos até o fim deste ano oito equipamentos, dos 14 adaptados a residências, para musculação, treinamento aeróbico e movimentos para o corpo.
- A empresa não venderá em grandes redes varejistas.
- A idéia é adotar o modelo implantado no Chile e na Argentina: expor produtos em lojas da Nike.
- Presente em 400 academias no país, 280 delas no eixo Rio-São Paulo, a Technogym usa a visibilidade do Pan para se aproximar de potenciais clientes.
- Hoje, 100% dos aparelhos vendidos no país são importados da Itália. Hoje as vendas do Brasil correspondem a 50% do mercado da América Latina.
- Com mais de 1400 empregados, a Technogym exporta 85% da produção para 100 países e lidera o ranking de fornecedores de produtos de fitness na Europa, Ásia e América do Sul.
- Claudio Bertozzi: diretor de vendas para a América Latina.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

PROSPECT - FRIGORÍFICO MINERVA

- A Minerva, empresa especializada na produção e comercialização de carne in natura, industrializados e subprodutos de origem bovina está indo para a Bolsa de Valores.
- É a terceira maior no Brasil em exportações de carne bovina.
- Vai construir novas indústrias, ampliar as já existentes, comprar equipamentos, investir em tecnologia, adquirir novas unidades de abate e de processamento, além de outras empresas do setor.
- Local: Barretos.

PROSPECT - CEPÊRA

- A Cepêra, que está há 60 anos na fabricação de produtos alimentícios de qualidade - conservas, condimentos, molhos e doces com 116 itens em linha, agrega valor à marca com a entrada no segmento premium de Azeite Português Extra Virgem.
- O novo produto, produzido e envasado na origem com a marca Cepêra, é lançado no Brasil em embalagem de vidro 500ml, própria para ser utilizada diretamente na mesa.
- O lançamento premium visa satisfazer a exigência do consumidor AB, tanto no paladar quanto no design e material da embalagem.
- Com o lançamento, a pretensão da empresa é participar deste segmento premium, em expansão no Brasil e no mundo. O objetivo é encerrar 2007 com 100 mil unidades vendidas - aproximadamente 8 mil caixas de azeite.
- Os azeites portugueses respondem por aproximadamente 50% das importações brasileiras.
- Décio Costa Filho: diretor.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

PROSPECT - CHUBB SEGUROS

- A Chubb, cuja fatia de produtos oferecidos para o segmento de seguros para milionários completa 10 anos, tem procurado agregar novidades à proteção do patrimônio desses segurados.
- O nicho movimentou, em números consolidados de 2006, R$ 230 milhões em arrecadação.
- O valor equivale a cerca de 35% do faturamento total da empresa no ano passado, de R$ 600 milhões.
- A expectativa da companhia é de que até o fim do ano o valor da carteira específica para o nicho some R$ 270 milhões.
- Os produtos oferecem proteção à casa, carro e embarcações. Nas apólices voltadas para o seguro residencial há as coberturas tradicionais (roubo, incêndio, danos elétricos e vendavais) e garantias especiais cujo objetivo são a proteção de obras de arte, antiguidades, acervos, coleções valiosas e paisagismo.
- O grupo Chubb oferece serviços à alta renda há mais de 30 anos nos Estados Unidos, Canadá e Europa. No Brasil, como fomos a primeira seguradora a entrar no segmento, a idéia é manter a clientela, bastante concentrada em São Paulo.
- Para clientes de alta renda, a seguradora oferece uma apólice para carros de alta performance cujo valor ultrapasse os R$ 100 mil. A principal novidade da Chubb na área de autos é a possibilidade de o segurado receber, em caso de sinistro, um valor em dinheiro - e assim escolher entre utilizar outro carro ou um táxi, em vez do carro reserva.
- A Chubb também atua com proteção para embarcações de luxo. O Yacht Quality Protection inclui lanchas, veleiros e iates cujo valor ultrapasse R$ 300 mil.
- Sidney Munhoz: vice-presidente e diretor da linha de produtos Personal Lines.

