sexta-feira, 29 de junho de 2007

PROSPECT - GRUPO ITAVEMA

- O grupo Itavema, conhecido pelas concessionárias de veículos em São Paulo e Rio, acaba de comprar a Globalpack, fabricante de embalagens plásticas que pertencia a uma companhia inglesa.
- A aquisição trará uma linha de produto complementar à da Sinimplast, empresa de transformação de plásticos da Itavema.
- A receita anual da Itavema somou R$ 3 bilhões no ano passado e deverá chegar a R$ 4 bilhões em 2007.
- Por trás da aquisição está a estratégia do grupo Itavema de entrar na área de plásticos injetáveis, bisnagas e esferas (usadas em desodorantes tipo "roll-on"), especialidade da Globalpack.
- A Sinimplast, a empresa do grupo, é um dos principais fabricantes do país de embalagens sopradas, como garrafas para xampus. Mas não atuava até agora no segmento de tampas para esses produtos.
- No segundo semestre, o grupo Itavema estreará na fabricação de veículos. Em sociedade com o grupo paulista Daruj, a Itavema está erguendo uma fábrica de 8 mil metros em um terreno de 60 mil metros quadrados na Zona Franca de Manaus (AM) que produzirá motocicletas da marca chinesa Dafra.
- Apesar de toda essa expansão, a imagem do grupo Itavema ainda está fortemente ligado à venda de automóveis em concessionárias. Principalmente a marca Fiat, com a qual a companhia, de origem familiar, se lançou no mundo empresarial. Mas também tem concessionárias de outras marcas.
- O grupo vende hoje 62 mil veículos por ano.
- É dono da corretora Renove e da locadora Autman.

PROSPECT - LOJAS RIACHUELO

- Após consolidar posições nas regiões Norte e Nordeste do país, a Riachuelo, segunda maior rede de lojas de departamento do país, controlada pelo grupo Guararapes, volta a centrar forças no Sul e Sudeste.
- O Rio de Janeiro é considerado um dos mercados prioritários para o grupo nesta nova fase de expansão.
- A disputa pelo Estado espelha a forte concorrência entre a Renner e a varejista potiguar, que travam um duelo pelo segundo lugar. A líder ainda é a holandesa C&A.
- A expectativa do grupo é aumentar a produção mensal em 20% ítens de vestuário com a ampliação das suas unidades.
- Faz 60 anos em 2007. Tem 80 lojas.
- Faturamento: R$ 2,13 bilhões.
- Nos últimos dois anos, a empresa mudou sua estratégia de marketing, saindo da mídia convencional para investir em produtos com preços menores.
- A rede varejista também aguarda autorização do Banco Central para o registro de sua financeira, a Midway Crédito, Financiamento e Investimento. A financeira terá como base a carteira de 12,5 milhões de clientes da Riachuelo. A instituição terá capital inicial de R$ 7 milhões e, além de financiar as vendas da rede, oferecerá outros produtos bancários, como seguros e crédito pessoal.
- Newton Rocha Junior: diretor superintendente.

PROSPECT - PROCWORK - SONDA

- A empresa chilena Sonda comprou a Procwork que hoje é a maior operação brasileira para implantação dos sistemas SAP.
- Por R$ 230 milhões, a Sonda comprou a Procwork.
- Isso evidencia o crescente interesse das empresas latinas no mercado brasileiro.
- A limitação do mercado interno é o que estaria por trás desse interesse. O Chile, por exemplo, movimentou US$ 2 bilhões em TI no ano passado.
- A Sonda chegou ao Brasil em 2002 ao firmar parceria com a brasileira Imarés.
- Com a compra da Procwork, a Sonda entra em um novo mercado. A empresa, que até então se concentrava em sistemas usados para gerenciar infra-estrutura de tecnologia, passa a vender serviços de consultoria e implantação dos softwares da SAP.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

PROSPECT - AREZZO - MERCADO INTERNACIONAL

- Arezzo está chegando mais forte em Lisboa.
- A rede de calçados femininos desembarcou no país em março deste ano com a inauguração de uma loja no Shopping Amoreiras e já negocia a abertura de uma segunda unidade em setembro no Cascais Shopping, do Grupo Sonae.
- Os planos da Arezzo para a Europa prevêem a abertura, por meio de franquias, de 25 lojas só em Portugal até 2015.
- Em 2006, a Arezzo, com 200 lojas no Brasil, faturou R$ 325 milhões. Cerca de 5% da receita da companhia vem de operações externas. Além de Portugal, a marca tem quatro lojas na Venezuela, outras três na Arábia Saudita e uma no Paraguai. A expectativa para este ano, com a abertura das unidades na Europa, é de um crescimento de 15%.
- Mário Goldberg: diretor de franquias.
- Antônio Marques Alegre: masterfranqueado da Arezzo em Portugal.

PROSPECT - PORTO SEGURO

- A Porto Seguro, a maior seguradora brasileira de automóveis, decidiu apostar no agronegócio.
- A empresa começa nas próximas semanas a operar com seguro rural. O primeiro produto será o seguro agrícola e vai cobrir a safra de frutas no interior de São Paulo. A idéia, porém, é ampliar a atuação para outros Estados e outras culturas.
- O projeto é, no futuro, atuar nos vários segmentos do chamado seguro rural, que inclui o seguro agrícola, pecuária e florestal.
- O mercado de seguros agrícolas é dominado por poucas companhias, incluindo a Aliança do Brasil (do Banco do Brasil), Cosesp (do governo paulista), Mapfre e a Seguradora Brasil Rural.
- Apesar de ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, pouco seguro é contratado aqui. Em 2006, ficaram em R$ 88 milhões, acima dos R$ 28 milhões de 2005.
- Ainda na área rural, a Porto Seguro também atua com seguros para animais, como cavalos de corrida e touros reprodutores. A apólice cobre desde cirurgias até uma eventual infertilidade. A seguradora é a terceira maior do país. Em 2006, registrou prêmios de R$ 3,1 bilhões.
- Adilson Neri Pereira: diretor de ramos elementares

quarta-feira, 27 de junho de 2007

PROSPECT - OURO FINO

- A Ouro Fino, empresa brasileira de capital fechado, acaba de ganhar um novo sócio. O BNDESPar - empresa de participações do BNDES - comprou 20% de participação societária.
- A Ouro Fino produz medicamentos (parasiticidas, carrapaticidas, endectocidas, entre outros) para bovinos, aves, suínos, animais de companhia e eqüinos, sendo que 50% da receita vem da pecuária bovina.
- Vai começar a produção de vacinas contra febre aftosa. Produzirá outros tipos de vacinas e hormônios (para reprodução assistida) para o segmento de genética bovina.
- A empresa também mantém, desde 2005, produção e venda de sementes forrageiras - que já corresponde a 10% da receita do grupo.
- Em 2006, a Ouro Fino registrou receita de R$ 140 milhões e projeta chegar a R$ 190 milhões neste ano.
- Em média, a empresa cresce 25% ao ano, sendo que neste primeiro semestre obteve expansão de 30% em relação a igual intervalo de 2006.
- A meta da empresa é tornar-se a terceira do setor no Brasil [hoje ela é a oitava] e entrar, a partir de 2009, nos mercados da Europa e dos Estados Unidos.
- Fábio Lopes Júnior: diretor-administrativo e financeiro da Ouro Fino.

PROSPECT - EXPERIAN - SERASA

- A Experian, a maior do mundo em análise de crédito, não descarta novas aquisições para se expandir no Brasil.
- A empresa anunciou a compra de 65% do capital da Serasa por US$ 1,2 bilhão (R$ 2,3 bilhões). A Serasa é a quarta maior empresa de análise de crédito do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.
- Em abril, a companhia já havia adquirido a brasileira Inform@rketing e agora quer se expandir nos outros segmentos onde atua, incluindo as áreas de internet e marketing.
- O nome Serasa será mantido. Os 2,4 mil funcionários também continuam.
- Chris Callero: executivo-chefe da Experian America.
- Élcio de Lucca: presidente da Serasa.

