quinta-feira, 31 de maio de 2007

PROSPECT - YARA

- A norueguesa Yara, maior empresa de fertilizantes do mundo, deu duas tacadas importantes nos últimos dois meses e ficou mais próxima de alcançar um faturamento global de US$ 10 bilhões por ano e de seu objetivo de abocanhar 10% do mercado mundial de adubos até 2010.
- Brasil: faz parte da estratégia avançar em mercados com potencial de crescimento do consumo, como Brasil.
- Em abril passado, a Yara confirmou aporte de US$ 50 milhões nos próximos três anos para ampliar a fábrica que tem em Rio Grande (RS). A empresa também deverá inaugurar uma unidade de mistura em Paranaguá (PR) neste ano. Será a quarta fábrica do gênero no país. Com os projetos, os investimentos do grupo no Brasil alcançam US$ 500 milhões desde a aquisição da Adubos Trevo, no início da década - o valor inclui a compra da Fertibrás.
- Por tudo isso a Yara é um bom prospect.

MERCADO - FARMACÊUTICAS - AGÊNCIAS

- O mercado de publicidade de medicamentos é um mercado em franca expansão no Brasil. Em 2004, os investimentos em mídia do setor foram de US$ 195 milhões, segundo dados do Ibope Monitor. No ano seguinte, a cifra subiu para US$ 220 milhões e no ano passado movimentou nada menos que US$ 300 milhões. A expectativa é de que registre crescimento da ordem de 20% em 2007, considerando-se a publicidade dos medicamentos OTC
- A Euro RSCG inaugura dentro de dois meses sua nova unidade de negócios, a Euro Life, criada para atender exclusivamente a indústria farmacêutica. A expectativa é que, dentro de dois anos, a nova divisão responda por 35% da receita total da agência no Brasil.
- A divisão Ogilvy Healthcare tem dez clientes e acaba de conquistar toda a conta da linha OTC do laboratório Aché.

PROSPECT - LEPPER - FIAÇÃO SÃO BENTO

- A Fiação São Bento e a Lepper, indústrias catarinenses do setor têxtil devem investir pela primeira vez fora do país. Eles ainda não decidiram o local, mas consideram o Uruguai um país atraente.
- As empresas vão precisar de uma agência para construir a marca deles fora do país.
- Presidente: José Henrique Loyola

quarta-feira, 30 de maio de 2007

TENDÊNCIA - ALIMENTOS PRONTOS

- A indústria de alimentos e bebidas está apostando em crescimento e aumento de exportações com produtos de apelo saudável e prontos para consumo.
- Gomes da Costa e Swift estão com embalagens novas visando à praticidade. Gomes da Costa está lançando a embalagem com tampa abre-fácil para latas de sardinha e uma linha de patês prontos com embalagem diferenciada e de fácil manueseio.
- Swift, empresa do grupo JBS Friboi lançou uma linha de carne processada pronta para o consumo.
- Ducoco vai apostar nas bebidas à base da frutas que dá nome à empresa para ampliar exportações e segmentos de atuação. Vai se reposicionar no mercado alimentício com enfoque em produtos naturais. Vai fabricar gelatinas com pouco açúcar e também uma mistura de sucos com água de coco.
- General Brands que fabrica o suco Camp (sucesso: venderam mais o que esperado, demonstrando a aceitação das pessoas aos produtos ligados à vida saudável) entra no mercado de gelatinas vitaminadas.