NEGÓCIOS - PONTO FRIO NO NORDESTE

- A rede Ponto Frio, presente em dez Estados e com 380 lojas, prepara seu desembarque no Nordeste. O movimento da segunda maior varejista do país, que faturou R$ 3,8 bilhões em 2006, mas que viu sua receita cair 7% nos últimos cinco anos, acirra a disputa pela vice-liderança no setor, hoje dominado com folga pela Casas Bahia.
- A chegada à região ocorrerá por meio de um acordo comercial com a baiana Nexcom. O acerto foi definido na primeira semana de julho e o início das operações está programado para os primeiros dias de agosto.

PROSPECT - GVT

- A GVT tem planos de oferecer pacotes completos de serviços ao varejo fora de sua área de atuação nas regiões Sul e Centro-Oeste e os estados de Acre e Rondônia.
- Os projetos da empresa são ambiciosos a ponto de não haver uma estimativa de investimento para o ano.
- A companhia mapeou 23 cidades para a expansão. O desbravamento de novos mercados começará por uma grande cidade neste ano e aumenta para cinco em 2008.
- A companhia teve receita líquida de R$ 233,9 milhões entre abril e junho, o que representa uma alta de 28,3% sobre o mesmo período de 2006.
- Em um ano, a empresa ampliou a base de clientes de telefonia em 32,4%, para 1,1 milhão de assinantes. O total de usuários de banda larga praticamente dobrou, somando 185,7 mil e os assinantes de voz sobre protocolo da internet alcançaram 56,1 mil.
- No segmento empresarial, a expectativa da GVT é poder oferecer serviços para grandes companhias. Até dezembro, o data center da companhia deve estar pronto.
- Amos Genish: Presidente.

terça-feira, 17 de julho de 2007

PROSPECT - BONYPLUS - BEAUTY COLOR

- Beauty Color é um produto de coloração para cabelo que responde por 95% do faturamento de R$ 150 milhões da Bonyplus, fabricante de cosméticos de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).
- Ana Hickmann é a garota-propaganda.
- Depois de investir R$ 10 milhões no ano passado para duplicar sua capacidade de produção, chegando a 5 milhões de bisnagas por mês, a Bonyplus se prepara para brigar por mais espaço no exuberante mercado de produtos de beleza.
- Está investindo R$ 25 milhões no lançamento de uma linha para profissionais, no aumento do mix de produtos para cabelos e na sua entrada no segmento de cuidados com a pele.
- A empresa almeja se tornar uma concorrente de peso das grandes do setor, as multinacionais L'Óreal e Wella e as brasileiras Embelleze e Niasi.
- Hoje, segundo a Nielsen, a Bonyplus é líder de vendas de tintura para cabelos no pequeno varejo (lojas de um a quatro check-outs). No ranking geral, é a quinta marca em valor e a sexta em volume.
- Fernando Perfeito: diretor de planejamento de vendas e marketing.
- Newton Bonin: empresário.

PROSPECT - PROFARMA - DIMPER

- Depois dos esforços empreendidos no Nordeste, a distribuidora de produtos farmacêuticos Profarma comprou um centro de distribuição na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, da Dimper. O valor do negócio, que envolve a base de clientes e o estoque da unidade, foi de R$ 13,1 milhões.
- A Profarma estréia, assim, no mercado gaúcho, o quarto maior do país no consumo de produtos farmacêuticos. Por ano, o setor de distribuição movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão no estado. Antes da aquisição, a operação da Profarma na região Sul limitava-se aos Estados do Paraná e Santa Catarina.
- O centro de Canoas teve faturamento de R$ 132 milhões em 2006, equivalente a uma participação de mercado pouco inferior a 10% naquela região de atuação.
- A Profarma concorre fortemente com as distribuidoras Panarello e Santa Cruz, que juntas têm aproximadamente 35% do mercado.
- Com o negócio de ontem, passa a contar com 11 centros logísticos, em 10 estados do país.
- Sammy Birmarcker: Presidente da Profarma.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