PROSPECT - SYNTEKO

- Synteko: empresa do grupo nacional Peixoto de Castro.
- O foco da empresa está na fabricação de resinas usadas em painéis de madeira para móveis e construção civil.
- No primeiro trimestre de 2007 a empresa vendeu 34% mais, na comparação com igual período de 2006.
- Os fabricantes de chapas de madeira reconstituída deverão investir US$ 800 milhões nos próximos três anos.
- As resinas termofixas usadas em painéis são responsáveis por 95% do faturamento, mas a Synteko ainda faz verniz para assoalhos e também resinas para colar esponjas e cabos de talheres.
- A principal concorrente da empresa é a americana Hexion, mas a Synteko é líder com cerca de 50% do mercado.
- Para 2007 prevê crescimento de 16% no faturamento.
- Adroaldo Carvalho: diretor comercial.

PROSPECT - VETORPEL

- A companhia de private equity Buffalo Investimentos acaba de concluir a compra da Vetorpel.
- A Vetorpel é uma indústria transformadora de plástico e de papel em embalagens com 40 anos de mercado.
- O foco agora é tocar um plano agressivo de crescimento, por isso uma agência seria muito bem-vinda.
- Fundos de private equity estão acelerando os negócios atrás de boas oportunidades.
- O fundo de private equity Buffalo comprou recentemente a Babylandia, loja de móveis.
- A idéia é transformar a Vetorpel na bandeira de uma empresa de faturamento de R$ 150 milhões (três vezes mais que em 2006) em um ano.
- A Vetorpel, uma empresa de porte médio, atua no pulverizado setor de embalagens, ficando no meio de grandes fornecedores (de resinas e de papel) e fortes clientes.
- A empresa, com uma carteira de 250 clientes ativos, atende a rede de fast food McDonald's (embalagens para viagens e saquinhos de batatas fritas) e a fabricante de bebidas Coca-Cola (rótulos).

terça-feira, 26 de junho de 2007

PROSPECT - EDITORA MELHORAMENTOS

- O faturamento da Melhoramentos crescerá 10% em 2007, sobre os R$ 32 milhões do ano passado, e a margem de lucro terá um acréscimo de 16%.
- Um dos pontos principais é aumentar os lançamentos em livraria de títulos da categoria "autodesenvolvimento", que custam R$ 29 ou R$ 39.
- Uma segunda frente é oferecer produtos de maior valor agregado no canal de venda porta-a-porta. Em vez de comercializar um livro simples, posso fazer uma caixa, com outros itens, como CD ou DVD.
- O supermercado também receberá um tratamento diferenciado onde a Melhoramentos criou um display, com espaço para 12 títulos, que será trocado a cada 45 dias pela própria editora.
- Outro foco está nos dicionários. A marca Michaelis representa 30% da receita da empresa.
- A divisão de dicionários da Melhoramentos cresceu 22% em 2006, com 1,2 milhão de exemplares vendidos.
- Breno Lerner: diretor-geral.

PROSPECT - CAMPUS ELSEVIER

- Editora Campus-Elsevier é líder no país nos segmentos de obras técnicas, científicas e profissionais.
- O potencial do mercado brasileiro de livros jurídicos atrai a editora agora.
- A editora está investindo R$ 8 milhões para entrar nesse segmento, com a publicação de 50 obras.
- A estratégia será priorizar o apoio ao estudante, através de uma série chamada 'Direito ponto a ponto'.
- A editora tem investido cerca de um terço do faturamento anual no lançamento de novos produtos.
- Em 2006, a receita da empresa totalizou R$ 70 milhões, o que representou um crescimento de 22% na comparação com o ano anterior.
- Os livros de medicina respondem hoje por 25% da receita total da empresa.
- A Elsevier atua no Brasil desde 1976 por intermédio da editora Campus, conhecida entre executivos por seu catálogo de obras sobre negócios e administração.
- Uma das grandes apostas da editora para o ano será o novo livro de Alan Greenspan a ser lançado em setembro. O investimento total no lançamento da obra será de US$ 500 mil. Negocia a vinda do ex-presidente do FED ao Brasil entre setembro e novembro deste ano para dar palestras e promover o livro.
- Claudio Rothmuller: presidente da editora Campus-Elsevier para Brasil e América Latina.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

NEGÓCIOS - PERDIGÃO - DORIANA - UNILEVER

- A Unilever vendeu para a Perdigão as marcas de margarina Doriana, Delicata e Claybom.
- A produção continuará a ser feita na fábrica da Unilever.
- A Unilever licenciou à Perdigão as margarinas Becel e Becel ProActiv. A empresa também fornecerá a tecnologia em alimentos voltados para a saúde cardiovascular.
- A Unilever e a Perdigão ainda revelaram a criação de uma empresa em conjunto, uma joint-venture, que será responsável por gerir as Becel e a Becel ProActiv, além de identificar novos negócios.
- As empresas vão desenvolver novos itens no segmento de alimentos saudáveis. A idéia é atingir consumidores que se preocupam com a saúde do coração.

PROSPECT - PANCO - SEVEN BOYS

- A fábrica da indústria alimentícia Panco está investido R$ 30 milhões na nova fábrica.
- A Panco não fala abertamente sobre o projeto - na verdade, mal divulga seus próprios produtos porque o fundador, Kiyoteru Yonamine, imigrante japonês que adotou o nome de "Franklin", não admite "falar bem do próprio trabalho, os outros é que têm que falar". Só que agora vem o principal para as agências encararem a Panco como prospect, a diretora executiva Eunice Yonamine, filha mais velha de Franklin, começa a quebrar essa resistência.
- Eunice é a responsável pela expansão da Panco para novas categorias, como pratos prontos, congelados e pelo lançamento da Tica, que nasceu como marca de combate e está sendo reposicionada como linha de pães e bolos sem lactose.
- Mas o maior concorrente da Panco tem o mesmo sobrenome: é Jinko Yonamine, irmão de Franklin, que adotou o nome de "Paulo" ao se naturalizar brasileiro. Ele é o dono da Seven Boys, marca que criou com o irmão em 1954, mas que estava fora do mercado paulista há mais de 10 anos, por um acordo de cavalheiros entre os dois.
- Iza Yonamine, filha de Paulo, foi contra a imposição e buscou trazer a marca de volta ao mercado paulista. Ela voltou ao comando da Seven Boys, mostra fôlego para cumprir seu grande objetivo: vender no Estado de São Paulo, que responde por metade do consumo de pães industrializados. Já colocou a marca no Pão de Açúcar, Extra, Carrefour e Wal-Mart. Sua meta é conquistar até 2009 o segundo lugar na região. Outra investida é a campanha de R$ 2 milhões que estréia em julho para anunciar a linha de pães light.

PROSPECT - UNICEL

- A Unicel é uma operadora de baixo custo deve iniciar atividades em SP.
- Unicel promete chegar ao mercado com tarifas 40% menores em relação as concorrentes.
- A Unicel apresenta como estratégia a venda de chips com baixas tarifas e não pretende subsidiar os aparelhos celulares, como fazem as concorrentes.
- A família Constantino, controladora da empresa aérea de baixo custo Gol, negocia a compra de participação na Unicel, que detém autorização para atuar como a quarta operadora de celular da Grande São Paulo.
- O plano da Gol é comprar a fatia na Unicel agora e revendê-la um pouco mais adiante, perfazendo um bom lucro.
- A empresa irá competir na região metropolitana de São Paulo com as operadoras Vivo, TIM e Claro - as três maiores do país.
- A Unicel tem como principais acionistas José Roberto Melo da Silva (que é também o presidente da companhia) e a EBJ Oito, empresa de participações criada pelo americano Edward Jordan e pela brasileira Gedilva Targino.