PROSPECT - HYPERMARCAS - DORIL - ENGOV - MONAGE - GELOL

Um dos prospects mais interessantes dos últimos tempos:
- A Hypermarcas deve adquirir até o fim dessa semana a DM Farmacêutica, dona de marcas como Doril, Vitasay, Engov, Monange e Gelol.
- O negócio transformará a Hypermarcas na maior empresa nacional de bens de consumo, com presença nos segmentos de limpeza, alimentos, cosméticos e medicamentos.
- O faturamento subirá de R$ 750 milhões para R$ 1,6 bilhão.
- A Hypermarcas é do João Alves de Queiroz Filho.
- Nelson Morizono, dono da DM, será conselheiro da Hypermarcas.
- Em 2005, a DM superou grandes anunciantes como Bradesco e Schin.
- A Hypermarcas já é forte em supermercados, com 3 mil pontos-de-venda diretos, mas sua presença em farmácias era pequena.
- Além disso, o mercado de medicamentos sem tarja está cada vez mais próximo ao de bens de consumo, inclusive nas estratégias de marketing. Na era dos genéricos, fortalecer a marca de um remédio é tão importante quanto a de um sabão em pó.

terça-feira, 29 de maio de 2007

PROSPECT - JBS FRIBOI - SWIFT

- A J&F Participações, controladora do grupo JBS-Friboi no Brasil, anunciou a aquisição da norte-americana Swift Foods.
- A integração da JBS e da Swift, segundo a JBS, deve resultar, quando concluída, "na criação da maior empresa do mundo no setor de alimentos de proteína de origem bovina e da maior empresa brasileira na área alimentícia". Aqui é o maior motivo para que essa empresa seja um excelente prospect.
- A nova empresa estará presente nos EUA, no Brasil, na Argentina e na Austrália, que, em conjunto, representam 45% do consumo mundial de carne bovina.
- Com a aquisição, a JBS também passará a ter participação no segmento de carne suína, a Swift é a terceira maior empresa do segmento nos EUA .
- O grupo deve fundir as atividades do negócio de carne da JBS com a Swift.
- A JBS teve lucro de R$ 10,6 milhões no primeiro trimestre do ano, 67% inferior aos R$ 32,3 milhões de igual período de 2006.
- Presidente da JBS: Joesley Mendonça Batista.
- Eles precisarão de agências para gerenciar todo esse processo de reposicionamento, marca e comunicação.

PROSPECT - LIVRARIA CULTURA

- Faz 60 anos em 2007
- Vai dar uma atenção para venda de produtos com marca própria
- Tem plano de abrir mais três até o fim do ano que vem
- Pessoa chave: Pedro Herz
- 850 funcionários
- Alguma das ações de comunicação são criados pelos próprios funcionários da Livraria Cultura
- Por esse caminho a ser seguido com a marca própria e a abertura de novas lojas torna a Livraria Cultura um ótimo prospect

PROSPECT - SIMON PROPERTY GROUP - SHOPPING CENTER

A Simon Property Group é a maior operadora americana de shoppings deve entrar no Brasil nos próximos meses.
A Simon, cujo valor de mercado é de US$ 23 bilhões deve entrar no Brasil por meio de uma grande aquisição. A gigante mundial chegou a conversar com grandes empresas brasileiras seis anos atrás mas as negociações não vingaram. Agora eles estão conversando de novo.
Ela já não têm mais espaço para crescer e começou a buscar oportunidades nos países emergentes. Dinheiro para investir não falta.
Por tudo isso já é interessante começar uma aproximação com a Simon e apresentar a sua agência.
Os grupos que estão sendo considerados os grandes operadores no país são: Iguatemi, Multiplan, Br Malls, Brascan, Ancar, JHFS e Sonae Sierra.

PROSPECT - VALISERE - CIA MARÍTIMA

Seguindo o movimento iniciado por grandes companhias que começaram a abrir filiais em outros países, a Valisère e Cia. Marítima deve abrir uma fábrica na Ásia ou no Caribe. A partir disso é preciso reforçar a imagem dessas marcas no exterior tornando elas um bom negócio para as agências.
Pessoa-chave - Ivo Rosset

ABN AMRO NO BRASIL

Se for concretizada a proposta pelo ABN Amro anunciada hoje, o Santander assumirá o controle do Banco Real e criará o segundo maior banco do Brasil em depósitos, o terceiro em escritórios e créditos, e o quarto em receita, controlando 12% do mercado brasileiro (16% no Sul e Sudeste).