PROSPECT - STRADA SHOE

- Focada desde que foi fundada, há nove anos, na fabricação de calçados para exportação com a marca de redes como Gap, Eddie Bauer e Banana Republic, a Strada Shoe, de Campo Bom (RS), foi obrigada a revisar sua estratégia a partir da valorização do real nos dois últimos anos.
- A empresa transferiu parte da produção para a China em busca de custos mais baixos e no ano passado lançou, nos Estados Unidos, uma grife própria, com sapatos de alto valor agregado, que agora está sendo introduzida no mercado brasileiro.
- Os calçados da marca Corso Como são comercializados nos EUA por US$ 150 a US$ 300 o par em 350 pontos de venda espalhados pelo país, mas com maior concentração em Nova York, Chicago e Los Angeles, em lojas como a Nordstrom.
- O próximo passo será iniciar, em setembro, a oferta da marca no Brasil, onde os calçados serão vendidos entre R$ 300 e R$ 800, com margem maior rentabilidade em função da ausência de impacto cambial. Prevê um potencial de vendas de 2 mil pares por mês no país após meio ano de operação.
- A Strada Shoe produz, no total, 5 milhões de pares por ano.
- Carlos Kray: Presidente.

PROSPECT - INVEST TUR - TXAI RESORT

- Invest Tur é uma empresa com quatro meses de vida, sem ativos, sem receita e muito menos lucro. Mas com a carteira cheia de projetos na área de hotelaria e turismo, setor com forte apelo junto aos investidores por conta do potencial brasileiro a ser desenvolvido.
- Os fundadores da Invest Tur são os criadores do sofisticado e badalado Txai Resort, em Itacaré, na Bahia.
- José Romeu Ferraz Neto, Márcio Botana Moraes e Joaquim Ferraz, donos do grupo RFM, também foram os responsáveis pelo desenvolvimento do Club Med de Trancoso (BA), do Caesar Towers Vila Olímpia e do George V Casa Branca, os dois últimos em São Paulo. Mas nenhum desses empreendimentos faz parte dos ativos ou da carteira de negócios da Invest Tur. São atividades do grupo RFM, que ficaram segregadas da nova empresa.
- A Invest Tur tem um total de 62 projetos identificados, que somam investimentos de US$ 1,2 bilhão. Desses, 39 estão em estágio avançado de análise, segundo informações prestadas pela empresa. O dinheiro captado na oferta inicial de ações servirá para deslanchar os planos. Entre eles, levar a marca Txai para Trancoso, Salvador, Paraty, Santa Catarina e Rio.
- A companhia tem três frentes de projetos. Na primeira delas, a idéia é desenvolver resorts de uso misto, com hotéis e também casas a serem usadas com "segunda residência" por estrangeiros. A frente chamada de negócios relacionados ao turismo poderá englobar parques ecológicos e parcerias público-privadas para construção de aeroportos e marinas, por exemplo. Em turismo de negócios, o plano é erguer hotéis urbanos com centros de convenções.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

PROSPECT - EUROP ASSISTANCE

- Europ Assistance é uma empresa francesa que oferece os mais diversos tipos de assistência 24 horas e fincou bandeira em terras brasileiras em 1996.
- Hoje a operação no Brasil em conjunto com a China e os Estados Unidos, forma um dos pilares de sustentação para o crescimento do grupo.
- A Europ Assistance (EA) projeta recuperar a liderança mundial do setor até 2010.
- O primeiro lugar foi perdido nos anos 90 para a alemã Mondial Assistance (o grupo Mondial pertence à francesa AGF e à italiana RAS, ambas controladas pelo grupo alemão Allianz).
- Hoje a companhia está estruturada em quatro tipos de negócios: assistência para automóveis (que representa 50% do faturamento da empresa), saúde (14% da receita), viagem (28%) e serviços para a família e para a casa (8%).
- Os serviços são diversos: desde o tradicional guincho até encanadores, chaveiros, recolocação profissional, desconto em medicamentos e assistências funerária.
- A EA Brasil tem uma participação de mercado de cerca de 9,4% e concorre com outras prestadoras de serviços como Mondial Assistance e Brasil Assistência, que já estavam no país quando o grupo francês chegou.
- Nuno David: diretor geral da EA Brasil.