PROSPECT - PC LEGAL - GRUPO PALMARIUM

- A empresa é uma associação entre Graciano Santos Neto (ex-presidente da Cobra Tecnologia) e o Grupo Palmarium.
- A PC Legal nasceu com perfil mais próximo ao de um movimento contra a pirataria de componentes e computadores, do que com traços de uma companhia voltada para o mercado.
- Fecharam parcerias com fabricantes terceirizados, que assumiram a produção de suas máquinas.
- A capacidade produtiva é de 40 mil computadores de mesa por mês.
- Vai começar importar notebook da China. A companhia também vai vender os chamados smart phones.
- Objetivo: ser uma das grandes companhias desse setor.
- Desafio: levar seus PCs para as gôndolas do varejo.
- Além da PC Legal, o Grupo Palmarium tem participações nas empresas Vendapontocom, de comércio eletrônico, e na corretora de seguros Potens.
- Controla 100% dos negócios da Brasil Nativo, da área de cosméticos, e da Meta Soluções Comerciais, que atua com call center. Juntas, essas empresas somam 3,5 mil funcionários, com um faturamento de R$ 180 milhões projetados para este ano.
- A PC Legal chegará no mercado com o nome de Inter PC, só é encontrada nas lojas da rede Kicasa, no interior de São Paulo.
- Boa aposta de prospect.

domingo, 24 de junho de 2007

PROSPECT - CIPESA - CYRELA

- A Cyrela (maior incorporadora de imóveis do Brasil) comprou a Cipesa.
- A Cipesa é líder do setor de construção civil em Alagoas.
- Cipesa fatura R$ 115 milhões e tem terrenos à beira-mar somando 80 km.
- Eli Horn: Presidente da Cyrela.

SEGMENTO - LIVROS

- A editora Intrínseca comprou os direitos de uma trilogia de terror sobre vampiros, escrita pela americana Stephenie Meyer. Pagou 60 000 dólares pelo pacote. Crepúsculo e Lua Nova, os dois primeiros volumes da série, já venderam 2,5 milhões de exemplares nos EUA. Estão há um ano na lista de mais vendidos do The New York Times. Só começam a sair no Brasil em abril de 2008.
- A Larousse comprou os direitos da biografia de Edir Macedo, que sai no fim do ano com uma grande tiragem. O livro terá versões em espanhol e em inglês.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

PROSPECT - APLUB

- O Grupo Aplub, que atua forte na região Sul e é um dos maiores do país em previdência complementar, resolveu vender sua seguradora e concentrar suas operações em capitalização e previdência.
- Para oferecer seguros, fechou parceria com duas grandes seguradoras, Ace e Indiana.
- As seguradoras escolhidas foram a Indiana (seguro de autos e patrimoniais), e a Ace (seguros de afinidades voltados para acidentes pessoais e bens pessoais). O acordo também prevê que as duas seguradoras comercializem produtos da Aplub e, com isso, a empresa pode ampliar seu mercado.
- O mercado exige cada vez velocidade maior na emissão das apólices. Por isso a Aplub optou por entregar a carteira para parceiros.
- As operações de capitalização são uma das que mais crescem na Aplub. O faturamento este ano deve chegar perto de R$ 60 milhões. No ano passado, aumentou 160%, para R$ 38 milhões.
- Nas operações de previdência privada, a Aplub é a entidade do setor que mais pagou benefícios em 2006, com R$ 33,2 milhões, excluindo as companhias ligadas a bancos.
- Patrimônio: R$ 278,3 milhões.
- Famílias Assistidas: 80 mil.
- 27 escritórios regionais.
- Áreas de atuação: previdência, crédito educativo e capitalização.
- Marcelo Cabelleira: diretor da Aplub Afinidade.

PROSPECT - EMBELLEZE

- A Embelleze entrou no mercado de produtos de beleza em 1968, com a fabricação do henê Kalu, produto que se tornou popular na luta contra cabelos rebeldes.
- O henê, vendido a partir de R$ 1,50, é sucesso até hoje.
- A empresa familiar vem sendo alvo de bancos interessados em estruturar a abertura de capital e por fundos de private equity.
- Quinta maior fabricante no país de produtos para coloração e tratamento de cabelos. A Embelleze perde na lista das maiores para quatro multinacionais: Unilever, L'Orèal, Procter & Gamble e Colgate-Palmolive.
- Forte no segmento que mais cresce no setor.
- Vai implementar os princípios de governança, profissionalizar a companhia, ampliar o leque de executivos para, depois, avaliar as novas oportunidades.
- Em 2006, a Embelleze vendeu 83 milhões de itens. A maior parte (47%) refere-se a produtos voltados a coloração de cabelos, 33% a produtos de transformação como os alisantes, 13% a pós-xampus e tratamento, 5% a xampus e 2% a profissionais.
- Embelleze aparece como líder na área de transformação dos cabelos (alisantes e relaxantes). Em coloração, é a de maior fatia entre as empresas com 100% de capital nacional, com 18,8% das vendas em volume.
- Tem uma house sob gestão de Patrícia Dantas.
- Jomar Beltrame: vice-presidente executivo da empresa.

PROSPECT - YPÊ - QUÍMICA AMPARO

- Mercado de lã de aço: passou de um faturamento de R$ 296,6 milhões em 2003 para R$ 632,2 milhões no ano passado, segundo a Nielsen.
- A Química Amparo, dona da marca Ypê, completa este mês o seu primeiro semestre no mercado de lã de aço com a expectativa de atingir uma fatia de 5%.
- Bombril acumula 60% de participação e a Assolan da Hypermarcas tem perto de 30%.
- A empresa anunciou o investimento de R$ 2 milhões na nova identidade visual, que engloba a mudança da logomarca a ser estampada nas embalagens das suas dez linhas de produtos, e também na pesquisa com 500 consumidoras que balizou o desenvolvimento da nova campanha institucional com estréia neste final de semana. Agência: P&M Propaganda e Marketing.
- A empresa subiu do 27º para o 20º lugar no ranking dos maiores anunciantes publicado pela com a injeção de R$ 87,5 milhões em veículos de comunicação em 2006, montante 39% superior do que havia aplicado em 2005. O investimento da Bombril caiu quase à metade no ano passado, somando tímidos R$ 7,3 milhões, enquanto a Assolan registrou queda ainda maior, de 68%, chegando a R$ 13,9 milhões.
- Waldir Beira Júnior: diretor de marketing da Química Amparo.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

PROSPECT - GRUPO NOBEL - CAMARGO MAIS

- Fundada em 1943, como uma rede de livrarias, a empresa proprietária da marca Nobel está se distanciando da suas livrarias.
- As duas principais fontes de receita da companhia são as vendas de produtos de marca própria (através da editora, que tem quatro selos, e de brindes, por exemplo) e os royalties obtidos com as lojas - nos mais variados setores.
- A empresa possui cinco marcas de franquias, como lojas de decoração e escolas de idiomas. A maior delas, com 170 lojas, continua sendo a rede de livrarias.
- O próximo vai ser vender franquias de imobiliárias. Fez uma associação com o empresário Fabrício Serra, controlador da imobiliária Camargo Dias Imóveis.
- A franquia chegará ao mercado brasileiro como Camargo Mais e será lançada na semana que vem, durante a feira ABF Franchising Expo.
- A Camargo Mais terá identidade visual padronizada e banco de dados centralizado.
- Os acionistas da Nobel constituíram o Franchising Ventures, um fundo de investimento com o objetivo de investir ou adquirir outras empresas franqueadoras.
- Hoje o fundo tem uma fatia da loja de decoração Benedixt, hoje com 12 unidades; possui parte do Café Donuts, com 22 franquias; parte da varejista de brinquedos Zastras Brinquedos, com uma loja; e participação na escola de idiomas Centro Britânico, com cinco unidades.
- Sérgio Milano Benclowicz: proprietário.
- Os sócios da Nobel são Sérgio, seu irmão Flávio e seu pai Ary Benclowicz.

PROSPECT - WTORRE

- A WTorre anunciou a criação de uma empresa para desenvolvimento de condomínios residenciais horizontais de grande porte para a classe média e média baixa, a exemplo do que fizeram nos últimos meses companhias como Rossi, Rodobens, Cyrela e Gafisa.
- A empresa foi batizada como WTorre Urbanismo.
- Um acordo foi fechado com a Companhia Vale do Rio Doce para a construção de um condomínio com ampla infra-estrutura e 20 mil residências em Parauapebas (PA), aos pés da Serra de Carajás, onde a mineradora investirá US$ 1,4 bilhão na exploração de níquel.
- O projeto servirá como piloto para a WTorre no segmento residencial e deve ser concluído em cinco anos.
- A WTorre afirma também ter fechado um acordo com o Bradesco para financiar as 20 mil unidades iniciais do empreendimento.
- Existe outros dois outros projetos semelhantes em fase final de negociação. A companhia busca parcerias com outras empresas.
- Os próximos empreendimentos serão lançados em cidades do interior de estados do Sul e do Sudeste do país.
- Sandra Ralston: presidente da WTorre Urbanismo.