segunda-feira, 28 de maio de 2007

PROSPECT - BANCO PATAGÔNIA

Pela primeira vez uma instituição sem atividades operacionais no Brasil pede registro para negociar ações no mercado brasileiro por esse motivo o Banco Patagônia se torna um excelente prospect, pois precisa se tornar conhecido porque vão utilizar o mercado brasileiro como local para captar recursos e a Bovespa como um espaço atrativo para a negociação das ações.
É o sexto maior banco argentino de capital nacional por volume de depósitos e e patrimônio líquido de 1,05 bilhão de pesos.
Jorge Guillermo Stuart Milne - presidente do banco.

PROSPECT - GALILEO BRASIL

- A Galileo Internacional é uma das maiores empresas do mundo de serviços de turismo na área de reserva de passagens, tendo sido a tendo sido a primeira empresa com Global Distribution System (GDS).
- Está com um novo diretor-geral na Galileo Brasil, o português Antônio Loureiro.
- Os GDS são grandes redes globais de computadores que permitem ver em tempo real os horários dos vôos, a disponibilidade de lugares e as tarifas de todas as empresas aéreas do mundo.
- Querem ser o melhor GDS do Brasil, embora estejam em terceiro lugar, para se posicionar junto das companhias aéreas brasileiras. Bom prospect para marketing de relacionamento.

CONSUMO - GASTOS COM CIGARRO SÃO MAIORES DO QUE COM ALIMENTOS BÁSICOS

O brasileiro gasta mais com cigarros do que com arroz e feijão conforme pesquisa da FGV.
A fatia média do orçamento correspondentes a cigarro é de 1,25% e a de arroz e feijão, de 0,85%.
Isso não significa que os consumidores passaram a comprar mais cigarro do que comida, mas, sim, que houve uma mudança na relação preço x consumo.

PROSPECT - BABY BRINK

- Baby Brink: fabricante de bonecas e artigos de pelúcia Baby Brink
- Fundada em 1988
- Fábrica localizada em Lauro de Freitas, na Bahia
- A empresa cresceu 30% em 2006, faturando R$ 52 milhões. Um percentual muito superior ao acréscimo de vendas registrado pelo mercado, de apenas 2,5%, somando R$ 1 bilhão.
- Os produtos que trazem faturamento são os oriundos de licenciamento
- A aposta para 2007 é a personagem Stephanie, do programa islandês e politicamente correto LazyTown. A expectativa é vender 400 mil unidades até o fim do ano, cada uma por cerca de R$ 120. Para atingir a meta, tida por ele como ousada, serão investidos R$ 750 mil em ações de marketing (o maior investimento já feito pela companhia em apenas um produto). A verba total de publicidade para este ano é de R$ 3 milhões.
- Audir Giovani: superintendente comercial e um dos quatro sócios da Baby Brink
A Baby Brink é uma aposta interessante como um novo negócio para a sua agência.

PROSPECTS - PLANOS DE SAÚDE - AMESP - AMIL - DIX - DASA

Com diversas empresas da cadeia de saúde movimentando-se para fazer aquisições, visando ganhar escala e alcançar uma posição dominante, aparecem alguns prospects no segmento:
- AMESP. Foi comprada pela Medial Saúde e vai trabalhar com um novo posicionamento.
- AMIL e DIX que fazem parte do mesmo grupo, anunciaram respectivamente a compra da Blue Life e da Med Card. Todo esse processo pode resultar em uma empresa só ou o reposicionamento de todas consequentemente um bom novo negócio para uma agência.
- Diagnósticos da América (DASA) fez a nona aquisição em dois anos, desta vez do laboratório Exame, em Brasília e precisa fazer um novo trabalho de comunicação na cidade.

NEWCOMM LANÇA AGÊNCIA NEW CONTENT

A New Content terá foco nos crescentes segmentos de merchandising e geração de conteúdo para as marcas .