PROSPECT - BRASCAN - ENERGISA

- A Energisa, holding do setor de energia que substituiu a Cataguazes-Leopoldina na bolsa de valores fechou a venda de boa parte de seu parque gerador. Por R$ 292,9 milhões, a filial da canadense Brascan no país arrematou onze Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e quatro projetos hidrelétricos, o que na prática significa potência conjunta de 233 megawatts (MW).
- A Brascan acrescentou, por meio da compra das onze PCHs, 45 MW de energia, que já estão em operação. Já os quatro projetos adquiridos contemplam duas usinas hidrelétricas, Barra do Braúna (40 MW) e Baú (100 MW), além de duas PCHs.
- Atualmente, a Brascan possui 13 PCHs no Brasil, que juntas têm uma capacidade instalada de 220 MW. Somando-se aos cinco empreendimentos que estão em construção, a potência subirá para 310 MW. A companhia, que produz hoje mais de 1 milhão de megawatts/hora (MWh), opera PCHs nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

PROSPECT - MILLS

- A Mills teve entrada dos fundos de participação em empresas Axxon e Península (da gestora Investidor Profissional) no seu capital.
- Mills é uma companhia que atua principalmente no segmento de serviços e infra-estrutura para construção civil pesada.
- Nos planos está a abertura de capital da empresa, que faturou R$ 175 milhões no ano passado e prevê chegar aos R$ 200 milhões em 2007.
- A IP e a Axxon acabam de fechar a aquisição de 20% do capital da empresa. O restante está basicamente nas mãos da família Nacht, que fundou a empresa, sendo que os executivos também tem uma pequena participação.
- Ronald Milles: Presidente.

PROSPECT - CONSÓRCIO SAÚDE BRASIL

- O Consórcio Saúde Brasil é composto por 5 grandes hospitais para divulgar a medicina brasileira pelo mundo.
- O objetivo é trazer 3 mil pacientes do exterior por mês para o Brasi para fazerem o tratamento no país.
- Fazem parte do consórcio os hospitais: Sírio-Libanês, do Coração, Brasília, Samaritano e Moinhos de Vento.
- Mauro Stormovsky: gerente comercial do consórcio.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PROSPECT - IVECO

- Grupo Iveco, concessionária e fabricante de utilitários e caminhões da Fiat.
- O italiano Grupo Iveco tem 25 anos de idade e chegou ao Brasil em 1999, com sede comercial em São Paulo e fábrica na cidade mineira de Sete Lagoas. É responsável plea montagem de utilitários médios e caminhões leves, médios e pesados da marca e conta com 54 lojas concessionárias espalhadas por 22 estados brasileiros.
- Hoje a conta está na agência Domínio Público de MG.
- As vendas da Iveco, do grupo Fiat, cresceram 57% no semestre com a demanda aquecida por caminhões.
- Para atingir a meta de dobrar sua fatia de mercado para 10%, ela vai disputar novos segmentos e lançar mais modelos.
- Marco Mazzu: presidente da filial brasileira.

PROSPECT - MANGELS

- Um dos poucos fabricantes nacionais de autopeças que sobreviveram à onda de fusões.
- A Mangels está anunciando o maior programa de investimento de sua história.
- O projeto inclui a construção de uma nova indústria de rodas de alumínio.
- Os planos da Mangels ainda incluem a abertura de uma filial na Argentina.
- Faz 80 anos em 2008.
- A Mangels vai investir quase R$ 200 milhões em 2007, 2008 e 2009.
- valorizamNo ano passado, a direção da Mangels decidiu abandonar a produção de rodas de aço - segmento em que era a terceira maior fabricante - e de cilindros de GNV e promoveu uma ampla reestruturação nos negócios.
- No primeiro trimestre do ano, a Mangels registrou lucro de R$ 4,57 milhões, quase o mesmo montante obtido em todo o ano passado, que foi de R$ 5 milhões.