PROSPECT - MARCOPOLO

- A espera forte expansão do mercado interno em 2007.
- Inicia em julho as operações de uma nova unidade industrial na Colômbia.
- Em novembro ou dezembro será a vez de começar a produção na Índia, provisoriamente em uma fábrica da sócia Tata Motors.
- Fabricante de carrocerias de ônibus com sede em Caxias do Sul (RS).
- A empresa prevê expansão de 7,2% na produção consolidada em comparação com 2006, para 16,8 mil ônibus, e de 5,7% na receita líquida consolidada, para R$ 1,85 bilhão.
- No mercado interno, as estimativas são de que a venda de ônibus cresça cerca de 20% .
- José Antônio Fernandes Martins: VP do conselho de administração.
- Bom prospect para cuidar da marca internacional da Marcopolo.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

MUDANÇA - LUPO

- A Lupo tem nova gerente de marketing.
- Mônica Paiva com passagens pela Ambev, Siemens, General Eletric e The Boston Globe (EUA).
- Objetivo dar continuidade ao processo de expansão nas linhas de meias e underwear.
- Vale um contato com ela e dar os parabéns pelo novo cargo.

PROSPECT - MAHOGANY COSMÉTICOS

- A Mahogany Cosméticos, rede de franquias que fatura anualmente 26 milhões de reais, está de olho no mercado do nordeste.
- Em abril, a empresa inaugurou uma loja no Recife. Em maio, uma franquia foi aberta em Salvador. E, em junho, será a vez de Fortaleza.
- O nordeste está ganhando espaço em nossos planos de expansão.
- Isabella Salton: gerente de marketing e franquias da empresa.
- Boa aposta de prospect com tendência de crescimento.

PROSPECT - SUNDOWN MOTOS

- Vale uma olhada com muita atenção na Sundown Motos.

NEGÓCIOS - BRA TRANSPORTES AÉREOS

- A BRA Transportes Aéreos pretende anunciar, nas próximas horas, durante a feira internacional de Le Bourget, em Paris, um acordo com a Embraer para a aquisição de 40 aeronaves do modelo 195, no valor de US$ 728 milhões.
- Os jatos serão configurados para 118 passageiros e têm entrega prevista para começar no segundo semestre de 2008.
- Antes mesmo da entrega dos primeiros jatos, a BRA poderá voar com dois aviões do modelo 195.
- As encomendas da BRA têm potencial para causar forte impacto no mercado brasileiro de aviação, por três motivos. Primeiro, porque rompem o paradoxo de que a terceira maior fabricante mundial de aeronaves não tinha um jato sequer voando por uma companhia aérea de seu país de origem.
- O segundo aspecto relevante da operação é que tudo indica que, com a encomenda a ser anunciada pela BRA, o mercado brasileiro realmente ganhará uma "terceira força" para competir com as líderes TAM e Gol.
- Com a entrada de um grupo de investidores no capital da companhia aérea, em dezembro do ano passado, a BRA passou a ser vista como mais um concorrente de peso. A Brazil Air Partners - fundo constituído pelo Bank of America, Gávea Investimentos (do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga), Development Capital, Goldman Sachs, HBK Investment e Millenium Americas - compraram 72% das ações preferenciais da BRA.
- A intenção da BRA, até mesmo pela dificuldade em obter autorizações para pousar e decolar em aeroportos como Congonhas e Brasília, é reforçar seu projeto de interligar cidades médias para grandes - filosofia que começou no acordo com a OceanAir. Para isso, poderá contar agora com o marketing de oferecer um vôo em aeronave genuinamente nacional.

terça-feira, 19 de junho de 2007

PROSPECT - GRUPO SÃO MARTINHO

- O Grupo São Martinho decidiu acelerar os investimentos na ampliação de sua capacidade instalada, a fim de aproveitar o esperado aumento da demanda por etanol no Brasil e no exterior.
- O prazo para concluir a ampliação da Usina Boa Vista foi reduzido de quatro para três anos.
- A ampliação da capacidade instalada da usina é baseada na expectativa de aumento da frota brasileira de carros bicombustíveis e da maior demanda externa por etanol.
- A companhia conta com duas usinas de açúcar e álcool em operação – Iracema e São Martinho. - Recentemente, também adquiriu 42% da Usina Santa Luiza.
- Bom prospect para marketing de relacionamento e campanhas mostrando os benefícios do etanol.

PROSPECT - LOG IN LOGÍSTICA

- Os papéis da Log-In Logística vão estrear amanhã na Bolsa de Valores de São Paulo, por isso a empresa precisa de uma excelente imagem corporativa fazendo com que ela seja um bom prospect.
- A Log-In é controlada da Companhia Vale do Rio Doce.
- Deve fazer a expansão da capacidade operacional da companhia, ampliar a frota de contêineres, da malha de terminais intermodais terrestres próprios, reestruturar as operações de ponta rodoviária e investimentos em tecnologia da informação para otimizar processos e aumentar controles. Enfim vai precisar comunicar tudo isso para investidores e clientes.

PROSPECT - GOOGLE - YOU TUBE - BRASIL

- O Google anunciou hoje o lançamento de uma versão brasileira do YouTube.
- A diferença dos novos sites é que, além da língua local, também haverá uma homepage, ferramentas de busca, comentários e rankings diferentes para cada país.
- Assim como a versão americana, que já faz grande sucesso no Brasil, o novo YouTube também vai permitir que o usuário local possa compartilhar vídeos com outros internautas.
- A intenção da empresa é aumentar o tráfego fora dos EUA, que já responde por metade da audiência do YouTube, e também de barrar o lançamento e rápido crescimento de serviços muito parecidos por empresas de internet brasileiras.
- Um excelente prospect e bom para parcerias para as agências.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

MUDANÇAS - AES BRASIL

- A AES Brasil, controladora da AES Eletropaulo, anunciou hoje que Eduardo José Bernini irá deixar a presidência executiva da companhia no próximo dia 30. Bernini, no entanto, vai permanecer no conselho de administração da companhia, que além da Eletropaulo, controla outras seis empresas dos setores de energia elétrica e de telecomunicações.
- Para seu lugar foi indicado o atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Britaldo Soares.
- Jonathan Coles é o novo presidente da AES para a América Latina.
- Britaldo Soares irá responder diretamente a Coles.
- Os negócios da AES na América Latina incluem 48 unidades de geração e nove distribuidoras, que atendem a mais de 8 milhões de clientes no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, El Salvador e Panamá.
- Vale a pena a agência enviar boas-vindas para o novo Presidente.

PROSPECT - MONGERAL

- Com o objetivo de crescer 25% neste ano, a seguradora Mongeral aposta nos segmentos de planos de previdência instituídos e na expansão de vendas desse tipo de produto para profissionais liberais.
- Os planos instituídos são aqueles que não precisam de uma empresa patrocinadora e podem ser formados por sindicatos, grupos e entidades de classe.
- As parcerias com fundos de pensão multipatrocinados, como a Petros e outras seguradoras, como a Icatu, são caminhos abertos para ajudar a crescer nesses segmentos.
- Outro mercado no qual a empresa está entrando é o do resseguro, por meio de uma parceria com o IRB Brasil Re e com a resseguradora internacional Transamérica.
- Ao longo de todo o ano de 2006, as receitas da empresa foram de R$ 224,7 milhões.
- O Mongeral Cred, parceria com o Unibanco para atuar no crédito consignado, passou a ser oferecido para todo o país em janeiro.
- Uma das empresas mais antigas do país, a Mongeral foi criada em 1835 e até 2005 atuava basicamente junto a funcionários públicos civis e militares, mas vem ampliando o escopo de atuação nos últimos anos.
- Helder Molina: Presidente da seguradora.