LONGPLAY CONQUISTA PALM

PROSPECT - GAMA ODONTO - PLANOS ODONTOLÓGICOS

- Com a Gama Odonto, operadora de planos odontológicos, da Tempo Participações (da GP Investimentos) comprando a carteira de 87 mil clientes da concorrente Associl que agora passa a ter 220 mil clientes e ficando em qunto lugar nas listas dos maiores do setor de planos odontológicos torna a empresa um prospect de grande interesse para as agências.
- O que torna a Gama Odonto interessante também é o fato de pertencer a holding Tempo que ainda tem a USS, empresa que presta serviços terceirizados a seguradoras; a Gama Saúde, que administra planos médicos próprios de empresas; e a ConnectedMed, especializada na transação eletrônica de pagamentos entre as operadoras de saúde e os prestadores de serviços.
- O segmento de planos odontológicos ainda é muito pulverizado e oferece boas oportunidades.
- Mercado: há 561 operadoras de planos odontológicos e 7,8 milhões de beneficiários. Avalia-se que o mercado potencial seja de pelo menos 37 milhões de pessoas - o total de brasileiros que hoje têm planos médicos.
- Concorrência: A OdontoPrev - maior em planos odontológicos, com 1,7 milhão de usuários -, anunciou a compra da DentalCorp no início do ano. O negócio de R$ 25,2 milhões adicionou 180 mil clientes à base da companhia.
- A Tempo tem sede no Brasil e faturou R$ 500 milhões em 2006.
- Valter Hime: Presidente da Gama Saúde

sábado, 26 de maio de 2007

PROSPECT - SHOPPING TAMBORÉ - BR MALLS

Com a família dona do Shopping Tamboré anunciando a venda do Shopping para o Grupo BR Malls, do megainvestidor americando Sam Zell e da GP, o empreendimento de Tamboré se torna um bom prospect em virtude do novo posicionamento mais agressivo que o BR Malls emprega nos seus negócios e pela importância corporativa que tem uma marca nos negócios da empresa.
O Grupo ainda é dono do Shopping Butantã, Shopping Center 3 e Shopping Villa-Lobos, além de outros empreendimentos pelo Brasil.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

PROSPECTS - EMPRESAS PETROQUÍMICAS

Com a venda do Grupo Ipiranga para a Petrobras, Braskem e Grupo Ultra aconteceu a criação da nova Braskem que herdou as divisões de petroquímica da Ipiranga.
Assim a concorrência fica ainda mais acirrada tornando esse segmento uma excelente área para novos negócios em todos os setores de comunicação como publicidade, marketing de relacionamento e promocional.
Confira as oportunidades:
- Unipar é uma das gigantes do setor e é um excelente prospect
- Petroquímica União é uma empresa grande também, além de estar comemorando 35 anos agora em 2007
- Rio Polímeros é o maior complexo gás-químico da América Latina, só isso já justifica como um bom novo negócio para a sua agência
- A Braskem tem a conta na Escala e na Engenho Novo, mas recentemente a N/Ideas (Ypy) fez a estratégia de comunicação no processo de compra do Grupo Ipiranga pela Braskem
- A conta da Ipiranga Química é da E21
- Com a concentração de todas as contas do Grupo Suzano em uma mesma agência, a conta da Suzano Petroquímica está na Fischer América

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA EMPRESAS DE ENERGIA

Se sua agência tem a conta de uma distribuidora de energia elétrica ou quer argumento para prospectar uma com um job de oportunidade uma coisa que está preocupando essas empresas é o furto causado pelas ligações clandestinas, os chamados gatos.
E o que vem mais trazendo solução para combater isso e é o caminho que vai fazer sua agência gerar negócio é fazer uma campanha educativa e o que está trazendo mais retorno são as ações de responsabilidado social como instalação de bibliotecas, centros de informática, realização de shows e cursos profissionalizantes, internet grátis desde que a conta de luz esteja paga, agentes comunitários que a serviço da companhia trocam lâmpadas e refazem fiações em conjunto com campanhas divulgando esse programa com informações sobre como economizar energia.