PROSPECT - ATACADÃO

- A compra do Atacadão, no fim de abril, turbinou os resultados do Carrefour no segundo trimestre.
- As vendas totais do grupo no Brasil somaram 1,573 bilhão de euros (R$ 4,2 bilhões) de abril a junho, um aumento de 35,4% na comparação com o mesmo período de 2006.
- Apenas a aquisição do Atacadão, que somou 34 lojas à rede francesa, representou 14 pontos percentuais desse crescimento.
- Os números não mentem. O Atacadão é um excelente prospect.

terça-feira, 10 de julho de 2007

PROSPECT - BOM GOSTO - DAMATTA

- A Laticínios Bom Gosto, com sede em Tapejara, no norte gaúcho, anunciou a compra da companhia mineira DaMatta, produtora de lácteos e queijos especiais.
- Com o negócio, a empresa gaúcha amplia em 260 mil litros por dia sua capacidade instalada, que é de um milhão de litros de leite.
- A DaMatta também deve agregar cerca de R$ 50 milhões este ano - receita do semestre - ao faturamento da Bom Gosto, estimado em R$ 270 milhões.
- Junto com o aumento de capacidade e de receita, a compra representa a chegada da companhia gaúcha à principal bacia leiteira nacional e a expansão de vendas na Região Sudeste.
- A Bom Gosto realiza cerca de 45% das vendas na Região Sul e 55% em São Paulo.
- A DaMatta obtém 60% da receita no Rio de Janeiro.
- Na aquisição, a Bom Gosto amplia seu mix de produtos dos atuais 22 para mais de 50 derivados de leite.
- A incorporação também representa diversificação na linha de queijos finos, onde a Bom Gosto é pouco atuante.
- Wilson Zanatta: Presidente.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

MERCADO CALÇADOS - VULCABRAS - GRENDENE - AZALÉIA

- A fabricante de calçados Vulcabras (controlada por Pedro Grendene) acertou a compra de 15,06% do capital da Azaléia e negocia a aquisição do controle da concorrente gaúcha. A fusão das duas empresas criaria um novo gigante do setor calçadista brasileiro, que passa por um momento de reestruturação com a redução da competitividade das exportações devido à queda do dólar.
- A Vulcabras tem a licença exclusiva da marca Reebok no Brasil, Argentina e Paraguai. Emprega 8.800 pessoas e registrou no ano passado um lucro líquido de 78,6 milhões de reais (alta de 57%) e uma receita bruta de R$ 563 milhões de reais (avanço de 29%).
- A empresa tem faturamento inferior à da gaúcha Azaléia, que, em seu site, informa ser líder no segmento de calçados femininos no Brasil. Nesse segmento, a empresa tem as marcas Azaléia, Dijean, Funny e AZ. Possui ainda a marca Olympikus para o segmento esportivo e a marca de chinelos Opanka. A empresa emprega um total 17 mil colaboradores e produz 160 mil pares de calçados por dia.
- A partir deste momento é intenção é iniciar negociações objetivando a aquisição do controle acionário da Calçados Azaléia S.A

domingo, 8 de julho de 2007

PROSPECT - SICREDI

- O Sistema de Crédito Cooperativo - SICREDI opera com 127 cooperativas de crédito e mais de 1.000 pontos de atendimento em dez estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás e São Paulo).
- O agronegócio representa cerca de 50% das operações do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), mas esta participação tende a diminuir com o avanço da presença das cooperativas associadas nas áreas urbanas. Por isso precisa de ações para ficar conhecida nessa áreas.
- Após chegar a São Paulo, o Sicredi terá a primeira cooperativa no Rio de Janeiro até 2008.
- O forte do Sicredi ainda é o financiamento ao meio rural, mas também ao comércio, indústria, artesanato e pequenos empreendedores.
- O sistema Sicredi opera custeio com equalização dos juros pelo governo federal e também por demanda de bancos que precisam cumprir a exigibilidade de crédito ao setor, além de financiar investimentos com verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
- A rede de operação deve crescer 20%, para 1,2 mil pontos de atendimento, e o número de associados, 30%, para 1,4 milhão de pessoas.
- Alcenor Pagnussatt: diretor-presidente da Confedaração.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