TENDÊNCIA - SITE WGSN

- O site inglês WGSN, o maior e mais respeitado escritório virtual de pesquisa de tendências de consumo do mundo, com 12,5 mil clientes em 22 países e faturamento de US$ 60 milhões, está ampliando negócios no Brasil.
- No Brasil dobrou o número de clientes, para 92 empresas, e cresceu 70%, alcançando receita de US$ 2 milhões.
- O WGSN (Worth Global Style Network Inc) vende seu conteúdo on-line, apresentando tendências de consumo com no mínimo um ano de antecedência. O serviço, que custa US$ 24 mil por ano, costuma ser usado não apenas por empresas ligadas à moda, mas por grandes corporações fabricantes de carros, celulares, eletrodomésticos, além de agências de publicidade.
- A categoria de clientes que mais cresce é a de confecções da região do Brás e do Bom Retiro, em São Paulo. Isso ocorre, graças a um novo serviço do site, o "close to season" (algo como "perto da estação"), com informações sobre o que de mais novo foi mostrado nas passarelas do mundo e apresentadas de forma detalhada - com foto dos principais modelos de roupa da temporada.
- O diretor internacional de vendas do site inglês WGSN (Worth Global Style Network Inc), Stephen Morgan está no Brasil. Vale uma conversa com ele.

domingo, 17 de junho de 2007

MERCADO - REFRIGERANTES

- Em maio segundo o Nielsen, a Coca Zero alcançou 1,8% de participação no mercado brasileiro.
- A Coca Light possui 2,9% do mercado.
- Já as três marcas da Pepsi: Pepsi Light, Pepsi Max e Pepsi Twist Light somadas chegam a 1,4%.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

PROSPECT - BANCO DAYCOVAL

- O Banco Daycoval, quarta instituição financeira de médio porte a abrir o capital este ano, está realizando uma oferta de ações de que pode movimentar mais de R$ 1 bilhão.
- A partir disso precisa construir uma imagem forte e comunicar o que o banco faz, por isso se torna um bom prospect.
- Os bancos de médio porte aproveitam a forte liquidez do mercado para captar recursos e fortalecer suas carteiras de crédito.
- Com 35 anos de atuação, o banco se intitula como um dos líderes no segmento de middle market.
- O Daycoval conta com 20 agências em 13 Estados brasileiros. No segmento de pequenas e médias empresas o banco possui 2 mil clientes ativos.
- Em 2004, a instituição passou a atuar no segmento de crédito pessoa física, oferecendo crédito consignado por meio da marca DayCred. O banco destaca o forte crescimento neste nicho de mercado.

PROSPECT - CASA DO PÃO DE QUEIJO

- A Casa do Pão de Queijo está apostando em um novo formato de loja.
- A rede está lançando o conceito de loja modular, uma espécie de contêiner que tem entre 25 m² e 50 m², pode ser transferido de local conforme o interesse do cliente. Foi criado especialmente para abrigar uma loja em locais em que o período de locação seja pequeno.
- Com este novo formato vão aumentar o número de lojas de rua.
- Hoje, a rede tem 456 lojas franqueadas e pretende abrir mais 60 este ano.
- A rede possui três formatos de lojas: de rua, de shopping e hipermercados e quiosques, ou store in store (loja instalada dentro de outra loja).
- Uma das principais estratégias de expansão é feita através de parcerias com empresas como o Grupo GR, que atua na instalação de refeitórios e lanchonetes em empresas e possui 11 lojas franqueadas. A rede também faz parceria com a Casas Bahia.

PROSPECT - RAGAZZO

- Ragazzo é a marca de fast-food italiana do grupo Habib´s.
- Existe a intenção de expandir a marca Ragazzo, com a abertura de seis novos pontos.
- Todos os franqueados do Habib's querem abrir lojas da Ragazzo.
- Bom prospect após a final da concorrência do Habib´s.

PROSPECT - HOLDING B5

- B5 é a holding que controla a nova empresa que será criada a partir da fusão entre a Cia. Açucareira Vale do Rosário e a Cia. Energética Santa Elisa que também engloba outras três usinas - MB, Jardest e Continental.
- Os acionistas da Santa Elisa, que é controlada pela família Biagi, têm 70% da B5. Os 30% restantes estão nas mãos dos acionistas que permaneceram na Vale do Rosário. A família de Junqueira Franco terá quase 10% da empresa que será criada.
- A B5 está contratando uma empresa de marketing que será responsável pela escolha do nome da nova empresa. Agora é a hora das agências entrarem em contato com o grupo.
- A nova companhia nasce com um faturamento previsto em R$ 1,5 bilhão na safra 2007/08.
- Os projetos da nova empresa incluem a construção de seis novas usinas, duas delas já em obras. O projeto todo soma cerca de R$ 1 bilhão.
- Cícero Junqueira: Presidente da B5.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

PROSPECT - RADO SWITZERLAND - SWATCH GROUP

- A marca de relógios do Swatch Group, Rado Switzerland, inaugurou sua primeira loja das Américas no Shopping Morumbi.
- A marca espera tornar-se uma das líderes do mercado de relógios no país .
- A Rado pretende abrir outras seis unidades até o próximo ano.
- Vai investir cerca de US$ 1,5 milhão em publicidade até o fim do ano.
- O Brasil foi escolhido o ponto de partida dos negócios no continente americano, após rigorosa pesquisa de mercado, que apontou um grande público consumidor disposto a vestir algo especial, elegante e sofisticado.
- Peter Käser: vice-presidente mundial.
- Christian Mahlke: diretor do Swatch Group para Américado Sul e Caribe.
- Clineu Capelossi: diretor comercial no Brasil. Cuida dos pontos-de-venda e das estratégias para ganhar mercado.
- Bom prospect e com ótimas perspectivas para o futuro.

MERCADO - COLCHÕES

- A procura por qualidade de vida tem transformado alguns hábitos da população e os brasileiros estão em busca de um sono saudável.
- Empresas como Ortobom, Probel, Duoflex e Zêlo, por exemplo, planejam crescer dois dígitos este ano.
- O mercado de colchões é estimado entre 15 milhões a 16 milhões de unidades vendidas no ano passado. O setor cresceu 60% no acumulado dos últimos quatro anos.
- Os consumidores brasileiros demoram, em média, 12 anos para trocar de colchão. Mas o indicado pelos fabricantes é o uso de produto durante cinco anos.
- Dentre os materiais utilizados para a fabricação do colchão, o mais utilizado no Brasil continua sendo a espuma, por ser mais barata. No momento, o colchão de espuma viscoelástica é que está na moda. O produto chegou há uns três anos no mercado brasileiro e tem abocanhado uma parcela do público.

PROSPECT - BITWAY

- A Bitway de Ilhéus vai construir sua segunda fábrica no Paraná.
- Atualmente, a empresa produz cerca de 20 mil equipamentos por mês na Bahia. A nova unidade terá capacidade para montar mensalmente 50 mil unidades de computadores.
- 5ª empresa líder em vendas no mercado brasileiro e tem como meta a segunda posição. A idéia é disputar espaço com fornecedores nacionais, como Itautec e CCE.
- A empresa existe há 24 anos.
- Hoje, atua com três marcas próprias - Bitway, Flex PC e Lógico -, além de montar equipamentos para terceiros. No Paraná, a empresa tem parceria de vendas com redes de varejo como Gazin e Dudony, ambas do interior do Estado.
- A Bitway tem 150 empregados diretos e encerrou o ano passado com receita de R$ 140 milhões.
- Antonio Carlos Araújo: diretor de negócios.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

LEW,LARA CONQUISTA LIBBS FARMACÊUTICA

PROSPECT - ITAUTEC

- A Itautec está reabrindo sua fábrica para produzir desde notebooks e computadores de mesa até cofres, caixas de auto-atendimento bancário (ATM) e quiosques para bancos.
- Com a abertura da fábrica, a Itautec conclui uma etapa da reestruturação iniciada há dois anos, quando gastou US$ 500 mil para que a consultoria Mckinsey elaborasse um plano para mudança das operações.
- A Itautec busca, gradativamente, tornar-se menos dependente de suas receitas de equipamentos, a mesma trilha que tem inspirado empresas como IBM, HP e Diebold Procomp.
- Hoje suas vendas de máquinas respondem por 70% do faturamento. Serviços são apenas 30% dos negócios. A Itautec quer inverter essa situação e nada como uma agência para ajudar nesse processo.
- Oferecer equipamentos em regime de aluguel - em vez de vendê-los - é uma das propostas.
- Guilherme Archer de Castilho: diretor geral da Itautec.