PROSPECT - CASE IH

- Empresa que faz parte da divisão agrícola do grupo italiano Fiat
- Líder mundial em equipamentos agrícolas
- Produz o A7700 que é conhecida como a supermáquina dos canaviais ao custo de 1 milhão de reais cada
- Com todo o sucesso do etanol e consequentemente das plantações da cana-de-açúcar, a Case IH é um bom prospect também para agências que atuam com marketing de relacionamento.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

FÁBRICA COMUNICAÇÃO DIRIGIDA CONQUISTA A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA FGV

OPORTUNIDADE - DIA DOS NAMORADOS

Ainda dá tempo de fazer ações e campanha para os seus clientes no Dia dos Namorados.

PROSPECT - DEDINI

- Dedini Indústria de bases
- Executivo: Dovílio Ometto
- Produz, entrega e monta usinas inteiras para a produção de açúcar e álcool
- Domina metade do mercado brasileiro de usinas
- Faturamento: 1,8 bilhões de reais
- 4800 funcionários
- Produção anual: 24 usinas completas
- Presidente: Cássio Daltrini
- Local: Piracicaba
- Impulsionado pela força do etanol e pelos carros flex, a tendência da Dedini é crescer ainda mais consequentemente se transforma em um excelente prospect

PATROCINIO - ATLETA - PAN

Se o cliente da sua agência quer ter sua marca nos Jogos Pan-Americanos ou vinculado algum atleta que disputará o torneio ainda existem algumas oportunidades como patrocinar o atleta Jadel Gregório que acaba de bater um record de mais de 20 anos que pertencia ao João do Pulo no salto triplo. O Jadel é um atleta com chances de medalha e pode ser um atleta para o seu cliente patrocinar.

PROSPECT - INSTITUTO ACENDE BRASIL

O Instituto representa investidores do setor de energia e é um excelente prospect de oportunidade para fazer uma campanha conta o possível controle social do Governo federal sobre as agências reguladoras que pode ser entendido como intervenções futuras. A pessoa chave é Claudio Sales.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

PROSPECT - VARIG

Agora que o dia a dia está voltando ao normal na Varig após a compra feita pela Gol quem tiver uma excelente proposta para o novo posicionamento da Varig e gerenciamento de sua marca esse é o melhor momento para apresentar para a companhia aérea.

TENDÊNCIA - CAMPANHA PARA CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A agência que tem a conta de universidades que tem cursos ou MBA´s voltados para a administração pública esse é um bom momento para uma campanha já que é tendência em alguns estados e municípios a saída de políticos e a entrada de administradores públicos/gestores formados em universidades e que tem experiência em iniciativa privada para ocupar cargos em secretarias e diretoria.

SEGMENTO - BISCOITOS

O setor de biscoitos depois de registrar crescimento por 5 anos teve um resultado negativo com as vendas caindo para 5,3% no primeiro bimestre do ano segundo dados da AC Nielsen. A agência que tem a conta de biscoitos, a partir desses dados pode se posicionar para ações promocionais e campanha retomar as vendas.

OPORTUNIDADE DE PATROCÍNIO - RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Fundação Gol de Letra, idealizada pelos craques do futebol Raí e Leonardo anunciou a realização da quarta edição do Torneio Gol de Letra. Serão realizados dois eventos, um no Rio de Janeiro, em agosto, e um em São Paulo, em outubro. Neles, estarão em campo times compostos por funcionários das empresas apoiadoras do torneio e grupos formados pelos fundadores da ONG , colegas que também são jogadores profissionais e celebridades. Já participaram de outras edições os jogadores Lugano, Cicinho, Juninho Paulista, o cantor Pedro Mariano, Chico Buarque e o nadador Gustavo Borges.
A organização apresenta o torneio como uma ferramenta de endomarketing para empresas de todos os setores, por permitir o aprimoramento do trabalho em equipe fora do ambiente de trabalho e motivar os colaboradores.
Gol de Letra espera que dezesseis empresas se inscrevam para participar dos jogos. Cada uma delas deve fazer a doação de R$ 20 mil para se inscrever, valor que pode ser deduzido do imposto de renda.