PROSPECT - BANCO ABC

- O Banco ABC Brasil, controlado pelo Arab Banking Corporation vai estrear na bolsa e precisa de uma boa imagem corporativa e consolidação da marca.
- O ABC será o primeiro entre os bancos pequenos e médios a listar os papéis diretamente na Bovespa.
- O Arab tem 84% do capital do ABC Brasil e é uma das maiores instituições financeiras do Oriente Médio e Norte da África.
- Um dos projetos do ABC é expandir as operações de crédito no segmento de empresas de médio porte, onde o banco estima haver 9 mil empresas ainda não atendidas, segundo o prospecto da operação.

PROSPECT - FRIGORÍFICO MERCOSUL

- O Frigorífico Mercosul, com sede em Porto Alegre e unidades industriais no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, decidiu entrar firme na briga entre os grandes do setor de carne bovina no país.
- A empresa está investindo em aquisições, arrendamentos e construção de novas plantas para quase dobrar a capacidade de abate até o fim de 2007 ou início de 2008, estuda oportunidades para se instalar no Uruguai e na Argentina e prepara-se para começar a produzir carne industrializada em 2008 para entrar em mercados que impõem barreiras ao produto brasileiro "in natura". Por isso é a hora de uma aproximação para começar a construção da marca dos industrializados.
- O faturamento bruto, que este ano deve alcançar R$ 1,1 bilhão (seria de até R$ 1,5 bilhão não fosse a escassez de matéria-prima no Rio Grande do Sul no primeiro semestre), deve pular para mais de R$ 2 bilhões em 2008.
- AIG Capital Investments tem 34% do capital da empresa.
- Mauro Pilz: presidente.

PROSPECT - PÃO DE AÇÚCAR - EXTRA

- O grupo Pão de Açúcar tem como sua prioridade número um agora aumentar as vendas e ganhar mercado. Para isso, vai abrir modelos novos de lojas com a marca Extra.
- Objetivo: ganhar credibilidade junto ao consumidor, de que vende a preço baixo e consequentemente ganhar 'market share'.
- Ações: simplificar o portfólio de marcas e abrir novos modelos de lojas.
- As cinco marcas que hoje aparecem nas lojas do grupo - Extra, Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas e ABC CompreBem - serão reduzidas, por enquanto, a quatro. O ABC, rede de supermercados vai desaparecer.
- A marca Extra que mostrou ser a mais conhecida do público, vai batizar quatro modelos de lojas.
- Além dos hipermercados (lojas de 6 mil metros quadrados a 12 mil metros que já existem), o grupo terá uma nova rede de supermercados (de aproximadamente 3,5 mil metros quadrados) com a bandeira Extra Perto. Este novo formato de loja não concorreria com os supermercados Pão de Açúcar pois o Extra Perto está desenhado para atender o público das classes B e C. O Pão de Açúcar, por sua vez, continuaria a focar na clientela mais endinheirada.
- A bandeira Extra também será desdobrada na marca Extra Fácil - modelo novo a ser usado no grupo e que pretende concorrer com o "mercadinho da esquina". este tipo de loja, com a queda da inflação nos últimos anos, ganhou força junto aos brasileiros e junto à indústria de bens de consumo, que vem adequando sua rede de distribuição ao "varejinho".
- Cássio Casseb: principal executivo do Grupo.
- Claudia Pagnano: diretora de marketing.
- Sabemos que o Grupo Pão de Açúcar tem uma house, mas dentro desse cenário uma idéia consistente principalmente no plano da comunicação de 360 graus seria bem aceito pelos executivos do grupo, principalmente para o mercado do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

PROSPECTS - BANCOS MÉDIOS

- Mais bancos vão fazer ofertas públicas iniciais de ações na Bolsa e por isso precisam de uma boa imagem corporativa e se tornar conhecidas.
- Os bancos que vão fazer esses movimentos são e se tornam prospects interessantes são: Indusval, Bonsucesso, ABC Brasil e Bic Banco. Todos eles com o mesmo foco de atuação.
- Após o IPO, esses bancos deverão concorrer fortemente entre si na conquista de clientes, já que terão recursos para investir. A questão é ver se haverá espaço para todos. Por isso precisam de uma boa agência.