PROSPECT - GENERAL SHOPPING

- O Grupo General Shopping está indo para bolsa.
- Os controladores são a família Poli Veronezi que também são os proprietários da universidade de Guarulhos, a UnG.
- A General conta com quatro shoppings em atividade e mais um previsto para estrear em outubro - todos no Estado de São Paulo, sendo três em Guarulhos.
- No total, as unidades em que possui participação somam 127 mil metros quadrados de área bruta locável, com 765 lojas instaladas que, juntas, faturaram R$ 904 milhões em 2006.
- O objetivo da oferta de ações na bolsa é captar recursos para expansão.
- A companhia também tem um terreno de 60 mil metros quadrados no Rio de Janeiro, cujo projeto de 32 mil metros quadrados de área deve ser inaugurado em janeiro de 2009.
- Uma boa aposta de novos negócios.

PROSPECT - MAKRO

- Grupo holandês SHV é o controlador do Makro e traça um plano de expansão na América Latina.
- A concorrência vai ficar acirrada: Atacadão (Carrefour) e Maxxi (Wal-Mart).
- O Brasil é o único país onde o Makro não é sócio de ninguém. E é de longe o maior mercado do Makro e possivelmente, o melhor deles.
- A solidez do Makro e a sua presença em vários Estados colocaram a rede no centro das atenções: ela passou a ser vista como a noiva mais cobiçada pelas varejistas, principalmente porque não sobrou outra rede independente que fature mais de R$ 4 bilhões.
- O Makro sempre ganhou dinheiro como atacadista (80% dos clientes são profissionais) e nunca quis ser uma varejista.
- Antonio Colmenares: principal executivo do Makro na América Latina.
- O lucro saltou de R$ 78,5 milhões para R$ 116,2 milhões em 2006. Prospect com excelente potencial.

terça-feira, 12 de junho de 2007

DPZ CONQUISTA COPPERTONE

PROSPECT - ODEBRECHT - MERCADO IMOBILIÁRIO

- A Odebrecht, o 12º maior grupo empresarial brasileiro, está ampliando de forma agressiva sua presença no mercado imobiliário.
- Nesse momento a companhia está tocando 13 projetos de grande porte nas áreas residencial e comercial.
- Uma unidade de negócios voltada especificamente para o setor imobiliário, a Odebrecht Empreendimentos Imobiliários (OEI), foi reativada e vem ganhando força dentro da companhia a ponto de já se cogitar a criação de uma nova empresa.
- A Odebrecht deve lançar cerca de R$ 1 bilhão em empreendimentos residenciais e comerciais no país ainda nesse ano de 2007.
- As operações estão concentradas em São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Também tem os estados nordestinos, do Centro-Oeste e possivelmente o Espírito Santo.
- Odebrecht também vem apostando no segmento imobiliário em Angola.
- A Odebrecht tem focado seus lançamentos no mercado de médio alto e alto padrão. Mas em SP deve focar na classe média.
- Paul Atit: executivo que está tomando conta da OEI.

PROSPECT - NATURA - FRUTÍFERA

- Natura começa primeira investida no setor de alimentos.
- O segmento escolhido foi o dos alimentos funcionais, um mercado estimado em US$ 600 milhões pela Associação Brasileira da Indústria da Alimentação.
- Natura escolheu 90 cidades do interior de São Paulo (na região de Campinas e São José dos Campos) como mercado de teste para suas sopas desidratadas, sucos, chás e barrinhas de cereais que compõem a linha batizada de Frutífera. A distribuição será igual a dos cosméticos vendidos pela empresa, no sistema porta-a-porta.
- A linha Frutífera não conta ainda com uma campanha publicitária. Mas o marketing do produto já está sendo pavimentado. A começar pelo batismo dos produtos. Na Frutífera, sopa não é sopa, é " caldo de satisfação " . O chá, vira " goles de leveza " e a barra de cereal virou " lascas de bom humor " .
- Outro diferencial da linha Frutífera é o preço, que pode variar entre 20% e 30% acima dos cobrados pela concorrência. Na linha de chás, a diferença é ainda maior e varia entre 60% e 70% a mais do que os preços de outras marcas.

PROSPECT - ALSTOM

- Quer elevar em 25% seu faturamento na América do Sul.
- A empresa francesa
- Recebeu um contrato de 330 milhões de euros da produtora brasileira de aço ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica para construir uma usina de energia de 490 megawatts em Sepetiba, no Rio de Janeiro.
- A Alstom será responsável pela engenharia, pela aquisição de materiais ou serviços ao melhor custo possível (procurement) e pelos serviços de construção.
- Prospect interessante para prospect de marketing de relacionamento e corporativo.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PROSPECT - DRÄGER MEDICAL

- Fabricante alemã de equipamentos hospitalares.
- Vai fortalecer sua presença no Brasil e na América Latina com a possível instalação de uma fábrica no Brasil.
- Tem a a possibilidade de manter, com a nova unidade, a evolução de 25% ao ano no faturamento, registrada desde 2002.
- A América Latina representou 8% do faturamento de 1,2 bilhão de euros do grupo apurados no ano passado.
- Respiradores, monitores, aparelhos de anestesia, sistemas de arquitetura são alguns dos principais produtos da empresa, que faz parte do grupo Drägerwerk.
- Em 2002, a Dräger firmou uma joint venture com a Siemens na qual assumiu a parte de monitores hospitalares em troca de 35% de seu capital. Hoje, a participação da Siemens foi reduzida para 25%. A parceria foi uma forma de se fortalecer perante os concorrentes General Eletric, Philips e Tyco.
- A Dräger foca também no lançamento de um sistema integrado de gerenciamento de informações de pacientes, que será apresentado amanhã na Feira Hospitalar. Interessante uma visita na feira e começar uma aproximação na empresa que é um bom prospect.
- Ermano Marchetti Moraes: presidente da Dräger no Brasil.

domingo, 10 de junho de 2007

MERCADO - PREVIDÊNCIA PARA O PÚBLICO JOVEM E PARA AS MULHERES

- Agora é um bom momento para os banco no segmento de Previdência Complementar Aberta adaptarem seus produtos e campanhas para o público de 0 a 21 anos e mulheres.
- O segmento de planos para jovens de 0 a 21 anos representa 5% do total de planos contratados, mas houve um aumento de 67& no volume das negociações no primeiro trimestre em relação ao ano passado. Esse ano já foram captados R$ 500 milhões nesse segmento nesses 3 primeiros meses.
- Argumento para o mercado crescer: os pais estão com uma consciência maior das necessidades que os filhos terão no futuro. A previdência deve substituir a tradicional poupança.
- Um outro caminho que pode ser aproveitado é impulsionar a venda para os clientes que já tem outros planos e já são clientes dos bancos.
- Bradesco Vida e Previdência tem 45,3% desse mercado e tem a liderança. Quer dobrar o número de adesões em 3 anos.
- Brasilprev, Seguros e Previdência é o segundo lugar nesse segmento com 30,5%
- Itaú Vida e Previdência é a terceira colocada em apólices para menores de idade. Tem 10,5% desse mercado.
- Caixa Vida e Previdência é a quarta colocada.

VISITA - BRASIL - BRITISH AIRWAYS

- Dale Moss: Executive Vice President, Sales and Marketing USA British Airways estará no Brasil nessa semana. Interessante convidar ele para conhecer as agências.