PROSPECT - SPOLETO

A rede brasileira de pratos rápidos italianos quer atrair o público infantil também. Hoje a empresa que tem 160 restaurantes em 18 cidades e na sua última promoção investiu R$ 700.000,00 em uma promoção em uma parceria com a Disney.
Por tudo isso é um excelente prospect.

GAD´ BRANDING & DESIGN CONQUISTA LEPPER E HOSPITAL OSWALDO CRUZ

REMÉDIOS CONTRA GRIPES - CAMPANHAS

O frio chegou. A agência que tem conta de remédios contra gripes e resfriados, essa é a hora de soltar a sua campanha.

PROSPECT - SAFEGUARD - LOCADORA DE VEÍCULOS BLINDADOS

Graças aos problemas de segurança no país e principalmente pelos ataques do PCC em São Paulo, a demanda pela locaçaõ de automóveis blindados cresceu 60% em 2006 em relação a 2005. Sabendo disso um prospect interessante é a SAFEGUARD, maior locadora do país especializada em blindados. Celso Pinheiro é o sócio da empresa.

terça-feira, 22 de maio de 2007

NOVO NEGÓCIO - NÜESCH DEVELOPMENT

Os suiços da empresa Nüesch Development estão entrando no Brasil e tem como um dos objetivos construir estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014. Eles são excelentes prospects, pois também querem recuperar áreas urbanas como o centro de São Paulo. Eles destinaram para o Brasil nos próximos anos investimenos de R$ 1,2 bilhão.
Sua agência pode ser parceiro deles ou mesmo se você tiver um bom business plan, eles podem investir na sua agência.

JORNAL METRO - SUGESTÃO DE MÍDIA

O Publimetro, título lançado no início de março na capital paulista e que representa o mais recente produto da companhia Metro Group de origem sueca a ser lançado no mercado global é uma excelente mídia onde a agência pode estar oferecendo para os seus clientes.
Identificado pelo Guinness Book como "o maior jornal do mundo", o Metro (e suas variáveis de nome Publimetro e Metropoint) é hoje publicado em 71 edições para 21 países e 20 idiomas, com 8,6 milhões de exemplares por dia e 22 milhões de leitores diários.
O jornal procura destacar o perfil independente trazido pelo modelo de negócio gratuito para dizer que se limita a informar os leitores, e não "fazer a cabeça deles". O Publimetro paulistano declara tiragem de 150 mil exemplares por dia de segunda a sexta, distribuídos em quase 300 pontos. A redação em São Paulo conta com uma equipe com "pouco mais de dez pessoas".
Olhando do outro lado da moeda é também um excelente prospect principalmente para as agências de marketing direto. A Rede Bandeirantes é parceira dos suecos no Brasil.
O diretor editorial brasileiro é o Ricardo Anderaós.

PROSPECT - ABIQUIM

Um prospect que pode ser interessante é a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) do VP Guilherme Estrada. O motivo para aproximação é para fazer uma campanha contra a isenção de impostos para os produtos petroquímicos importados de um bloco de países de Oriente Médio mostrando que isso afetaria a margem de lucro das indústrias brasileiras do segmento.

LICITAÇÃO - PETROBRÁS

Para as agências que estão participando da licitação da Petrobrás interessante tentar encaixar nas campanhas alguma ação para o segmento petroquímico da empresa com a intenção de mostrar o quanto é importante o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) onde a Petrobrás está investindo 8,3 bilhões de reais.