PROSPECT - RICARDO ELETRO

- A mineira Ricardo Eletro, uma das dez maiores redes de eletroeletrônicos e móveis do País, negocia a compra de outra rede mineira, as Lojas Mig, com sede em Uberlândia (MG) e 85 pontos-de-venda espalhados entre Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e São Paulo.
- Esse movimento reforça a agressividade da rede Ricardo Eletro na região central do País.
- Com foco no varejo popular de móveis e eletrodomésticos, as Lojas Mig são uma empresa familiar, com 45 anos de atividade, que estariam à venda há algum tempo porque os sócios perderam o interesse pelo negócio.
- A aproximação entre as companhias teria sido feita pela financeira Losango, do banco HSBC, que trabalha com as duas redes e teria sido uma espécie de "madrinha" do negócio.
- Faturamento de R$ 850 milhões em 2006.
- A rede encerrou o ano passado com mais de 100 lojas, espalhadas entre Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe.
- Foi uma das redes que mais cresceram no Nordeste no ano passado, desafiando a Insinuante, que é líder na região.
- Ricardo Nunes: Proprietário.

PROSPECT - VULCABRÁS - MERCOSUL

- A Vulcabrás programou investimentos de US$ 25 milhões na compra e na modernização da argentina Indular Manufacturas. A empresa brasileira anunciou por meio de sua subsidiária VDA Calzados y Artículos Desportivos, a compra da fabricante de calçados com sede em Coronel Suarez.
- A fábrica será voltada também para a produção dos tênis da marca Reebok. A meta é alcançar 2,5 milhões de pares por ano na fábrica até o fim do ano que vem. No Brasil, a meta é comercializar 3,5 milhões de pares até o fim do ano que vem.
- Milton Cardoso: diretor-superintendente.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

PROSPECT - FUGINI ALIMENTOS

- Em 2003 a Fugini pagou US$ 5 milhões à Unilever para comprar a marca Amendocrem. Também assumiu a produção de goiabada, marrom glacê, marmelada, geléias e doces em calda, substituindo a marca Cica pela Fugini.
- Tem sua própria linha de atomatados, enfrentando a líder Elefante.
- A Fugini volta a investir R$ 1 milhão no Amendocrem, doce criado pela antiga Anderson Clayton, dona da Claybom, que fez sucesso entre a criançada nos anos 80.
- Controlada pelas famílias Fugita e Ninelli, a Fugini não divulga faturamento, nem a capacidade de produção da única fábrica.
- Pretende crescer 30% este ano, calcada no lançamento de produtos.
- O carro-chefe é o molho de tomate em sachê, que foi o primeiro a ser embalado no formato 'stand-up pouch' (embalagem flexível que fica em pé na gôndola).
- Eduardo Nogueira dos Santos: gerente nacional de vendas.

terça-feira, 3 de julho de 2007

PROSPECT - GRUPO BERTIN

- Grupo Bertin está se reestruturando para ir para a Bolsa de Valores e como toda boa empresa precisa quevai para o mercado precisa de uma boa imagem corporativa.
- Construiu uma fábrica para processamento de couros semi-acabados e acabados na China.
- Hoje, o grupo é formado por mais 30 empresas nas diferentes áreas de atuação, e na reesturação desenhada passaria a ter uma holding, dentro da qual ficariam três "sub-holdings": agroindústria, infra-estrutura e energia. Em agroindústria, seriam incluídos alimentos, couro, higiene e beleza, equipamentos de proteção individual e dog toy (para cães). Em infra-estrutura entrariam construção, rodovias e saneamento e em energia, biodiesel, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e álcool.
- Douglas de Oliveira: diretor financeiro

PROSPECT - DM TRANSPORTES

- DM Transporte e Logística Internacional é focada exclusivamente no transporte entre os países Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e investiu R$ 16 milhões nos novos equipamentos.
- Em 2006, a empresa registrou 23% de aumento no faturamento, o que totalizou US$ 37 milhões. Para este ano, a meta é de no mínimo crescer 19%.
- Mario Rodrigues: diretor comercial.