PROSPECT - UNISCIENCE

- Representa as principais empresas internacionais no Brasil em equipamentos, acessórios e reagentes para as áreas de Biotecnologia, Diagnóstica e Biologia Molecular.
- Representa a Qiagen que é a líder mundial em kits de extração de DNA e RNA, sistemas de automação, sistemas para expressão e purificação de proteínas recombinantes, siRNA e kits de PCR em tempo real para detecção de patógenos. A Qiagen acaba de comprar a Digene, fazendo também que alcance o mercado e liderança tecnológica em diagnóstico molecular.
- Para agências que estão se voltando para o mercado healthcare é um bom prospect.

sábado, 9 de junho de 2007

PERSONAGEM - LUCIANO HUCK

Atualmente está como garoto-propaganda nas seguintes campanhas:
- OLK, marca da Olympikus.
- Ibi
- Promoção: "Seja um campeão Petrobras"

PROSPECT - AMERICAN BANKNOTE (ABNOTE)

- A ABnote é uma empresa líder no fornecimento de soluções envolvendo Cartões Plásticos, Sistemas de Identificação e Gestão de Serviços Gráficos no Brasil.
- Comprou a Transtex, empresa líder no mercado argentino em comercialização de cartões bancários e telefônicos. Empresa líder no mercado argentino e exporta seus produtos para o Chile, Peru, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
- Bom prospect para agências de marketing de relacionamento e direto.

PROSPECT - VICUNHA

- A Vicunha comprou a empresa equatoriana que atua na produção de índigo, La Internacional.
- A La Internacional é a maior e mais antiga indústria têxtil daquele país. A empresa atua na produção de índigo e fios.
- A aquisição do controle da "La Internacional" é o primeiro passo efetivo na internacionalização do negócio têxtil do grupo, que já tinha distribuição internacional com filiais na Europa, China, Argentina e Colômbia. Pela primeira vez o grupo Vicunha assume uma fábrica fora do Brasil.
- O grupo Vicunha, além disso, pretende fazer da La Internacional uma plataforma de exportação importante para o mercado americano.
- Ricardo Steinbruch: presidente do Grupo Vicunha.
- Por tudo isso a Vicunha é um bom prospect, pois precisa de uma agência para cuidar da marca internacional.

PROSPECT - ROXOS E DOENTES

- Rede de lojas especializada em artigos de futebol.
- A marca possui cinco lojas em São Paulo, e a sexta será aberta em breve, no Shopping Metrô Tatuapé.
- Além disso, administra oito delas de clubes (físicas de Corinthians, Internacional de Porto Alegre, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Figueirense e Coritiba e virtuais de Goiás e São Paulo).
- Tem a Figueira Store, loja no Figueirense Futebol Clube. Localizada dentro do Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, ela é a primeira loja conceitual da Umbro no País, em sistema ‘shop in shop’.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

PROSPECT - NIASI

- Fabricante nacional de cosméticos.
- 75 anos.
- Hoje, com um portfólio de esmaltes, coloração e xampus, disputa espaço no mercado de beleza com grandes multinacionais como L'Oréal , concorrente em esmaltes e coloração, Procter & Gamble (dona da Wella) e uma infinidade de marcas de xampus.
- A idéia é fortalecer o marketing.
- Vão voltar à mídia com força este ano. O investimento em marketing deve ser de R$ 20 milhões. A empresa não revela o faturamento, mas estima-se no mercado que a receita esteja na casa de R$ 500 milhões anuais.
- A Niasi vai se concentrar nas duas marcas mais fortes: Risqué (esmaltes) e Biocolor (coloração). O objetivo é manter a liderança da marca de esmaltes Risqué (na casa de 40%) com um forte trabalho junto a manicures, que respondem por 70% das vendas, e lançamento permanente de cores.
- Outro esforço está no crescimento de Biocolor, que tem preço mais baixo e em participação de mercado está atrás de Koleston, da Wella, e Imédia, de L'Oréal. A idéia é aumentar a presença da tintura nos supermercados, hoje concentrada em farmácias e perfumarias.
- A meta é crescer 14%.
- Braulio Marchió: presidente (ex-Best Foods).
- Silvio Luiz Carvalho Coelho: diretor comercial (ex-Pepsico).

quinta-feira, 7 de junho de 2007

PROSPECT - COPELI COSMÉTICOS E PERFUMES

- A Copeli Cosméticos e Perfumes licenciou uma linha de perfumes da personagem Betty Boop.
- Os produtos estarão disponíveis em mais de 300 pontos-de-venda na grande São Paulo até dia 18 de junho. O primeiro lote é composto por duas mil unidades de cada perfume.
- O lançamento tem o suporte de materiais de ponto-de-venda, como demonstradores e displays.
- Tem o licenciamento do programa Cocoricó da TV Cultura também.
- É uma empresa com potencial e com tudo para crescer. Bom prospect para aposta.

PROSPECT - CERVEJA NORTEÑA

- A Ambev quer dar um reforço de marca na cerveja uruguaia Norteña que pertence ao seu portifólio desde 2001.
- Está fazendo algumas ações promocionais e de relacionamento no inverno.
- Vale uma aproixmação nesse momento com a Ambev.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

PROSPECT - PHILIPS MEDICAL SYSTEMS

- A Philips Medical Systems anunciou a compra da VMI Sistemas Médicos, indústria mineira do segmento de diagnóstico por imagem. Com a aquisição, a Philips se tornará líder do mercado doméstico de raio-X. O valor da negociação não foi revelado.
- Com a VMI, a Philips pode oferecer aos clientes do Brasil e da América Latina um portifólio mais completo de equipamentos de diagnóstico por imagem.
- A compra da empresa mineira faz parte da estratégia da companhia de investir em mercados emergentes, com foco na área de saúde, buscando soluções desenvolvidas para as necessidades locais.
- O mercado brasileiro de soluções para diagnóstico cresceu, em média, 20% nos últimos três anos. A média de crescimento mundial do segmento ficou entre 4% e 5% ao ano no mesmo período.
- A meta da companhia é ampliar as exportações para toda a América Latina.
- No segmento de raio-X, a participação de mercado da VMI é de 36%. A Philips estima o mercado nacional deste tipo de equipamento em cerca de 40 milhões de euros.
- Steve Rusckowski: Presidente mundial da Philips Medical Systems.
- Daurio Speranzini Júnior: vice-presidente para a América Latina da divisão de Sistemas Médicos da Philips.
- Tudo isso leva a empresa ser um bom prospect.

DM9DDB CONQUISTA VARIG

MERCADO - INCORPORADORAS ESTÃO CRESCENDO FORA DE SP

- A estratégia de expansão regional que as grandes incorporadoras e construtoras começaram a colocar em prática no ano passado já mostra seus primeiros resultados.
- Ao todo, as 14 construtoras e incorporadoras que abriram o capital realizaram lançamentos com um Valor Geral de Vendas (VGV) de 1,43 bilhão.
- Rossi: registrou o maior volume de lançamentos no trimestre, teve aproximadamente 50% de seu VGV originado fora de São Paulo. Ao todo a companhia colocou no mercado sete novos empreendimentos, com um VGV de R$ 409 milhões, sendo que cinco deles ocorreram em cidades como Vitória, Porto Alegre, Campinas e Rio.
- Gafisa: teve a maior parte dos seus lançamentos ocorridos fora de São Paulo. Apenas um edifício foi lançado na capital paulista. Outros seis empreendimentos foram originados em cidades como Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), São Caetano (SP), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).
- Tecnisa: está focada em SP. Tem a expectativa de lançar cerca de R$ 1 bilhão esse ano só conseguiu tirar do papel um empreendimento, com VGV de R$ 17 milhões.

PROSPECT - CENTER NORTE

- O grupo Baumgart está crescendo.
- Na região onde se encontra o Shopping Center Norte e outras opções de lazer, o grupo quer construir a Cidade Center Norte vai ainda construir uma casa de espetáculos.
- Atualmente passam 6 milhões de pessoas pelo shopping.
- Gabriela Baumgart: controladora da empresa.

terça-feira, 5 de junho de 2007

AGÊNCIA FALA CONQUISTA LOJAS MARABRAZ

PROSPECT - SEGMENTA

- A Segmenta é uma nova empresa hospitalar de Omilton Visconde Junior, que vendeu a farmacêutica Biosintética para a brasileira Aché em 2005.
- Ele não vendeu a companhia de soros hospitalares Glicolabor e transformou ela agora em Segmenta.
- O mercado de soros movimenta aproximadamente R$ 500 milhões por ano. E a taxa de crescimento anual desse setor no país oscila entre 2% e 3%.
- Segundo o plano estratégico, a idéia é começar no mercado de soros e depois colocar um pé no mercado de saneantes, que são produtos de limpeza pesada, e outro no de remédios hospitalares.
- As projeções apontam que a Segmenta poderá faturar anualmente R$ 200 milhões em 2010.
- Um bom prospect para começar a construção de uma marca a longo prazo.