NEGÓCIOS ESPORTIVOS NO PAÍS - PATROCÍNIO

A importância do patrocínio esportivo por uma empresa pode ser medido por pesquisa recente realizada. Se você está em dúvida em propor patrocínio para o seu cliente, se ele for bem feito vai trazer retorno para muito anos. Como por exemplo: a Parmalat foi a quarta marca mais lembrada entre as que se associam ao esporte mesmo estando há sete anos afastada do segmento.
Ranking: 1 - LG; 2 - Samsung; 3 - Pirelli; 4 - Parmalat; 5 - Habib's; 6 - Panasonic; 7 - Nike; 8 - Kalunga; 9 - Pepsi; 10 - Bombril
Quanto mais o esporte for de massa e a torcida maior, o recall é bem maior.

PROSPECTS - DATASUL NA ARGENTINA

As companhias brasileiras de tecnologia estão optando por abrir escritórios fora do país por causa que o custo Brasil está muito alto e já em outros países a carga tributária é menor nesse segmento.
- Por isso um interessante prospect para você que tem uma agência com escritório na Argentina é a Datasul que acaba de abrir um escritório nesse país. Jorge Steffens é o executivo-chefe da Datasul.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

PROSPECT - COMPANHIAS AÉREAS

Um bom segmento para se ficar atento em relação aos prospects é o das companhias aéreas. Com a possível redução das restrições ao capital estrangeiro nas empresas aéras brasileiras a concorrência deve aumentar e tem duas empresas interessantes para a prospecção que estão de olho no Brasil:
- LAN CHILE. Quer crescer no país (e quase comprou a Varig com a ajuda do Presidente Lula).
- EMIRATES AIRLINES. Estão interessados em fazer o mesmo processo que fizeram na Inglaterra com o Brasil com objetivo de se utilizarem do futebol para serem conhecidos e o primeiro passo já em negociação é o naming right para o Estádio do Palmeiras, assim como eles fizeram com o Arsenal.

NEGÓCIOS - HAVAS

Você que tem uma agência que está em bom momento e gostaria de um investimento estrangeiro agora é a hora de procurar o Grupo Havas. que vai investir em comunicação integrada no Brasil. A iminente compra de uma agência de publicidade de médio porte é o próximo passo do Grupo Havas, sexto maior conglomerado de comunicação do mundo, para aumentar a participação do Brasil no seu faturamento global. Na avaliação da multinacional de origem francesa, o negócio também irá impulsionar o crescimento de seu braço interativo, a Media Contacts, que atua no mercado nacional há sete anos.
As duas empresas vão operar em conjunto, mas com carteiras de clientes independentes, com o objetivo de oferecer serviços integrados que incluirão, além da publicidade tradicional e da mídia interativa, ações de marketing direto e promoções — o que poderá gerar, posteriormente, novas aquisições de agências especializadas.

AGORA É A HORA - HOTÉIS DE LAZER E NEGÓCIOS

Você que tem um cliente que é um hotel ou tem a possibilidade de fazer um job específico para alguém desse segmento "agora é a hora" de fazer uma campanha visando os eventos e convenções de vendas de final de ano das empresas.

PROSPECT - MKT PROMOCIONAL - LISTERINE DA J&J

Para você fora do eixo Rio-SP que tem uma agência que trabalha com ações promocionais e de relacionamento um bom prospect é o Listerine que é o anti-séptico bucal da Johnson & Johnson. O objetivo da empresa é levar informações sobre a importância da higiene bucal e reforçar a eficácia do produto na prevenção de doenças periodontais quando utilizado duas vezes ao dia.

EVENTOS: PRÊMIOS UNIVERSITÁRIOS DE JORNALISMO

Uma boa saída para você da área promocional que tem cliente voltado para o jornalismo agora na entrada desse segundo semestre de 2007 uma boa opção para estar fazendo uma ação que mexa com os universitários é a criação de prêmios para estudantes de jornalismo principalmente para algo voltado para o meio-ambiente.