PROSPECT - AMPLA

- A distribuidora de energia Ampla está oferecendo novos serviços como seguro residencial, plano odontológico, venda de eletrodomésticos e títulos de capitalização.
- A empresa fechou acordo com a corretora Marsh, que vende produtos de diferentes seguradoras em cada ramo, como a Liberty, Ace, AIG e Icatu.
- São oito tipos de produtos não vinculados à venda de energia no portfolio, que respondem por 4% do lucro líquido, que foi de R$ 191 milhões em 2006.
- A Ampla já contabiliza 300 mil clientes desses novos produtos, o equivalente a 14,6% de sua base, que é de 2,3 milhões de clientes.
- A empresa percebeu que pode agregar valor ao relacionamento com os clientes, que em alguns casos não poderiam pagar por esses produtos.
- Exemplo:"Lar Doce Lar", da Liberty Seguros, que custa R$ 4,90 mensais e que inclui cobertura de incêndio, queda de raio e explosão, entre outros.
- Maior multinacional elétrica privada da América Latina, a Endesa também tem ativos no Chile e Argentina, além do Brasil. Aqui o grupo controla, além da Ampla e Coelce, as geradoras Cachoeira Dourada e a Térmica de Fortaleza e a empresa de transmissão Companhia de Interligação Energética (Cien).
- Cristián Fierro: novo presidente da distribuidora.
- Marcelo Llévenes: presidente da holding.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

GRUPO TOTAL COMPRA SD

- O Grupo Total Comunicação, que reúne seis empresas nas áreas de publicidade e marketing, acrescenta mais uma companhia a seu portfólio. O grupo anuncia nesta semana a aquisição de 75% do capital da SD.
- O Total já atuava nesse mercado com a agência OneStop.
- O Total é o único grupo de comunicação multinacional de capital 100% brasileiro. O principal acionista é o publicitário Eduardo Fischer.

PROSPECT - CCE - DIGIBRAS

- A Digibras, empresa de informática do grupo CCE, vai investir R$ 7,125 milhões em uma fábrica de computadores no Paraná.
- Terá capacidade para produzir 450 mil computadores de mesa, 180 mil portáteis e 200 mil monitores com telas de cristal líquido por ano.
- O desembarque da CCE no Paraná acontece poucos meses depois de a empresa ter vendido 22 mil TVs de 29 polegadas e tela plana para a Cequipel, empresa que venceu licitação para equipar escolas da rede estadual de ensino.

PROSPECT - IOB

- IOB: empresa de informações jurídicas que está indo para o segmento de boletins jurídicos, editora on-line e fornecedora de serviços eletrônicos
- Gilberto Fischel: Presidente da empresa em conjunto com a consultoria financeira Rosenberg Partners comprou a empresa da Thomson.
- A empresa tem faturamento anual da ordem de R$ 100 milhões.
- Entre os projetos que pode se apostar está o auditor eletrônico, que funciona como um verificador dos impostos para as companhias.

domingo, 1 de julho de 2007

PROSPECT - BGN - BNP PARIBAS

- O BNP Paribas comprou o Banco BGN.
- O BGN pertencia a empreiteira Queiroz Galvão.
- O banco francês BNP Paribas está vislumbrando ótimos negócios com empréstimos consignados, especialidade do BGN.

SEGMENTO - ACHOCOLATADO PRONTO

- Por causa do recall do Toddynho a Pepsico perdeu a liderança no segmento de achocolatado pronto em maio.
- Nescau: 17,8%
- Toddynho: 15%
- Kapo: 4,1%