PROSPECT - TATA

- A Tata pode produzir veículos no Brasil. Essa é uma informação mostrando que desde as agências já devem fazer uma aproximação com esse grupo indiano.
- O bilionário Ratan Tata, que produz de chá a software, tem negócios como TV a cabo e energia elétrica, e cujas empresas rendem o equivalente a quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB) da Índia, pretende produzir automóveis no Brasil e está interessado no uso automotivo de biocombustíveis.
- Recém-nomeado co-presidente do Fórum de Altos Executivos Índia-Brasil, com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, ele afirmou que quer atuar no Brasil em parceria com a Fiat. E esse fórum pode ser uma das formas de aproximações com o Grupo.
- Ele sonha em produzir também no mercado brasileiro um carro popular, a preços inferiores a US$ 5 mil.
- Sua atuação, no país, começou uma subsidiária da Tata Consultancy Services (TCS), de serviços em informática, que começou a operar em sociedade com a brasileira TBA.
- Tata também está associado à Marcopolo, em um projeto considerado modelo pelo governo brasileiro, pelo qual produzirá 25 mil ônibus com carroceria Marcopolo e chassis e motores Tata.
- Tata também preside o órgão governamental encarregado de estimular investimentos estrangeiros na Índia.

PROSPECT - KINROSS

- A Kinross é uma empresa canadense responsável por extração do ouro.
- Vai investir US$ 470 milhões para triplicar a produção de ouro da Rio Paracatu, no interior de Minas.
- O Brasil é estratégico para o grupo e precisa de uma agência para cuidar de sua imagem corporativa.
- José Roberto Freire é o presidente.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

PROSPECT - HABIB´S

- Habib´s está fazendo concorrência para contratar uma agência.
- A conta será dividida com a sua house, PPM, dirigida por Thomaz Pedroso.
- A concorrência está sendo comandada pelo novo diretor de marketing da empresa, Rogério Campos.

UM POUCO MAIS DE....MOTOROLA

- A marca é líder de mercado na América Latina desde 2005 com cerca de 315 milhões de assinantes e expectativa de chegar a 450 milhões até 2010.
- No Brasil, a marca também lidera nas vendas mas com empate técnico junto com a Nokia.
- Os lançamentos desse ano foram baseados em três plataformas principais: produtividade (acesso à internet, facilidades nas configurações dos serviços, novas tecnologias, etc), música (rapidez na transferência, mais capacidade de armazenamento e melhor disposição da teclas), e design (focada nas linguagens de comportamento, emocional e performance).
- Enrique Ussher: presidente da Motorola Brasil
- Sergio Patiño: diretor de marketing de produtos móveis da Motorola para a América Latina

PROSPECT - AÇÚCAR GUARANI - TEREOS

- A Açúcar Guarani S.A. possui como atividade principal a transformação de cana-de-açúcar em açúcar, etanol e energia elétrica, realizada atualmente por meio de quatro unidades industriais em operação.
- A receita líquida de vendas da Companhia, no exercício findo em 30 de abril de 2007, foi de R$ 805,1 milhões, representando um aumento de 64,4% sobre o período anterior.
- A Companhia destaca-se na produção e venda no segmento de açúcares especiais e de alto valor agregado, possuindo foco intenso na qualidade dos produtos, na excelência de resultados operacionais e no atendimento ao cliente.
- A acionista controladora da Guarani, a empresa francesa Tereos, é atualmente a quarta maior produtora de açúcar, a sétima maior produtora de etanol e a terceira maior produtora de glucose da Comunidade Européia.
- A Tereos do Brasil acabou de vender sua participação na Cosan e vai focar na Açúcar Guarani.
- Os números e o mercado de etanol mostram a importância desse prospect.

PROSPECT - NIPPON STEEL NO BRASIL

- A Nippon Steel Corporation, principal siderúrgica japonesa e número 2 do mundo, vai ampliar sua participação no capital da Usiminas, em linha com a estratégia de se consolidar como principal investidora nipônica na companhia brasileira.
- Vai elevar sua participação de 52% para 82% no grupo.
- O objetivo da Nippon é adquirir ainda as cotas em poder da também japonesa JFE Steel e da Mitsubishi e assumir o controle integral do consórcio.
- O plano de investimentos de US$ 8,4 bilhões planejado para Usiminas até 2015, elevando sua capacidade para 15 milhões de toneladas de aço.
- Muito importante uma aproximação de uma agência na Nipon Steel agora, pois a tendência é ela entrar cada vez mais forte no Brasil e vai precisar de alguém para cuidar da sua imagem no país.

PROSPECT - MIOLO

- O consumo de vinho no Brasil está aumentando e uma das vinícolas que está aumentando suas vendas é a Miolo, só que com o dólar baixo a concorrência com os importados está grande e por isso é necessária uma campanha e ações de marketing mais agressivas fazendo do Miolo um bom prospect.
- Miolo é a principal fabricante de vinhos finos do país.
-Um exemplo do consumo: em 2002 produzia 20.000 garrafas de pinot noir por ano e para 2007 pretende chegar as 90.000 garrafas. Para ter uma idéia: os mais populares que é cabernet savignon a produção chega a ser de 100.000 garrafas por ano.

PROSPECT - MULTIPLAN - INSTITUCIONAL

-O Grupo Multiplan está indo para a Bolsa e por isso precisa fortalcer sua imagem institucional para que os investidores saibam o que o Grupo faz e como ele está.
- O Multiplan é dono de 9 shopping-centers e administra outros cinco no Brasil.
- Os estabelecimentos da Multiplan são BarraShopping e New York City Center, no Rio de Janeiro; MorumbiShopping, Anália Franco e Shopping Eldorado em São Paulo; RibeirãoShopping (SP); Galleria, em Campinas (SP), Colinas, em São José dos Campos (SP); BH Shopping, em Minas Gerais; ParkShopping, em Brasília e Parkshopping Barigui, em Curitiba.
- Além disso o Multiplan tem alguns empreendimentos imobiliários.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

PROSPECT - INPAR - INSTITUCIONAL

- O setor de imóveis e construção contará com mais um representante na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Inpar. Com isso a Inpar precisa investir em marketing no fortalecimento de sua marca institucional para atrair investidores.
- Os recursos obtidos com a oferta serão destinados à expansão das atividades da companhia, compra de terrenos e desenvolvimento, incorporação e construção de empreendimentos. A InPar também não descarta a possibilidade de compras outras empresas que atuem no setor.
- O controle da companhia é detido pela Parizotto Administração de Participações, com 76% do capital. O Grupo Neves controla 18% e o Grupo Chade tem outros 6%.

PROSPECT - MARFRIG

- Marfrig compra La Caballada e cresce no Uruguai, assim o Marfrig assume hoje (dia 1º de junho) o seu terceiro frigorífico no Uruguai, o La Caballada e se torna o maior grupo exportador de carne bovina do país vizinho e também líder no abate.
- Alguns produtos Marfrig no Brasil: GJ Gado Jovem, Gourmet Bassi, Montana Premium e Palatare.
- Marfrig precisa de um gerenciamento de marca internacional e nacional e isso torna a empresa um bom prospect.

MUDANÇAS - NESTLE - NOKIA

- NESTLE: Izael Sinem (ex-presidente da Publicis Brasil) será o novo diretor de comunicação e serviços de marketing da Nestlé, no lugar de Mário Castelar, que está se transferindo para a matriz da companhia na Suíça. O processo de transição inicia-se já na semana que vem.
- NOKIA: Marcelo Câmara é o novo gerente da Nokia do Brasil. Câmara, que assume o comando da área de Mobile Phones, maior unidade de negócios da empresa, também cuidará de projetos especiais da multinacional, como o Nokia Trends.