TENDÊNCIA: CAMPANHA PARA CARROS

Para você que tem a indústria automobilística como cliente o momento agora em sua campanha é mostrar como diferencial os anos de manutenção grátis e garantia que o consumidor terá ao comprar um veículo 0 Km.

O 1º LONGA-METRAGEM DA ACADEMIA DE FILMES

A Academia de Filmes, braço de produção de conteúdo para cinema e TV, do Grupo Academia (Margarida Flores e Filmes na publicidade e Base 7 nas artes visuais) anunciou a estréia do longa-metragem documental, “Histórias do Rio Negro”. É o primeiro projeto da produtora em salas de cinema e que marca o início da atuação neste setor depois de uma trajetória dedicada somente aos serviços para o mercado publicitário. O filme entra em cartaz simultaneamente nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, a partir do próximo dia 1º de junho.
Segundo o sócio-diretor do Grupo Academia, Paulo Schmidt, a pretensão é utilizar a sala de cinema apenas como uma janela de exposição do filme sendo que o principal negócio se dará através da distribuição do longa em DVD e com a venda de direitos de exibição para canais de TVs nacionais e internacionais.
Orçado em R$ 1,5 milhões, o documentário conta com o patrocínio da Bayer CropScience e com o apoio da Universidade Paulista (Unip), onde o médico Drauzio Varella realiza o trabalho de pesquisa com a população do Amazonas, tema no qual se baseia o documentário. Os recursos para a produção do longa foram captados através da Lei Rouanet.
A Academia de Filmes também lançará a série “Pedra do Reino”, dirigida por Luis Fernando Carvalho, no dia 12 de junho, na Rede Globo. A produção é formada por cinco episódios de 42 minutos, todos rodados em película. Para outubro, está previsto o lançamento de outro documentário que conta a história dos 25 anos da banda Titãs, com direção de Oscar Rodrigues Alves e Branco Melo (integrante da banda). Atualmente, o Grupo Academia pleiteia empréstimo de R$ 30 milhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Programa de Apoio à Cadeia do Audiovisual (Procult), para construir um complexo cinematográfico, no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo, que pretende dar conta da produção de cinco longas-metragens por ano.
Se na sua agência você tem um cliente que está disposto em investir em filmes, cultura, essas opções da Academia de Filmes são uma excelente oportunidade.

CAMPANHA PARA BANCOS

- Para você que tem um cliente na sua agência que é um Banco ou está prospectando algo nesse segmento, o momento agora é de fazer campanhas e ações para colocar contas como IPTU, Água, Luz e Telefone para serem pagas com cartão do Banco fazendo uma diferenciação no prazo de pagamento.
- Um outro movimento interessante é o patrocínio na internet por parte dos Bancos em portais voltados para negócios.

HIGH SCHOOL MUSICAL - HÁBITOS - CRIANÇAS

Se você tem uma campanha para fazer voltada para crianças, principalmente para meninas a melhor opção no momento é o filme-musical High School Musical que é uma produção do canal a cabo Disney Channel que virou um fenômeno na faixa de idade que vai dos tweens, aquela turminha de 6 a 11 anos que está deixando de ser criança, aos adolescentes de 16, 17 anos.
E como o pessoal dessa idade diz: "Quem não conhece High School Musical está por fora".
Também como diretrizes para fazer uma relação com seu produto a história é recheada de corretíssimas mensagens de amizade, honestidade e respeito, embaladas por música dançante cantada por jovens bonitos.

ESTAMOS DE VOLTA !!!

Depois de uma longa ausência estamos de volta. No blog você poderá encontrar tudo sobre prospects, novos negócios, demand business, informações para alavancar negócios dos atuais clientes, dados de consumo, hábitos, tendências e oportunidades para a sua agência de publicidade, sua empresa, agência de comunicação e seu cliente. No nosso blog você terá uma análise de tudo o que acontece no mercado para melhor utilizar no seu dia a dia.
Mais informações: luizgm@gmail.com